NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Esquadrilha da Fumaça se apresenta em estacionamento de centro de compras de Caruaru

Apresentação está programada para acontecer às 14h30.

Da Redação | Publicada em 30/08/2022 09:37

A Esquadrilha de Fumaça irá se apresentar na quarta-feira (31), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A apresentação está programada para acontecer às 14h30 no estacionamento de um centro de compras do município.

O evento é gratuito e os interessados em observar devem chegar com antecedência. O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira irá sair do Recife com destino a Caruaru. As aeronaves não vão aterrissar no aeroporto do município.

PORTAL AEROIN


Assista à bela chegada, arremetida e pouso dos caças F-5 da FAB diante de milhares na AFA


Murilo Basseto | Publicada em 30/08/2022

Como visto ao longo da última semana, as mais de 60 mil pessoas que estiveram no Domingo Aéreo na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no dia 21 de agosto, assistiram a um bonito evento em comemoração aos 70 anos da Esquadrilha da Fumaça.

E embora os caças F-5 e A-1 da Força Aérea Brasileira (FAB) não tenham feito demonstrações como fez (até incluindo uma surpresa) o A-4 Skyhawk da Marinha Brasileira (MB), ao menos eles chegaram e/ou partiram durante o evento, permitindo que o público ouvisse o belo ruído de seus potentes motores.

No caso dos Northrop F-5, como apresentado no vídeo a seguir, do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, dois deles chegaram à AFA durante a manhã. Na aproximação para pouso, um deles efetuou uma arremetida antes de retornar para o pouso completo, enquanto o segundo pousou na primeira aproximação. Ambos utilizaram o paraquedas como recurso de frenage

Além da gravação da chegada dos dois F-5, abaixo há um segundo vídeo, também do canal Golf Oscar Romeo, mostrando a decolagem de um deles, bem como a decolagem dos dois AMX A-1, que ainda retornaram para fazer uma intensa subida acima da AFA.

Vídeo 1 – Chegada, arremetida e pouso dos F-5

Vídeo 2 – Partida de um F-5 e dos A-1

Força Aérea mostra em vídeo a ação de um exercício de resgate de piloto ejetado em guerra


Murilo Basseto | Publicada em 30/08/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresenta nesta terça-feira, 30 de agosto, um vídeo com interessantes cenas de um treinamento de resgate de um piloto ejetado, feita durante o grande exercício de guerra em curso, promovido anualmente pela FAB.

A gravação, apresentada no vídeo a seguir, faz parte do conteúdo informativo sobre a visita do Ministro da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, acompanhado do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, ao Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022, que ocorreu na segunda-feira, 29, na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul (MS).

A comitiva, também formada por Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do Alto-Comando da Aeronáutica, além de Comandantes da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), conheceu a estrutura do Exercício, que é considerado um dos maiores treinamentos realizados pela FAB.

As autoridades foram recebidas pelo Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto. A comitiva participou de um briefing referente às missões realizadas no exercício e, ainda, acompanhou a Demonstração Operacional (DEMOP) de Força-Tarefa de Busca e Salvamento em Combate (FTCSAR), missão que tem o objetivo de recuperar uma pessoa valiosa para o esforço de guerra amigo e impedir uma possível vantagem estratégica ao inimigo.

Eles também estiveram na exposição estática, onde estavam aeronaves de combate e exemplares da Lizard, a bomba guiada a laser que proporciona precisão nos lançamentos, e conheceram as Células de Cenário e de Avaliação do Desempenho Operacional (CADO), montadas nas barracas do Grupo de Comando e Controle (GCC).
Na ocasião, o Ministro da Defesa destacou a importância do Tápio, sobretudo pela oportunidade de promover a interação entre as Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos da América.

“É a própria essência do nosso Ministério da Defesa, que busca essa interoperabilidade entre as Forças Armadas do Brasil e, quando possível, com uma nação amiga, que é o que estamos vendo aqui em Campo Grande. Esse Exercício Tápio está em sua quinta edição, com quase mil militares presentes, mais de 30 aeronaves e que, em uma simulação de combate, consegue o adestramento das tropas. Então, é muito importante para o Ministério da Defesa e para as nossas Forças Armadas, ainda mais quando temos uma potência militar como os Estados Unidos da América, que vem integrar com nossas Forças, com ganho doutrinário, de adestramento e de troca de experiências”, destacou o General de Exército Paulo Sérgio.

Para o Comandante da FAB, mais uma edição do Tápio acontece para proporcionar o desenvolvimento de novas táticas, técnicas e procedimentos.
“É também mais uma oportunidade que temos para atuar em um ambiente conjunto, ou seja, das três Forças, mas também combinado com a participação da Guarda Nacional dos Estados Unidos e do Estado de Nova Iorque. Logicamente que, além de um privilégio, trazer aqui autoridades civis e militares para testemunharem esse processo é muito importante para nós e para eles como cidadãos brasileiros”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

O Comando de Preparo (COMPREP) é quem coordena o Tápio. O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, explicou a relevância da manutenção do treinamento. “Cada vez mais estamos consolidando o Exercício Tápio como fundamental para o desenvolvimento de doutrinas da nossa Força Aérea, nosso Exército Brasileiro, para a Marinha do Brasil e, agora, no contexto de guerra irregular, também com a participação da USAF, que complementa nosso Exercício. Hoje, atingimos um nível de excelência nesse tipo de operação que pode ser usado praticamente em qualquer conflito”, acrescentou.

Sobre o Tápio
O EXCON Tápio tem como finalidade o amadurecimento e desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, além do adestramento técnico de Unidades Militares do Comando de Preparo (COMPREP) da FAB, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de países parceiros, que neste ano conta com a participação de militares da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Tudo isso visando a contribuição para a ordem e a paz mundiais e compromissos internacionais, a garantia da soberania, integridade territorial e defesa patrimonial e a ajuda humanitária e mitigação de efeitos de desastres.

Dentre as atividades realizadas no Tápio estão Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, Reabastecimento em Voo, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas e Evacuação Aeromédica.