NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Vídeo – Teste do KC-390 em pista de cascalho não preparada


Guilherme Wiltgen | Publicada em 29/08/2022 15:09

O cargueiro multimissão KC-390 Millennium, completou com sucesso mais um importante teste de robustez, demonstrando sua capacidade de operar em pavimentos de cascalho semipreparados.

Os testes de pousos e decolagens ocorreram durante o mês de agosto, em uma pista preparada para os testes na unidade de Gavião Peixoto (GPX), no interior de São Paulo.

Os testes fazem parte da certificação da Força Aérea Brasileira (FAB) para o emprego do KC-390 em pistas semipreparadas, possibilitando a operação em locais inóspitos ou com pouca estrutura, como na Amazônia e na Antártica, em apoio ao Programa Antártico Brasileiro (OPERANTAR).

 

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Ministério da Defesa acompanha treinamento militar para guerra de 4ª geração


Mariana Alvarenga | Publicada em 29/08/2022 18:56

Contribuir para a paz entre as nações faz parte do trabalho das Forças Armadas. Nesse contexto, ocorre a 5ª edição do Exercício Conjunto (Excon) Tápio 2022, treinamento militar voltado para o combate a forças insurgentes ou paramilitares em contexto de guerra irregular ou de 4ª geração. Esse tipo de conflito não é originado por Estados, mas por grupos criminosos ou terroristas. As atividades visam preparar as tropas para uma possível atuação em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Ministro da Defesa e autoridades da Pasta estiveram na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para acompanhar a segunda fase do Excon, do qual participam 52 militares da Marinha do Brasil (MB), 51 do Exército Brasileiro (EB) e 733 da Força Aérea Brasileira (FAB), além de 100 militares da Guarda Nacional Americana. Esta é a segunda vez que membros das Forças Armadas americanas fazem parte da atividade.

Durante a visita institucional, a comitiva da Defesa percorreu o campo de treinamento, onde se desenvolvem as atividades de simulação de cenários de guerra não convencional. As autoridades observaram, também, as 33 aeronaves em operação, sendo aviões de transporte e helicópteros brasileiros e norte-americanos.

Fases - O Excon Tapio ocorre em duas fases: a primeira, entre 7 e 14 de agosto, voltada para habilitar homens de resgate nas técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático. Já a segunda ocorre entre 15 de agosto e 2 de setembro, com simulações de cenários de guerra irregular, que envolvem missões de ataque, reconhecimento aeroespacial e infiltração aérea.

A 5ª edição da Operação tem algumas inovações, como reabastecimento de aeronaves em voo. No caso, o procedimento é realizado por meio do abastecimento de um helicóptero a partir de outro. A aeronave abastecedora possui quantidade de combustível suficiente para transferir para as demais e ainda se manter em voo seguro.

Resgate – Uma das simulações prevê o resgate de um piloto ferido localizado em solo inimigo. Seis paraquedistas da Força-Tarefa de Busca e Salvamento em Combate Combinada, composta por membros da FAB e da Força Aérea Americana (USAF), são designados para a operação. Esse foi o cenário da demonstração operacional presenciada pela comitiva, que terminou com o salto da equipe e apoio ao militar ferido.

Concepção - O Exercício Tápio teve início em 2018, para treinar esquadrões da FAB e Unidades de Infantaria do Comando de Preparo da Força no cumprimento de ações de Força Aérea em cenário similar ao encontrado em missões de paz da ONU.

REVISTA FORÇA AÉREA


Esquadrilha da Fumaça realiza apresentações em diversas cidades


Da Redação | Publicada em 29/08/2022 18:00

Esquadrilha da Fumaça realiza apresentações em diversas cidades. No dia 7 de setembro deste ano, o Brasil comemora 200 anos de Independência. Como parte da história, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizará apresentações por diversos estados da federação. O deslocamento das aeronaves ocorrerá a partir do dia 24/08.

De acordo com o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, o Circuito Bicentenário da Independência terá demonstrações em várias cidades. “Realizar essas apresentações nos céus do Brasil para milhares de pessoas é sinônimo de independência, democracia e de uma Força Aérea pujante e moderna. Os rastros de fumaça que serão visualizados nos céus representarão todos os militares da FAB o compromisso que a nossa Força Aérea tem com o povo brasileiro”, destacou.

Bicentenário da Independência

O Bicentenário da Independência do Brasil será comemorado em 7 de setembro de 2022. Oficialmente, a data remete ao ano de 1822, quando ocorreu o evento conhecido como “Grito do Ipiranga”, às margens do riacho Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi aclamado D. Pedro I, Imperador do Brasil, sendo coroado e consagrado em 1º de dezembro de 1822. Assim, o país passou a ser conhecido como o Império do Brasil.

Veja abaixo quais localidades receberão a Esquadrilha da Fumaça:

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DIGITAL - Força aérea brasileira faz simulação de cenário de guerra com 34 aeronaves


Da Redação | Publicada em 29/08/2022 10:31

ESPIA AQUI - APRESENTAÇÃO DA “ESQUADRILHA DA FUMAÇA” SERÁ ÀS 14H30, EM CARUARU, NA QUARTA-FEIRA (31)


Da Redação | Publicada em 29/08/2022 14:00

O horário da apresentação da “Esquadrilha da Fumaça” na próxima quarta-feira (31), em Caruaru, será às 14h30.

O ponto de observação é no estacionamento do Polo Caruaru.

A organização do evento pede para que o público chegue ao local com antecedência.

Ainda segundo a organização, o evento é gratuito.

Saindo do Recife direto para Caruaru, as aeronaves não vão aterrissar no aeroporto do município.

Na manhã desta segunda-feira (29), um oficial da aeronáutica pousou na cidade para analisar o espaço e organizar os preparativos.

Segundo informações, pela logística e melhor visibilidade, o local foi escolhido para que todos consigam ter maior visibilidade durante a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

PREFEITURA DO NATAL - Militar da Esquadrilha da Fumaça conversa com estudantes da Rede Municipal de Ensino


Da Redação | Publicada em 29/08/2022 15:10

Com o propósito de explicar o mundo das forças armadas e apresentar a carreira militar como alternativa de seguimento, a Escola Cívico-Militar Professora Maria Alexandrina Sampaio recebeu nesta segunda-feira (29) a Força Aérea Brasileira (FAB), representada na ocasião pelo aspirante e jornalista Rogério Camargo de Souza. Na terça-feira (30), a palestra acontece na Escola Municipal Cívico-Militar Professor Veríssimo de Melo e na quarta-feira (31), na Escola Municipal Cívico-Militar João XXIII.

O evento contou com vídeos transmitidos em projetor no auditório da escola, apresentando a Esquadrilha da Fumaça, grupo de pilotos da FAB responsável por fazer demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e mundo. Na oportunidade foi apresentada a finalidade das forças armadas em garantir a soberania nacional e todos os deveres que a posição exige.

O aspirante Rogério Camargo de Souza, explicou a importância de se promover um momento de conhecimento do mundo militar. “Sempre que a Esquadrilha da Fumaça faz suas apresentações, independente se é no céu ou fazendo uma palestra em uma escola, por exemplo, o objetivo é atrair a atenção dos jovens para as forças armadas. A nossa missão é divulgar a FAB para esse público sobre a possibilidade de ingressar na vida militar” contou Rogério Camargo.

Estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Higor Mizael Silva de Jesus contou que sempre pensou em ser piloto e pretende estudar para que no futuro possa ingressar na área. “É inexplicável para mim ao pensar nisso. Desde criança que penso em ser piloto. Gostei muito da apresentação, tudo isso é muito legal. Vou estudar para ser piloto, e com certeza vai ser minha profissão” afirmou Higor Mizael, que tem 13 anos. Quem também dividiu seu desejo de ingressar na FAB foi Júlia Vitória Pereira da Silva, aluna do 9° ano. “Achei muito interessante, aqui na nossa escola tem várias pessoas interessadas e eu também pretendo entrar na área” destacou a adolescente de 15 anos.

O diretor administrativo-financeiro Jarbas Araújo Dantas, detalhou que são palestras como essa que possibilitam que o aluno sonhe com o ingresso nas forças armadas e busquem um futuro com estabilidade. “Essas palestras visam proporcionar aos nossos alunos as formas de ingresso nas forças armadas, através delas já vemos que a maioria deles pensam em entrar nesse universo” contou Jarbas Araújo. 

MARINHA DO BRASIL - Na Escola Naval, 750 atletas militares disputam 13 modalidades desportivas


Da Redação | Publicada em 29/08/2022 16:00

Além do condicionamento físico, o esporte também contribui para o desenvolvimento de valores como disciplina, trabalho em equipe, senso de responsabilidade e capacidade de liderança. Esses atributos são essenciais para a carreira militar e são estimulados nas escolas de formação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Anualmente, em sistema de rodízio de sede entre as principais escolas de formação de Oficiais das três Forças, é realizada a tradicional competição esportiva conhecida como Navamaer, que reúne Aspirantes da Escola Naval (EN) e cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Academia da Força Aérea (AFA). Neste ano, o evento chega à sua 54ª edição e acontece na Escola Naval, localizada no Rio de Janeiro, após dois anos de interrupção. São 750 atletas disputando 450 medalhas em 13 modalidades desportivas: atletismo, basquete, esgrima, futebol, judô, natação, orientação, pentatlo militar, polo aquático, triatlo, tiro de arma longa, tiro de arma curta e voleibol.

A competição é organizada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil e acontece de 26 de agosto até 2 de setembro. Para o Comandante do Corpo de Aspirantes da Escola Naval, Capitão de Mar e Guerra Marcel Parreiras de Bragança Oneto Araújo, “o incentivo à prática esportiva, seja em competições coletivas ou mesmo nas individuais, desenvolve o espírito de equipe, tão importante para a Marinha, em especial quando são empregados os meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais. É com muito orgulho que os Sentinelas dos Mares recebem os Cadetes da AMAN e da AFA na histórica Ilha de Villegagnon, reforçando uma amizade sadia que em muito contribuirá para o decorrer da carreira militar de nossos futuros líderes”, pontuou.

A Aspirante Helena Monteiro, atleta da equipe de natação da EN, afirma que esse é um dos momentos mais esperados do ano. “A Navamaer nos estimula, pois o esporte é uma fonte de dedicação. É muito emocionante olhar para trás e perceber o trabalho que estamos realizando, o quanto nos tornamos mais unidos, mais fortes e aprendemos uns com os outros e com nossos mestres. É chegado o grande momento de colocarmos tudo em prática. Como anfitriã, espero que a competição possa estreitar ainda mais os laços com as outras Forças e que o legado do esporte possa se perpetuar”.

O Cadete Estevão Verburg Ribas, atleta da equipe de natação da AFA, também se preparou por meses à espera da competição. “A Navamaer é um torneio que nós ansiamos e, apesar de treinarmos muito para subir no pódio, o mais importante é poder levar à prova todo o esforço de uma equipe de profissionais. O atleta, seja civil ou militar, aprende que a persistência e a disciplina são fatores primordiais para o alcance dos objetivos”.

Para o Cadete Vítor Dutra, atleta da equipe de esgrima da AMAN, “dedicar-se aos treinos e executar as atividades acadêmicas ao longo do ano requer alguns fatores como abnegação para abrir mão de muitos momentos livres para treinar, adaptabilidade, flexibilidade, organização e principalmente responsabilidade para manter o foco”.