NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


Esquadrilha da Fumaça se apresenta no céu de Teresina com acrobacias emocionantes

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no céu de Teresina com acrobacias emocionantes

Da Redação | Publicada em 27/08/2022

PORTAL G1


Show de acrobacias marca apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Fortaleza; veja fotos

Evento que faz parte do Circuito Bicentenário da Independência do Brasil atraiu centenas de pessoas ao Aterro da Praia de Iracema na tarde deste sábado (27).

G1 Ce | Publicada em 27/08/2022 17:42

Um show de acrobacias marcou a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, na tarde deste sábado (27) no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. O evento faz parte do Circuito Bicentenário da Independência do Brasil.

Antes mesmo do início da apresentação, centenas de pessoas se reuniram por toda a extensão da orla, tanto na faixa de areia como no calçadão da Av. Beira Mar para acompanhar o espetáculo.

No ar, os pilotos fizeram um espetáculo à parte a bordo de sete aeronaves que se revezavam fazendo suas piruetas sincronizadas seja na direção horizontal ou na vertical sob os aplausos e gritos de aclamação dos presentes.

A festa foi encerrada com uma apresentação do sanfoneiro Waldonys - artista que é fã de aviação - que saltou de paraquedas e desceu no palco onde cantou para o público.

A Força Aérea Brasileira explicou que as demonstrações são parte das comemorações de “uma das datas mais importantes do calendário brasileiro desde 07 de setembro de 1822”. A data ficou marcada após Dom Pedro I proclamar o grito de independência às margens do rio Ipiranga e, o Brasil se consolidar como uma nação independente.

Veja fotos da apresentação

PORTAL AEROIN


Show aéreo neste domingo movimenta o aeroporto de Leme-SP; veja as atrações confirmadas


Murilo Basseto | Publicada em 27/08/2022 09:00

Como anunciado em junho, conforme a superação da pandemia de Covid-19 vai permitindo que cada vez mais eventos aeronáuticos voltem a ser efetuados pelos aeroportos do país, o “7º Aeroleme Fest” no Aeródromo de Leme (código SDLL), no interior de São Paulo, teve confirmada sua realização.

Segundo a organização, a festa aérea, promovida pela Associação de Preservação do Aeródromo de Leme (APAL) e Prefeitura do município de Leme, será aberta ao público no dia 28 de agosto de 2022.

O evento tem o objetivo de promover e valorizar o aeródromo, espaço tão importante para o desenvolvimento da cidade, bem como difundir a cultura aeronáutica, despertando o desejo das novas gerações em seguir nessa fascinante atividade, quer seja profissionalmente ou apenas por hobby.

Estão previstas atrações como acrobacias com diversos modelos de aeronaves, fly-in e exposições estáticas de aeronaves e aeromodelos, incluindo o T-25 Universal e o T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA). A lista oficialmente apresentada pelo evento é a seguinte:

A estrutura do local ainda contará com praça de alimentação e com brinquedos infláveis.

Além da recepção do público no domingo, neste sábado, 27 de agosto, restrito a aviadores, estão ocorrendo palestras.

A programação prevista é a seguinte:

Domingo – 28 de agosto – aberto ao público

– 09h00 – Abertura dos portões ao público.

– 10h às 12h – Apresentações acrobáticas em aeronaves diversas incluindo T-6G, PT-19, Decatlon, DR109, Extra 300L, Extra 330 e Bücker.

– 12h às 14h – Período livre para apreciação das exposições estáticas e uso da praça de alimentação.

– 14h às 16h – Apresentações acrobáticas em aeronaves diversas incluindo T-6G, PT-19, Decatlon, DR109, Extra 300L, Extra 330 e Bücker.

A entrada é gratuita.

No exercício de guerra ocorrendo no Brasil, conheça a atuação dos Controladores de Tráfego Aéreo


Murilo Basseto | Publicada em 27/08/2022 09:00

Como o AEROIN vem mostrando nos últimos dias, desde o dia 16 de agosto até o dia 3 setembro, cerca de 30 aeronaves e mais de 16 Unidades Aéreas, além de Unidades de Infantaria, participam de atividades operacionais que simulam um cenário de guerra no Brasil.

Trata-se de um dos maiores treinamentos de guerra promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), o Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2022, que está sendo realizado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul, contando com a participação até de aeronaves dos Estados Unidos.

E por trás de toda essa grande ação especial no céu, estão presentes também os Controladores de Tráfego Aéreo, que atuam para viabilizarem os pousos e as decolagens das aeronaves pertencentes aos Esquadrões de Caça, Transporte, Reconhecimento e Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB), enquanto as operações civis seguem ocorrendo normalmente.

Durante o dia, e também à noite, o espaço aéreo da BACG, onde os treinamentos ocorrem, passa a ser diferenciado por conta das movimentações dos aviões.

A Comandante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA-CG), Major Aviadora Débora Ferreira Monnerat, comenta acerca da importância dos controladores na Tápio, considerado um dos maiores exercícios operacionais realizados pela FAB:

“Para esta missão, existe toda preparação por parte dos controladores. Antes das atividades iniciarem, eles passam por um simulador, retratando exatamente as operações desse exercício. Ainda, aumentamos a quantidade de militares na torre para que realmente a Tápio possa ocorrer com segurança”, destaca a Oficial.

Atuação dos Controladores de Tráfego Aéreo

Os controladores prestam serviços necessários para a circulação aérea geral (aviação civil) e a operacional (aviação militar). No Brasil, o Sistema de Controle do Espaço Aéreo é integrado, o que contribui para uma melhor articulação desse importante serviço prestado à sociedade brasileira.

O profissional participa da vigilância do espaço aéreo brasileiro e controla as missões da defesa aérea do país, mas também atua na coordenação do tráfego civil. Na aviação civil, participa de todas as etapas, desde a decolagem das aeronaves, o percurso que elas seguem nas aerovias, ou seja, nas “estradas” do céu, até o pouso.

Estes profissionais estipulam procedimentos de subida e descida, prestam serviços de informação de voo e fornecem importantes informações meteorológicas.

PORTAL PODER AÉREO


KC-390: mais capaz do que o previsto


Guilherme Poggio | Publicada em 27/08/2022 09:00

Dia após dia o mais recente produto da Embraer no campo da aviação de transporte militar, o KC-390, vem se integrando às diversas missões da Força Aérea Brasileira. A aeronave segue cumprindo as determinações do OPFM (Operational Familiarization), como o treinamento tático da primeira missão de reabastecimento em voo (REVO), ocorrido no dia 9 do corrente mês.

Além disso, o KC-390 tem se mostrado melhor do que o inicialmente projetado. Um desses casos é o valor do peso máximo de decolagem (MTOW em inglês). Em alguns documentos oficiais e apresentações da aeronave foi passada a informação de que a aeronave de transporte teria um MTOW ao redor de 73 – 74 toneladas.

Este foi um valor inicialmente estabelecido para os primeiros ensaios da FAB, onde havia certa restrição de performance da aeronave devido a versão EIS (Entry Into Service). Para estes ensaios, ocorridos no início do ano de 2020, foi utilizada a aeronave matrícula FAB 2853,primeiro KC-390 entregue pela Embraer para a FAB.

Passadas as restrições iniciais e a maior familiarização dos tripulantes com a própria aeronave, não só o envelope de voo do KC-390 foi se expandindo como os limites e as capacidades foram sendo estendidos. Atualmente, a FAB trabalha com o MTOW de 87 toneladas, valor este 17% acima do limite da versão EIS. O valor também é bem superior ao MTOW do C-130J, comumente indicado como sendo de 70 toneladas.

DETALHES

O KC-390  matrícula FAB 2853 (primeiro KC-390 recebido pela FAB) esteve presente no evento do Domingo Aéreo ocorrido no último domingo na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP).

Trata-se de uma aeronave bem imponente. Um verdadeiro C-17 em escala reduzida. Em alguns ângulos ele realmente lembra Globemaster III como a sua cauda em T e os motores a jato pendurados nas asas.

Pudemos fotografar alguns detalhes curiosos e verdadeiros feitos da engenharia nacional como os sponsons do trem de pouso…

… a porta lateral que permite o lançamento de paraquedistas (observar a proteção de vento), cujo desenho acompanha a aerodinâmica da fuselagem + sponson e possui um recolhimento para cima bastante engenhoso.

Na foto abaixo, detalhe das duas portas laterais abertas (e recolhidas para cima) a partir da rampa de carga traseira.

E detalhe do apoio da fuselagem quando da abertura da rampa de carga traseira (comparar também essa imagem com a imagem da porta lateral fechada mais acima).

Definitivamente o KC-390 será uma figurinha bastante comum nos eventos abertos ao público nos próximos anos, ao passo que o C-130 se tornará “avis rara”!

Academia da Força Aérea inaugura simulador T-4000 modernizado


Da Redação | Publicada em 28/08/2022 06:21

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, acompanhado pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso. Também participaram da solenidade, o Chefe do Centro de Computação de Aeronáutica de São José dos Campos (CCA – SJ), Coronel Av Piterson Marques Lisboa, Comandantes, Chefes de Divisões e demais Militares da Academia e do CCA – SJ.

Atualmente, com a entrega do T-4000 Modernizado, é possível que o Cadete tenha uma imersão total na aeronave, podendo interagir em sua totalidade com todos os instrumentos e funcionalidades da aeronave T-27M, além de permitir um treinamento fidedigno dos procedimentos de emergência.

A inauguração do T-4000 modernizado é a concretização dos esforços do Comando da Aeronáutica em prover as melhores condições para a formação plena de seus futuros líderes.

PORTAL CAVOK


FAB: Esquadrão Onça realiza transporte de elefante-marinho de Salvador para Florianópolis

O animal havia sido resgatado no início do ano, quando moradores do sul da Bahia avistaram-no encalhado próximo ao litoral

Fernando Valduga | Publicada em 27/08/2022 10:39

O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça, realizou, na quinta-feira (25/08), o transporte da Frida, uma elefante-marinho resgatada em Nova Viçosa, na Bahia.

O animal havia sido salvo no início do ano, quando moradores do sul da Bahia avistaram-no encalhado próximo ao litoral. Logo em seguida, foi encaminhado para o Centro de Reabilitação do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).

Assim que chegou, a Frida estava bem abaixo do peso e com necessidade de acompanhamento especializado. Hoje, após seis meses de tratamento e com 180 quilos e 1,80 metro, a elefante-marinho necessitou ser transferida para Florianópolis (SC) em uma caixa especial, e coube ao C-105 do Esquadrão Onça realizar essa missão.

O FAB 2806 decolou do Aeroporto de Salvador às 09h15 e, além dos tripulantes, participaram da missão duas veterinárias do IMA, que monitoraram a hidratação e o bem-estar do animal durante o voo. Em Florianópolis, ela ficará sob os cuidados da ONG R3 Animal até a soltura no mar.

“Foi uma missão desafiadora e, ao mesmo tempo, gratificante. Todos os cuidados no transporte da caixa até a aeronave e, principalmente, durante o voo contribuíram para que a Frida chegasse ao seu destino e pudesse receber a atenção necessária visando sua reintegração ao meio ambiente, num futuro próximo. Aceitamos o desafio por entender a importância de devolver o elefante-marinho ao seu habitat natural. Missão cumprida!”, destacou o Comandante do Esquadrão Onça, Tenente-Coronel Tito Livio Lúcio Alencar de Andrade.

 

 

OUTRAS MÍDIAS


Portal de Prefeitura - Esquadrilha da Fumaça realizará apresentações em Recife e Caruaru; confira as datas e como assistir

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou um circuito de demostrações por parte do Brasil em celebranção aos 200 anos da Independência na última quinta-feira, 25 de agosto, na cidade de Salvador, na Bahia.

Ricardo Lélis | Publicada em 27/08/2022 10:00

Para comemorar os 200 anos da Independência, celebração que ocorre no próximo dia 7 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Esquadrilha da Fumaça, iniciou um circuito de demostrações por parte do Brasil. O ‘Circuito Bicentenário da Independência’ se iniciou na última quinta (25) na cidade de Salvador, na Bahia.

De acordo com o Esquadrão, a cidade de Caruaru receberá a apresentação no dia 31 de agosto, com detalhes a serem divulgados em breve.

No Recife, a apresentação, que é gratuita, ocorrerá no dia 1° de setembro, a partir das 16:00. O ponto de observação será no Marco Zero, centro da cidade, com duração de aproximadamente 45 minutos. A última vez que a Esquadrilha esteve na capital pernambucana foi em 2018, durante feriado de Nossa Senhora do Carmo.

No feriado nacional de 7 de setembro, o grupo se apresenta em Brasília, nas comemorações do Dia da Independência, conforme já previsto. Após a demonstração, os pilotos seguem para o Rio de Janeiro, onde realizam mais uma demonstração. O local e horário de ambas apresentações serão divulgadas em breve.

“Realizar essas apresentações nos céus do Brasil para milhares de pessoas é sinônimo de independência, democracia e de uma Força Aérea pujante e moderna. Os rastros de fumaça que serão visualizados nos céus representarão todos os militares da FAB o compromisso que a nossa Força Aérea tem com o povo brasileiro“, disse o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira.

Confira a programação das demonstrações do circuito:

  • 27/08 – Fortaleza – CE às (16:00)
  • 28/08 – Natal – RN às (15:30)
  • 31/08 – Caruaru – PE (Previsão)
  • 01/09 – Recife – PE às (16:00)
  • 03/09 – Palmas – TO às (16:30)
  • 07/09 – Brasília – DF (Previsão) / Rio de Janeiro – RJ (Previsão)
  • 09/09 – Aparecida de Goiânia – GO às (16:00)

 

98FMNATAL - Esquadrilha da Fumaça se apresenta neste domingo (28) na Base Aérea de Natal


Da Redação | Publicada em 27/08/2022 17:19

A Base Aérea de Natal promove o evento “Portões Abertos” com apresentação da Esquadrilha da Fumaça no próximo domingo (28). O objetivo é aproximar a sociedade da instituição, especialmente este ano em que comemora 80 anos.

Este ano, o evento ‘Portões Abertos’ será das 11h às 16h. Durante esse período haverá apresentação das aeronaves da base aérea e às 15h30 será a vez da Esquadrilha da Fumaça. O cantor Waldonys também fará uma apresentação.

A entrada do projeto ‘Portões Abertos’ é gratuita, mas quem puder contribuir deve levar 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição de caridade.