NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Paraquedistas do Brasil vão participar de simulação de guerra com as forças armadas dos EUA


Jr Na Tv | Publicada em 19/12/2020 22:18

Pela primeira vez na história do Exército brasileiro, tropas de paraquedistas vão participar de uma simulação de guerra com as forças armadas americanas. 203 militares foram escolhidos e enfrentaram treinamento pesado. O Jornal da Record acompanhou os últimos ajustes, antes desse intercâmbio inédito.

DEFESATV


Quarta Aeronave KC-390 Millennium é entregue a FAB


Luiz Carlos | Publicada em 20/12/2020 00:42

A Força Aérea Brasileira recebeu no dia 19 de Dezembro o quarto avião de transporte multimissão KC-390 Millennium, de uma encomenda total de 28 aeronaves . A Aeronave de matricula 2856 será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, situado na Ala 2, em Anápolis – GO e integra neste momento um Esquadrão com um total de quarto aeronaves Embraer KC-390.

Palavras do Comandante  da Aeronáutica.

De acordo com o Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez, o recebimento de mais uma aeronave KC-390 Millennium reforça o cumprimento de diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, das quais a Força Aérea tem que cumprir, a exemplo das outras três pertencentes aos Esquadrão Zeus que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19.

A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em um trabalho conjunto com os Grupos de Acompanhamento e Controle (GAC), é responsável por gerenciar os projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de materiais e sistemas aeronáuticos, bem como pelo acompanhamento presencial das atividades contratadas de produção de aeronaves e equipamentos o que permite total integração entre a cadeia de produtiva até a entrega final.

KC-390 Millennium.

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o KC-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para cumprir as mais diversas missões de transporte logístico aliada a uma plataforma de alta tecnologia, incorporando sistemas de alta confiabilidade e durabilidade, o que permitirá maior disponibilidade e menor tempo de manutenção.

Segundo a fabricante, os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais teatros de operações militares. Este projeto incorpora as novas metodologias de manutenção aeronáutica que visa, um menor tempo de inspeção, intervenções de  manutenção sob demanda, combinando sistemas e componentes altamente confiáveis, o que reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade em todo ciclo de vida.

KC-390, um projeto Premiado.

A aeronave de transporte multimissão KC-390 Millennium recebeu, os prêmios Grand Laureate, na categoria Defesa, e o Laureate Awards, na categoria “Melhor Novo Produto” de Defesa. As honrarias são concedidas pela revista Aviation Week, uma das principais publicações sobre aviação no mundo. “O primeiro KC-390 de transporte/reabastecedor, maior e mais sofisticada aeronave já desenvolvida pela Embraer, foi entregue à Força Aérea Brasileira em 2019”,. Destaca a revista de grande notoriedade no continente Europeu.

O que podemos perceber que as operações da Força Aérea estão consolidando este mais novo projeto da Embraer, o que certamente sinaliza ao mercado mundial a capacidade tecnologia em que o Brasil tem de produzir aeronaves de alta qualidade.

Para o mercado de Defesa que engloba diversas empresas que juntamente com a Embraer produzem o produto completo que é a aeronave em seus diversos sistemas e subsistemas, essa é uma grande oportunidade de obter uma maior participação no mercado mundial.

Fonte: fab.mil e embraer.com.br

DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB recebe a segunda aeronave E-99M


Guilherme Wiltgen | Publicada em 19/12/2020 16:15

A segunda aeronave E-99M entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nessa quinta-feira (17) na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O vetor, que decolou de Gavião Peixoto (SP), será operado pelo Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV) – Esquadrão Guardião. A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

O E-99M pousou na cidade goiana às 14h. A tripulação de pilotos foi composta pelo Comandante do 2°/6° GAV, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, e pelo Capitão Aviador Raoni Miranda, que realizaram o traslado da aeronave de Gavião Peixoto para a Ala 2.

O Comandante do 2°/6° GAV ressaltou que o FAB 6703 elevará ainda mais as capacidades operacionais do Esquadrão Guardião. “Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou.

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

FONTE: FAB

REVISTA AERO MAGAZINE


Embraer entregou à FAB o quarto KC-390 Millennium

Aeronave amplia capacidade da força aérea e deverá manter apoio as missões humanitárias de combate à pandemia

Edmundo Ubiratan | Publicada em 19/12/2020 14:30

A Força Aérea Brasileira recebeu o quarto KC-390 Millennium, de um total de 28 aviões encomendados da Embraer. A aeronave, assim como os demais já entregues, serão operados pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), baseado em Anápolis, em Goiás.

O cargueiro brasileiro deverá entrar em serviço imediatamente, podendo complementar o apoio prestado pela FAB as missões humanitárias decorrentes da pandemia de covid-19. O batismo de fogo do KC-390 foi justamente em 2020, quando passou a voar diversos voos para o Ministério da Saúde transportando equipamentos médicos e medicamentos. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves em missão humanitária à República do Líbano em apoio à população de Beirute, em agosto deste ano.

“Recebemos com grande satisfação mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Antonio Carlos Moretti Bermudez, comandante da aeronáutica.

O avião tem ampliado a capacidade logística da FAB, complementando a frota de aeronaves cargueiras em serviço, assim como dando início a substituição dos veteranos C-130 Hercules, em serviço ativo no Brasil desde meados dos anos 1960.

“Estamos muito satisfeitos com a entrega do quarto C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira, pois o avião tem cumprido um papel extremamente relevante em uma série de missões humanitárias dentro do território brasileiro e até mesmo no exterior”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Recentemente Portugal e Hungria assinaram um acordo para aquisição do C-390, colocando a Europa como o primeiro mercado potencial para a aeronaves da Embraer. Um dos destaques é ambos os países serem membros da Otan, a aliança militar do Atlântico Norte. O ingresso na organização permitirá diversos potenciais clientes, incluindo os Estados Unidos, terem condições de avaliar os aviões em operação real.

“O C-390 está se estabelecendo por mérito próprio como o avião de transporte tático deste século, abrindo novos mercados, o que é extremamente importante para a estratégia da Embraer nos próximos anos”, completou Scheneider.

Em janeiro é previsto que a FAB envie um dos seus KC-390 para um exercício militar nos Estados Unidos. A manobra permitirá operar o avião em situações complexas, além de permitir que forças aéreas convidadas possam conhecer suas capacidades reais.

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o C-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são a mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

Todas as aeronaves encomendadas pela FAB estão preparadas para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium. Vale destacar que o caso brasileiro os aviões podem reabastecer outras aeronaves em voo, assim como também podem ser reabastecidos.

PORTAL AEROIN


Embraer divulga imagens da entrega do 4º grande avião KC-390 do Brasil

A Embraer divulga hoje, 19 de dezembro, imagens que mostram que o 4º avião KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), que anunciamos estar pronto na quarta-feira passada, 16, foi agora oficialmente entregue.

Murilo Basseto | Publicada em 19/12/2020 00:01

O avião de transporte multimissão C-390 Millennium, em sua versão KC-390 – que ganha a letra “K” por possuir capacidade de fornecer reabastecimentos em voo -, faz parte de um total de 28 unidades encomendadas pela FAB. Este é o maior modelo já projetado e fabricado na história da indústria aeronáutica do Brasil.

Assim como as unidades já entregues e em operação, esta será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). Todas as aeronaves encomendadas pela FAB estão preparadas para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium.

“Recebemos com grande satisfação mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

“O C-390 está se estabelecendo por mérito próprio como o avião de transporte tático deste século, abrindo novos mercados, o que é extremamente importante para a estratégia da Embraer nos próximos anos”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Desde o início da pandemia da COVID-19, a FAB tem empregado as aeronaves KC-390 Millennium em missões de transporte aéreo logístico movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à pandemia no Brasil. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves em missão humanitária à República do Líbano em apoio à população de Beirute, em agosto deste ano.

No último dia 17 de novembro, o governo da Hungria assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves C-390 Millennium na configuração de reabastecimento aéreo (KC-390 Millennium).

A aquisição é parte do processo de fortalecimento das Forças Armadas da Hungria, especificamente nas funções de transporte aéreo tático, reabastecimento de outras aeronaves e evacuação médica, bem como em outras missões de interesse nacional. As entregas para a Hungria estão programadas para começar em 2023.

As aeronaves serão as primeiras do mundo com a opção de configuração para Unidade de Terapia Intensiva, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias. Também permitirão o reabastecimento do JAS 39, Gripen húngaro, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia.

Esses KC-390 Millennium serão totalmente compatíveis com as operações da OTAN, não apenas em termos de hardware, mas também em sua configuração de aviônica e de comunicações.

No final de outubro, equipes das Forças Armadas de Portugal (FAP) e da Embraer concluíram o “Critical Design Review – CDR” dos KC-390 Millennium encomendados por Portugal. Esta etapa definiu os requisitos técnicos da aeronave de acordo com as demandas da FAP, possibilitando à Embraer configurar as aeronaves.

O governo de Portugal e a Embraer assinaram um contrato para aquisição de cinco aeronaves multimissão que terão como objetivo apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse nacional. As entregas estão programadas para começar em 2023.

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o C-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são a mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

O C-390 Millennium e a variante KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. Exige menos inspeções e manutenção sob demanda, combinado com sistemas e componentes altamente confiáveis, o que reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.

Informações da Embraer

OUTRAS MÍDIAS


EMBRAER - Embraer entrega quarta aeronave C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira


Publicada em 19/12/2020 17:00

 

Gavião Peixoto – SP, 19 de dezembro de 2020 – A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o quarto avião de transporte multimissão C-390 Millennium, de um total de 28 unidades encomendadas pela FAB. Assim como as unidades já entregues e em operação, esta será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). Todas as aeronaves encomendadas pela FAB estão preparadas para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium.

“Recebemos com grande satisfação mais uma aeronave KC-390 Millennium que está sendo incorporada à nossa frota. Em breve, ela também será operada nas mais diversas missões em diferentes regiões do Brasil e até no exterior, a exemplo das outras três que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

“Estamos muito satisfeitos com a entrega do quarto C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira, pois o avião tem cumprido um papel extremamente relevante em uma série de missões humanitárias dentro do território brasileiro e até mesmo no exterior”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 está se estabelecendo por mérito próprio como o avião de transporte tático deste século, abrindo novos mercados, o que é extremamente importante para a estratégia da Embraer nos próximos anos”.

Desde o início da pandemia da COVID-19, a FAB tem empregado as aeronaves KC-390 Millennium em missões de transporte aéreo logístico movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate à pandemia no Brasil. Além disso, a FAB operou uma das aeronaves em missão humanitária à República do Líbano em apoio à população de Beirute, em agosto deste ano.

No último dia 17 de novembro, o governo da Hungria assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves C-390 Millennium na configuração de reabastecimento aéreo (KC-390 Millennium). A aquisição é parte do processo de fortalecimento das Forças Armadas da Hungria, especificamente nas funções de transporte aéreo tático, reabastecimento de outras aeronaves e evacuação médica, bem como em outras missões de interesse nacional. As entregas para a Hungria estão programadas para começar em 2023.

As aeronaves serão as primeiras do mundo com a opção de configuração para Unidade de Terapia Intensiva, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias. Também permitirão o reabastecimento do JAS 39, Gripen húngaro, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia. Esses KC-390 Millennium serão totalmente compatíveis com as operações da OTAN, não apenas em termos de hardware, mas também em sua configuração de aviônica e de comunicações.

No final de outubro, equipes das Forças Armadas de Portugal (FAP) e da Embraer concluíram o “Critical Design Review – CDR” dos KC-390 Millennium encomendados por Portugal. Esta etapa definiu os requisitos técnicos da aeronave de acordo com as demandas da FAP, possibilitando à Embraer configurar as aeronaves. O governo de Portugal e a Embraer assinaram um contrato para aquisição de cinco aeronaves multimissão que terão como objetivo apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse nacional. As entregas estão programadas para começar em 2023.

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o C-390 Millennium é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são a mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

O C-390 Millennium e a variante KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. Exige menos inspeções e manutenção sob demanda, combinado com sistemas e componentes altamente confiáveis, o que reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.

Em outubro de 2019, a aeronave recebeu da revista Aviation Week os prêmios Grand Laureate, na categoria Defesa, e o Laureate Awards, na categoria “Melhor Novo Produto de Defesa".

PORTAL DEFESA - Ministro da Justiça visita Comando de Operações Aeroespaciais


Força Aérea Brasileira | Publicada em 19/12/2020 19:23

Nesta quinta-feira (17), o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF), recebeu a visita da comitiva do Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça. Também participaram do encontro o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, dentre outras autoridades.

Durante o briefing de apresentação, o Tenente-Brigadeiro Domingues explicou como a atuação do COMAE contribui para a soberania do espaço aéreo e para a integração do território nacional, com o planejamento e a execução das atividades aéreas de emprego do Poder Aeroespacial.

Além disso, o Oficial-General abordou o trabalho conjunto com as instituições vinculadas ao Ministério da Justiça, que, de forma sinérgica, corrobora com a defesa da Pátria. “Recebemos a visita da comitiva em uma interação muito positiva, algo que já vem acontecendo há muito tempo, mas que se intensifica no sentido de aproximar mais os órgãos federais do Comando da Aeronáutica, permitindo, assim, que entendam a nossa missão e conheçam as possibilidades que nós temos, um trabalho sempre em prol do Brasil”, declarou.

Fotos: Soldado Wilham Campos / CECOMSAER
Vídeo: Suboficial Barros / CECOMSAER

REVISTA ASAS - Todos os 28 KC-390 da FAB poderão realizar reabastecimento em voo


Humberto Leite | Publicada em 20/12/2020 02:18

Todos os 28 KC-390 Millenium encomendados pela Força Aérea Brasileira estarão preparados para realizar missões de reabastecimento aéreo. A informação foi confirmada pela Embraer no comunicado sobre a entrega da quarta-aeronave, fato realizado neste sábado, 19 de dezembro.

O contrato de compra de 28 KC-390 foi assinado em 2014. O cronograma de atual prevê a entrega de mais três aeronaves em 2021, três em 2022, quatro em 2023, três em 2024, quatro em 2025, quatro em 2026 e três em 2027. No inventário projetado para os próximos anos, poderão receber combustível el voo os caças F-39, F-5 e A-1, os aviões de busca e salvamento SC-105 Amazonas e os helicópteros H-36 Caracal, além dos próprios KC-390.

A FAB recebeu o primeiro KC-390 no ano passado e as aeronaves em serviço já foram utilizadas em missões de apoio ao combate à pandemia de Covid-19 e até no transporte humanitário para o Líbano. Duas exportações também já foram alcançadas, para Portugal (5 unidades) e Hungria (2 unidades). Ambos os países começam a receber seus KC-390 a partir de 2023.

Com o nome comercial C-390 Millenium, o avião pode receber os equipamentos necessários para reabastecer outras aeronaves no ar, quando passo a ser designado KC-390.