NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REVISTA AERO MAGAZINE


KC-390 se prepara para participar de missão real nos EUA

FAB realizou o primeiro treinamento para lançamento de paraquedistas com o cargueiro brasileiro

Edmundo Ubiratan | Publicada em 16/12/2020 17:45

O KC-390 realizou o primeiro lançamento de paraquedistas de forma operacional, ampliando as capacidades do avião brasileiro. Após um ano em serviço pela Força Aérea Brasileira, o cargueiro realizou sua primeira missão de Assalto Aeroterrestre, lançando militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro.

O KC-390 é operado atualmente pelo Esquadrão Zeus (1º GTT), localizado em Anápolis, em Goiás, que tem empregado o avião em diversas missões, especialmente de apoio logístico ao combate a covid-19.

O treinamento é parte dos preparativos para o Exercício Operacional Culminating, que será realizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Estão previstos lançamentos de tropa paraquedista brasileira e americana, utilizando as aeronaves C-17, C-130J e o KC-390 Millennium.

A participação do cargueiro brasileiro no exercício militar dos Estados Unidos será o primeiro real feito pelo avião e deverá permitir aperfeiçoar sua utilização pela FAB. Além disso, o envolvimento do KC-390 em um treinamento internacional permitirá a Embraer apresentar o avião para o mercado externo.

A operação Culminating é um exercício simulado de guerra convencional, a qual prepara militares e tripulações para operação em missões de infiltração aérea, visando atuação em localidades de conflito.

Saiba mais...

De acordo com a FAB, o treinamento teve início na base aérea de Anápolis com o módulo contratual Operational Familiarization (OPFM), da Embraer, que oferece um curso completo para capacitação dos primeiros tripulantes instrutores do KC-390 nas operações de lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado.

O treinamento ainda criou uma doutrina de lançamento e operação para os militares Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército utilizando o KC-390. A FAB ainda divulgou que ainda foram realizados lançamentos de pessoal na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro, com o novo avião.

DEFESA AÉREA & NAVAL


KC-390 Millennium realiza primeiro lançamento de paraquedista


Guilherme Wiltgen | Publicada em 16/12/2020 17:50

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, localizado em Anápolis (GO), realizou, no dia 9 de dezembro, o primeiro lançamento de paraquedistas na aeronave KC-390 Millennium. Após um ano de operação na Força Aérea Brasileira (FAB), o vetor realizou sua primeira missão de Assalto Aeroterrestre, lançando militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (Bda Inf Pqdt).

O treinamento está sendo feito para o Exercício Operacional Culminating, que será realizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Estão previstos lançamentos de tropa paraquedista brasileira e americana, utilizando as aeronaves C-17, C-130J e o KC-390 Millennium.

A operação internacional trata-se de um simulado de guerra convencional, a qual prepara militares e tripulações para operação em missões de infiltração aérea, visando atuação em localidades de conflito.

O treinamento teve inicio em Anápolis com o módulo contratual Operational Familiarization (OPFM), ministrado pela EMBRAER, para capacitação dos primeiros tripulantes instrutores da aeronave KC-390 Millennium em lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado.

A Bda Inf Pqdt participou do treinamento realizado em Anápolis com o objetivo de desenvolver a doutrina de lançamento de pessoal nas aeronaves KC-390 Millennium para a tropa terrestre. Militares da Brigada Paraquedista, no Rio de Janeiro (RJ), também participarão do Exercício Operacional Culminating.

Também como parte do treinamento, o Esquadrão Zeus realiza, no período de 14 a 16 de dezembro, lançamentos de pessoal na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo comandante do Esquadrão, Ten Cel Av Luiz Fernando Rezende Ferraz, esta atividade eleva a capacidade de emprego da aviação de transporte. “Marca o início da vida operacional militar do KC-390, apontando para sua capacidade multimissão, que será explorada em pouco tempo pela Força Aérea Brasileira”, concluiu.

PORTAL AEROFLAP


Ala 1 realiza celebração à Padroeira da Aviação


Força Aérea Brasileira | Publicada em 16/12/2020

A cerimônia, realizada em Brasília (DF), contou com a participação do Comandante da Aeronáutica.

Foi realizada no dia 10 de dezembro, na Capela da Ala 1, em Brasília (DF) a celebração eucarística em honra à Nossa Senhora de Loreto, conhecida como a Padroeira dos Aviadores, da Aviação e dos Aeroviários.

A cerimônia foi celebrada pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado pelo Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha.

Dom Fernando, em momento de reflexão, explicou sobre a história da Padroeira da Aviação. “Por acreditarem que a casa da Sagrada Família foi transportada de Nazaré até Loreto pelos ares, sendo levada pelas mãos dos anjos, a Igreja atribuiu à Nossa Senhora de Loreto a proteção aos aviadores, que transportam pessoas, materiais e progresso também pelos ares”, disse.

Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica falou sobre a importância da padroeira para a Força Aérea Brasileira. “Nesse ano jubilar em que comemoramos seu centenário, a Nossa Senhora de Loreto, nossa padroeira, merece ainda mais nosso respeito e consideração. Temos gratidão por ela sempre olhar e fortalecer, frente às diversidades da vida, àqueles que voam e os que fazem voar”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Durante a celebração, houve, ainda, cânticos e leitura de versículos bíblicos.

História

O título Nossa Senhora de Loreto tem como referencial a Casa Santa de Nazaré, onde viveu a Santíssima Virgem e que foi, durante treze séculos, local de peregrinação.

Por um misterioso prodígio, esta Casa atravessou oceanos até se fixar na Itália, num bosque de loureiros, próximo à vila de Recanati.

Uma explicação plausível seria a seguinte: a fim de poupar a Santa Casa de Nazaré de invasões, onde templos e monumentos eram violados e destruídos, o Senhor ordenou aos seus anjos que a transportassem pelos ares até à cidade de Tersatz, na Dalmácia, em 10 de Maio de 1291, e daí para um bosque de loureiros, em Loreto, Itália, em 10 de Dezembro de 1294.

Por causa dos constantes assaltos que sofriam os peregrinos, a Casa mudou-se para o alto de uma colina e, como aí houve discórdias entre os irmãos proprietários da terra, esta fixou-se, finalmente, no meio da estrada que liga Recanati ao litoral, onde permanece intacta até hoje, protegida por uma imensa igreja construída ao seu redor.

Rapidamente, Loreto tornou-se local de peregrinação e devoção de muitos Papas. A iconografia tradicional de Nossa Senhora de Loreto apresenta-se revestida de um manto que cobre inclusivamente, quase na totalidade, o Menino Jesus, conferindo-lhe uma forma aerodinâmica, e cuja força propulsora são dos anjos que a suportam.

O inexplicável fenômeno da fé, do milagre da “Casa Voadora”, sensibilizou os profissionais aviadores que se identificaram com a missão cumprida pelos anjos que transportaram, pelos ares, tão preciosa carga, adotando Nossa Senhora de Loreto como sua Protetora.

Em 24 de Março de 1920, na festa do Arcanjo São Gabriel (o mensageiro de Nazaré), o Papa Bento XV, cedendo ao desejo do Clero, declarou a Santíssima Virgem de Loreto, Padroeira Universal da Aviação. Em 12 de Setembro desse mesmo ano, os aviadores reuniram-se em massa na Basílica de Loreto e fizeram, oficialmente, a consagração da sua Padroeira.

Este é o 4º avião KC-390 que será da FAB nos próximos dias


Pedro Viana | Publicada em 16/12/2020

A Embraer está se aproximando de entregar o 4º avião KC-390 para a Força Aérea Brasileira. A aeronave sairá nos próximos dias das instalações da Embraer em Gavião Peixoto, e será transferida para a FAB.

Com três aviões Embraer KC-390 na frota, de uma encomenda para 28 aviões, a FAB está utilizando bastante os seus aviões de transporte principalmente em missões críticas, que precisam de maior agilidade na entrega da carga.

A informação foi compartilhada no Twitter do Brigadeiro Baptista Jr, sobre a entrega deste KC-390 para a FAB antes do final do ano.

Ultimamente as aeronaves ficaram empenhadas em missões relativas à COVID-19 e de ajuda humanitária.

No dia 07 de novembro uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou mais de 14 toneladas de equipamentos para Amapá (AP). Na época o estado enfrentava um apagão de energia elétrica, e a FAB foi essencial para fornecer geradores com urgência.

A Embraer ainda tem encomendas para o KC-390 provenientes de Portugal e da Hungria, sendo que a Embraer já está produzindo o primeiro avião de Portugal.

O avião multimissão tem capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras. 

O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

Embraer KC-390 da FAB realiza primeiro lançamento de paraquedista


Pedro Viana | Publicada em 16/12/2020

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, localizado em Anápolis (GO), realizou, no dia 9 de dezembro, o primeiro lançamento de paraquedistas na aeronave KC-390 Millennium.  

Após um ano de operação na Força Aérea Brasileira (FAB), o vetor realizou sua primeira missão de Assalto Aeroterrestre, lançando militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (Bda Inf Pqdt).

O treinamento está sendo feito para o Exercício Operacional Culminating, que será realizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Estão previstos lançamentos de tropa paraquedista brasileira e americana, utilizando as aeronaves C-17, C-130J e o KC-390 Millennium.

A operação internacional trata-se de um simulado de guerra convencional, a qual prepara militares e tripulações para operação em missões de infiltração aérea, visando atuação em localidades de conflito.

O treinamento teve inicio em Anápolis com o módulo contratual Operational Familiarization (OPFM), ministrado pela EMBRAER, para capacitação dos primeiros tripulantes instrutores da aeronave KC-390 Millennium em lançamento de paraquedistas pelo método semiautomático ou enganchado.

A Bda Inf Pqdt participou do treinamento realizado em Anápolis com o objetivo de desenvolver a doutrina de lançamento de pessoal nas aeronaves KC-390 Millennium para a tropa terrestre. Militares da Brigada Paraquedista, no Rio de Janeiro (RJ), também participarão do Exercício Operacional Culminating.

Também como parte do treinamento, o  Esquadrão Zeus realiza, no período de 14 a 16 de dezembro, lançamentos de pessoal na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo comandante do Esquadrão, Ten Cel Av Luiz Fernando Rezende Ferraz, esta atividade eleva a capacidade de emprego da aviação de transporte.

“Marca o início da vida operacional militar do KC-390, apontando para sua capacidade multimissão, que será explorada em pouco tempo pela Força Aérea Brasileira”, concluiu.