NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Saab entrega a primeira aeroestrutura para o Gripen E no Brasil


Pedro Viana | Publicada em 15/12/2020

A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil concluiu a produção de sua primeira aeroestrutura para o Gripen E/F, o cone de cauda. A fábrica, localizada em São Bernardo do Campo, é a única que fábrica do subconjuntos do Gripen fora da Suécia. Seguindo o cronograma de produção, a peça será enviada para Linköping em meados de dezembro.

“Este marco representa uma nova fase da obra, que começou com a implementação da fábrica há três anos e meio. Essa é uma grande conquista para o time. Cerca de metade de nossos montadores passaram pelo treinamento prático (on-the-job) na Suécia, que faz parte do Programa de Transferência de Tecnologia do Gripen. Desde junho, temos trabalhado na transição da fase de design para a fase de produção contínua. Agora está pronta a primeira aeroestrutura do Gripen produzida no Brasil”, comemora Marcelo Lima, Diretor Geral da unidade.

Desde a fase de planejamento até a inspeção final, foram investidas 960 horas neste projeto. Destas, cerca de 200 foram só para produção da peça, que se iniciou na última semana de junho deste ano.

“Além de seguir o já reconhecido processo de qualidade da Saab, também procuramos aqui otimizá-los para termos resultados cada vez melhores. Nossa equipe é muito engajada nesse sentido, tanto que outro ponto marcante é que durante a produção do cone de cauda, houveram poucos imprevistos e, o que tivemos, foram gerenciados da melhor forma possível, comprovando o sucesso do treinamento do time em Linköping”, conta Ola Rosén, Diretor de operações da fábrica.

Uma das beneficiárias do Programa Gripen Brasileiro, a Saab Aeronáutica Montagens é a responsável pela fabricação de 72 cones de cauda, sendo que destes, 36 serão utilizados no Gripen E/F adquiridos pela Força Aérea Brasileira.

Além deste segmento, a fábrica também será responsável pelos freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para o Gripen E (monoposto) e para o Gripen F (biposto).

DEFESATV


Academia da Força Aérea tem novo Comandante


Agência Força Aérea | Publicada em 15/12/2020 18:05

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou, na manhã desta terça-feira (15), a cerimônia militar de Passagem de Comando. Após seu período de Comando na Organização Militar responsável pela formação de futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), o Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro despediu-se do cargo e segue para missão no exterior. Seu sucessor é o Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso, que teve passagens anteriores pela própria AFA e pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça, que também fica sediada na Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS).

O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; do Major-Brigadeiro do Ar Odil Martuchelli Ferreira; do Brigadeiro do Ar Antonio Pereira da Silva Filho; do Brigadeiro do Ar Mário Augusto Baccarin; do Prefeito de Pirassununga, Milton Dimas Tadeu Urban; e do Presidente da Câmara Legislativa de Pirassununga, Vereador Jeferson Ricardo do Couto.

Em suas palavras de despedida, o Brigadeiro Ramiro destacou que 2020 trouxe inúmeras situações nunca antes enfrentadas pela AFA. “O maior desafio foi estar à altura desta missão. Ensinar e formar em um ano repleto de exceções exigiu ousadia e seguir em frente com iniciativas maravilhosas de uma equipe engajada”, explicou o ex-Comandante. O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Mrad, mencionou a relevância da AFA para a FAB. “Esta Academia Militar traça, a cada turma formada, um pouco do destino da Força Aérea Brasileira, a quem é confiada a missão de Controlar, Defender e Integrar 22 milhões de km²”, disse.

O Coronel Gobett é o primeiro Comandante nascido em Pirassununga (SP), cidade que sedia a AFA desde o final da década de 1960. É piloto de Asas Rotativas, possui mais de 8.800 horas de voo em seu currículo, sendo destas 4.000 em instrução aérea. O Oficial destacou os desafios do cargo que assumiu. “Voltar para a AFA, agora na condição de Comandante, é uma honra e uma responsabilidade muito grande. Com as experiências do passado e o que pude aprender recentemente com o Brigadeiro Ramiro, posso dar continuidade a este trabalho e enfrentar os novos desafios que virão. Sei que terei ao meu lado uma grande equipe eficiente e comprometida, o que me deixa mais confiante”, comentou o 45º Comandante a assumir o Ninho das Águias, como é conhecida a AFA. 

Inauguração das Salas de Aula Temáticas da Intendência
Antes da cerimônia de Passagem de Comando, foram inauguradas duas salas de aula temáticas para o Curso de Formação de Oficiais Intendentes. A partir da colaboração da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), por meio da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD) e da Diretoria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (DIREF), duas salas de aula da Divisão de Ensino da AFA receberam mudanças estruturais e foram preparadas com modernos equipamentos de áudio, vídeo e interatividade.

O objetivo foi o de oferecer novas possibilidades na formação e capacitação dos futuros Oficiais de Intendência da FAB. Os ambientes oferecem diversas possibilidades de suporte tecnológico aos instrutores e docentes e também aos Cadetes Intendentes, que passam a ter à sua disposição modernas ferramentas de apoio à aprendizagem. “A evolução do poder aeroespacial é um processo contínuo e desafiador. As novas ameaças demandam um conhecimento crescente dos profissionais da área e os futuros Oficiais necessitam receber o que há de melhor em termos de preparo intelectual, ético, moral e físico. Nesse contexto, preparar a estrutura física é fundamental. As salas temáticas entregues hoje refletem um novo conceito que permite técnicas de ensino ativo e híbrido, com disposições flexíveis e um aparato tecnológico avançado”, afirmou o ex-Comandante da AFA, Brigadeiro Ramiro.

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, destacou em seu discurso a importância do trabalho conjunto e da iniciativa da SEFA, DIRAD e DIREF na preparação das salas temáticas. “Esta é uma forma que a SEFA encontrou de manter cada vez mais vivo o paralelismo entre o quadro de Oficiais Aviadores e o quadro de Oficiais Intendentes. Muito mais do que inaugurar as salas, hoje podemos enaltecer e agradecer o trabalho da SEFA e da Intendência para a nossa Força”, pontuou o Oficial-General.

PORTAL DEFENSA.COM (Espanha)


Saab en Brasil, única planta fuera de Suecia, entrega su primer componente para el Gripen NG


Javier Bonilla | Publicada em 15/12/2020

La fábrica brasileña de aero-estructuras de Saab (SAM) ha completado la producción de su primera estructura para el Gripen E/F, el cono de cola. La planta, ubicada en São Bernardo do Campo, es la única fábrica de subconjunto para los Gripen fuera de Suecia. Siguiendo el calendario de producción, la pieza se enviará a Linköping a mediados de diciembre.

Desde la fase de planificación hasta la inspección final, se invirtieron 960 horas en este proyecto. De estos, unos 200 fueron solo para la producción de la pieza, que se inició en la última semana de junio de este año.

Uno de los beneficiarios del Programa Brasileño Gripen, Saab Aeronáutica Montagens-SAM, es responsable de la fabricación de 72 conos de cola, de los cuales 36 serán utilizados en el Gripen E / F adquirido por la Fuerza Aérea Brasileña y el resto en los ejemplares suecos

Además de este componente, la fábrica también se encargará de los frenos aerodinámicos, el cajón del ala, el fuselaje trasero y el fuselaje delantero del Gripen E (monoplaza) y del Gripen F (biplaza). (Javier Bonilla).

OUTRAS MÍDIAS


BARBACENA MAIS - Estagiários da EPCAr visitam o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa

O Diretor abordou a missão do Parque dentro do contexto logístico da Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentou as principais aeronaves e projetos apoiados pelo PAMALS

Da Redação | Publicada em 15/12/2020 15:00

Na tarde dessa quarta-feira (08/12), o Parque de Material Aeronáutica de Lagoa Santa (PAMALS) recebeu a visita de 10 alunos do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) e do Estágio de Adaptação Técnico (EAT), da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada na cidade de Barbacena (MG).

Acompanhados pelo coordenador do curso, Capitão José Francisco Modesto, e alguns instrutores, os aspirantes foram recebidos pelo diretor do Parque, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha.

O Diretor abordou a missão do Parque dentro do contexto logístico da Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentou as principais aeronaves e projetos apoiados pelo PAMALS. “Os estagiários puderam ter uma visão mais ampla da diversidade de missões da Força Aérea. Foi uma oportunidade ímpar e um privilégio”, destacou o coordenador do curso.

Ao término da apresentação o Coronel recebeu, das mãos do Aspirante Freitas, uma bolacha da Turma Jambock e uma lembrança da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, sendo a materialização do agradecimento pela realização da visita. Logo em seguida, os visitantes percorreram algumas seções da Divisão Técnica para conhecer in loco o trabalho de manutenção de aeronaves realizado por militares da Organização Militar (OM).

Destaque para a passagem pela Seção de Segurança, Salvamento e Sobrevivência (SSS) que chamou a atenção dos alunos. “Onde tem um avião, tem o resultado do nosso trabalho, tem um equipamento de SSS”, ressaltou o Capitão Elesbão do Nascimento Júnior, chefe da Seção. Alunos e instrutores ficaram impressionados com o trabalho realizado no Parque.