NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Esquadrilha da Fumaça se apresenta durante encontro de motos em Lençóis Paulista

Evento de três dias que acontece a partir desta sexta-feira (15) levará quase 30 bandas de rock ao palco do Recinto da Facilpa; apresentação aérea será na manhã de domingo (17).

Bauru E Marília | Publicada em 14/07/2022 08:37

Uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça vai marcar no próximo domingo (17) o último de três dias de atrações do 3º Lençóis Paulista Motorock, evento que será aberto nesta sexta-feira (15) à noite com início das apresentações de quase 30 bandas de rock.

O 3º Motorock acontecerá no Recinto da Facilpa, com ingresso solidário, em que a adesão é voluntária e o visitante contribui com o valor que desejar. Todos os recursos arrecadados serão revertidos para a Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista (Adefilp).

A apresentação aérea, marcada para as 9h30 de domingo, contará com sete aviões A-29 Super Tucano e será feita em alusão ao aniversário da cidade, comemorado no último dia 28 de abril. Na ocasião, porém, a apresentação da Esquadrilha foi cancelada por conta da queda de um de seus aviões no dia anterior, em Pirassununga (SP).

Esta será a oitava vez que a Esquadrilha da Fumaça, grupo especializado da Força Aérea Brasileira (FAB), se apresenta em Lençóis Paulista, retornando após 12 anos de sua última passagem pela cidade.

Motos, rock'n roll e atrações

A organização do 3º Lençóis Paulista Motorock, evento promovido pela prefeitura com apoio do Motoclube União dos Motociclistas de Lençóis Paulista, definiu a programação do evento deste ano com a apresentação de 29 bandas.

A primeira delas sobe ao palco às 19h desta sexta-feira, sendo que a última fecha a programação no domingo, a partir das 20h.

Além das atrações musicais, o evento terá praça de alimentação, área kids com brinquedos infláveis e exposição de veículos antigos. Haverá também uma área especial para acampamento dos motociclistas.

Também está programada uma feira de artesanato, com os produtores locais cadastrados junto à prefeitura. A feira acontece na sexta, das 19h às 22h, e no sábado e domingo, das 13h às 22h. No domingo, também haverá feira de adoção de cães e gatos, das 9h às 12h.

PORTAL AEROIN


Airbus A330 da FAB vai cruzar os Estados Unidos em um voo de 4,5 horas


Carlos Ferreira | Publicada em 14/07/2022 12:00

Nesta quinta-feira, 14 de julho, o primeiro Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira decolou para cumprir mais uma etapa do processo que precede sua entrega formal à FAB. Ainda usando a matrícula da Azul (PR-AIS) e com número de voo da empresa (AD-9840) jato partiu de Fort Lauderdale para Victorville, na área desértica do Estado da Califórnia, num voo de 4,5 horas. O motivo do voo não foi divulgado.

Ontem, a aeronave deixou as instalações da IAC, em Dublin (Irlanda), onde foi pintada, e seguiu para Fort Lauderdale. Espera-se que seja entregue à FAB ainda nos Estados Unidos, onde ocorreu o processo licitatório vencido pela Azul para, depois, ser trasladada para o Brasil. O pouso na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, está agendado para 26 de julho.

Quando for repassada à Força Aérea Brasileira, a aeronave será registrada como FAB-2901 e receberá a designação KC-30, sendo o maior avião da frota militar brasileira.

Quando essa matéria foi escrita, a aeronave ainda cruzava o espaço aéreo da Flórida, rumo a oeste.

Satélite desenvolvido no Instituto Tecnológico de Aeronáutica é enviado à NASA


Murilo Basseto | Publicada em 14/07/2022

O satélite SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task), desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pela NASA, pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) e por universidades americanas, foi aprovado pela NASA e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) na revisão de pré-embarque.

O procedimento foi realizado no dia 01/07, no Laboratório de Integração (LIT) do INPE. O cumprimento da etapa foi necessário para a liberação e o envio a Houston (Texas), realizado no dia 04/07, onde aguardará o embarque para a Base de Walloups (Virgínia) e o lançamento com destino à Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station). Da ISS, o satélite será lançado para sua posição de observação no espaço.

O satélite, desenvolvido pela Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), é um CubeSat 6U para pesquisas científicas na ionosfera. Isso quer dizer que são satélites miniaturizados (nanossatélites) formados por unidades de cubos com 10 cm de lado, sendo cada unidade com o valor de 1U (do inglês Rack Unit, equivalendo a 1,75 polegada ou 44,45 mm).

Alguns destes nanossatélites, como o SPORT, estão na vanguarda do conhecimento, sendo capazes de realizar certas funções que grandes satélites realizam, porém, a um custo bem mais baixo, o que os torna bastante atrativos para a aplicação em pesquisa espacial.

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, estiveram presentes no LIT para observarem a preparação para embarque do nanossatélite brasileiro.

Acompanhados pelo Gerente do Projeto, Professor Doutor Luís Loures, foram recebidos pelo Diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin e pelo Coordenador-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais, Geilson Loureiro.

O Reitor do ITA, Professor Loures, afirmou que é uma etapa importante de um trabalho de desenvolvimento tecnológico de alta complexidade e que a expectativa agora será a colocação do satélite em órbita.

“Após quatro anos de trabalho árduo, chegamos a uma etapa importante, que é o envio do nosso satélite para os Estados Unidos, de onde ele será lançado para o espaço. Esse trabalho propiciou um grande desenvolvimento para a Engenharia Espacial do ITA e essa conquista nos deixa muito felizes e certos de que estamos cumprindo nosso papel de qualificar profissionais para atuarem na indústria aeroespacial brasileira. Agora é aguardar o lançamento e esperar por um perfeito funcionamento do SPORT”, afirmou.

Missão do nanossatélite

O SPORT tem a missão de monitorar a ionosfera (camada superior da atmosfera), coletando dados para o estudo dos efeitos das tempestades solares, que ocasionam perturbações em atividades da sociedade atual, tais como a interrupção do sinal GPS, o black-out de comunicações, interrupção na transmissão de energia e muitos outros.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros, falou sobre o projeto. “O SPORT é resultado do trabalho integrado dos alunos do Centro Espacial ITA junto aos técnicos do INPE e a pesquisadores da NASA e de universidades norte-americanas em coordenação com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Essa sinergia é fundamental para quem quer estar na fronteira do conhecimento. Como resultado, ganha o Brasil, ganha o nosso Programa Espacial”, concluiu.

Comandante da FAB representa o Brasil em quatro grandes eventos internacionais


Carlos Ferreira | Publicada em 14/07/2022

O comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, representará o Brasil em quatro eventos internacionais de alta relevância ao longo das próximas semanas. Toda a agenda será cumprida no Reino Unido.

O primeiro compromisso na agenda do comandante foi o Global Air and Space Chiefs Conference 2022, onde esteve reunido com outros 66 comandantes de Forças Aéreas e Espaciais de todo o mundo e cujo objetivo é discutir o futuro dos poderes aéreo e espacial. O tema da conferência, realizada entre os dias 13 e 14 de julho foi “Manutenção de nossa vanguarda“.

Além do tema principal, também foram discutidos cinco tópicos, incluindo: Integração Operacional, Adaptação Tecnológica; Digital, Dados e Informação; Ética e Moral; e Sustentabilidade e Competências.3

O segundo item na agenda de Baptista Junior é o mundialmente reconhecido Royal International Air Tatoo 2022, um evento que acontece no interior da Inglaterra como uma grande reunião da Royal Air Force, que recebe representantes de forças aéreas de todo o mundo. O encontro também é aberto ao público, que pode apreciar algumas das mais modernas e clássicas aeronaves, principalmente militares.

Depois, como terceiro evento na sequência, vem o maior show aéreo comercial do mundo em sua primeira edição desde que a pandemia começou e que volta à Inglaterra após quatro anos. O Farnborough International Airshow é reconhecido pela exposição do que há de mais moderno em aviação comercial, militar, sistemas de defesa e espaço.

Por fim, mas não menos importante, o quarto compromisso será na Embaixada do Brasil em Londres, onde ocorrerá a reunião dos Comandantes de Forças Aéreas operadoras do Gripen (Gripen Users Air Chiefs Conference). Neste ano, nosso país será o anfitrião do encontro.

 

PORTAL PODER AÉREO


Mais imagens do primeiro KC-30 (A330) da Força Aérea Brasileira


Por Redação Forças De Defesa | Publicada em 14/07/2022 12:00

Mais imagens do primeiro KC-30 (A330-200) nas cores da Força Aérea Brasileira.

O KC-30 FAB 2901 deixou a Irlanda e seguiu para os EUA, onde será recebida contratualmente.

O FAB 2901 deverá pousar na Base Aérea do Galeão em 26/07/2022.

O avião, que tinha matrícula PR-AIS, fez manutenção na Jordânia e depois seguiu para a Irlanda a fim de receber a pintura da FAB.

 


 

PORTAL DEFESANET


DCTA recebe visita do Comando de Operações Aeroespaciais


Da Redação | Publicada em 14/07/2022 14:00

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediado em São José dos Campos (SP), recebeu, nos dias 05 e 06/07, uma comitiva do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), onde apresentaram o Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), além de apresentarem os setores da Organização, a fim de realizarem um intercâmbio entre a área acadêmica e operacional, promovendo a interação e cooperação entre ambas, contribuindo, assim, com o fortalecimento do setor aeroespacial. 

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, fez a recepção da comitiva, que era composta pelo Comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; e pelo Chefe do Centro de Operações Espaciais, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira.

A programação da visita teve início na Reitoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde fizeram uma reunião estratégica e conheceram o Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), mostrando a atuação do PPGAO na área de ensino de Pós-Graduação em Defesa, que viabiliza a formação de oficiais nos níveis de mestrado, doutorado e especialização dentro de seis programas nas áreas de engenharia civil, mecânica, aeronáutica, eletrônica, computação, física, ciências e tecnologias espaciais.

Na sequência, a comitiva visitou o Centro Espacial ITA (CEI), que tem como objetivo prover soluções espaciais no que tange à valorização dos recursos internos, investindo em pesquisas e projetos que possam fortalecer o setor aeroespacial e a indústria nacional.

Como parte da programação, as autoridades se deslocaram até o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde assistiram a uma apresentação institucional e estiveram nos laboratórios do instituto para conhecerem projetos de extrema importância para o contexto aeroespacial, como o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1).

Para o Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo a visita possibilitou a troca de informações e a verificação in loco dos projetos que vem sendo desenvolvidos pelo DCTA. “Essa é uma oportunidade de realizar um intercâmbio entre a área acadêmica e operacional, promovendo a interação e cooperação entre ambas. Além disso, discutir e propor ideias que visam contribuir para o fortalecimento do poder do setor aeroespacial”, ressaltou.

COMAE

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) foi ativado com a missão de empregar o poder aeroespacial, garantir a soberania do espaço aéreo e integração do território nacional. O COMAE é responsável por coordenar, planejar, executar e controlar as operações aeroespaciais.

PORTAL CAVOK


FAB divulga novas imagens e detalhes da chegada do primeiro KC-30 no Brasil

A aeronave é a primeira do processo licitatório vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas, que prevê a entrega de dois modelos A330-200

Fernando Valduga | Publicada em 14/07/2022 17:58

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai receber, no dia 26 de julho, o primeiro KC-30, que será batizado como FAB 2901. A aeronave passou, na Irlanda, por um processo de substituição de pintura para a tradicional cor cinza dos aviões da FAB e seguiu para os Estados Unidos (EUA), onde será recebida contratualmente.

O avião é a primeiro do processo licitatório vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas, que prevê a entrega de dois modelos A330-200, com o objetivo de suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária.

Um dos gestores do Projeto KC-X3, Tenente-Coronel Aviador Samuel de Souza Ciqueira, do efetivo do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), está nos Estados Unidos para receber a aeronave e explicou sobre os procedimentos que serão realizados em solo americano. “O avião passará por uma série de inspeções e cheques funcionais para atestar sua condição de aeronavegabilidade e atendimento aos requisitos contratuais. Com todos os testes feitos, no dia 25 de julho irá decolar dos EUA, com previsão de chegada ao Brasil às 10h15 do dia 26 de julho, terminando, assim, a primeira fase do recebimento”, explicou.

O destino final do voo no Brasil é a Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, onde o KC-30 será operado por militares do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário.

Treinamento

Em junho deste ano, militares da FAB que irão operar a aeronave iniciaram um curso de formação operacional na Universidade da Azul (UniAzul), em Campinas (SP). A aeronave KC-30 será o maior vetor já operado pela FAB e trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo transportar 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas.

 

KC-30

Em toda a sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do KC-390 Millennium às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.

Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO como o KC-30 se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabine comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir missões de evacuação aeromédica, ou seja, moldar-se de acordo com as necessidades operacionais, com grande flexibilidade.

Assim, com a junção das potencialidades das duas aeronaves, a Força Aérea Brasileira realiza um salto operacional extraordinário na Aviação de Transporte e garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo e integração do território nacional, com vistas à defesa da Pátria.