NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Segundo Airbus A330 da FAB decola para fazer um voo de 8.200 km nesta segunda-feira


Carlos Ferreira | Publicada em 12/09/2022 16:19

O segundo dos dois aviões do modelo Airbus A330-200 (futuro KC-30) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou às 8h40 da manhã desta segunda-feira (12), no horário de Brasília, para perfazer uma rota de mais de dez horas entre Dublin (Irlanda) e Victorville (EUA). O roteiro é o mesmo feito pelo primeiro jato do tipo, entregue para a FAB em julho e refere-se a manutenções finais e conclusão de aspectos burocráticos de contrato, antes da entrega da aeronave aos militares brasileiros.

Esta segunda aeronave ainda está com a matrícula VP-BDV e registrada em nome da empresa de leasing Avolon. O repasse à FAB, por sua vez, está sendo coordenado pela Azul Linhas Aéreas, que venceu um processo licitatório em abril para fornecer os dois jatos à força, que os empregará em missões multi-propósito, incluindo transporte de cargas, tropas e reabastecimento em voo.

Como histórico, a aeronave tem número de série 1508 e apenas oito anos de idade, tendo sido fabricada em 2014 e entregue inicialmente à Avianca Colômbia como N508AV. Depois, foi repassada à Avianca Brasil (OceanAir), onde voou como PR-OCK até março de 2019, momento em que a companhia brasileira suspendeu operações e o avião acabou armazenado em Lourdes-Tarbes. Na Força Aérea, será registrado como FAB-2902.

O voo do Airbus A330 pode ser acompanhado em tempo real através de ferramentas de rastreamento de voos, como o FlightRadar24.

EBC - EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO


Mulheres conquistam espaço na Força Aérea Brasileira


Brasil Em Dia | Publicada em 12/09/2022 08:00

Há 40 anos, as primeiras mulheres passavam a fazer parte da Força Aérea Brasileira (FAB). Hoje, já são 14 mil e ocupam os mais diversos cargos. Conheça algumas dessas histórias.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Participação das Forças Armadas na fiscalização do sistema eletrônico de votação


Publicada em 12/09/2022 18:51

Brasília (DF), 12/09/2022 - Sobre a matéria veiculada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira, 12/9, intitulada “Forças Armadas farão apuração paralela em tempo real com 385 urnas”, o Ministério da Defesa esclarece que, em relação à apuração das eleições 2022, as Forças Armadas não solicitaram qualquer permissão de acesso diferenciado em tempo real aos dados enviados para a totalização do pleito eleitoral pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), cuja realização é competência constitucional da Justiça Eleitoral.

Com base na Resolução nº 23.673-TSE/2021, as Forças Armadas têm atuado como uma das entidades fiscalizadoras, legitimadas a participar das etapas do processo de fiscalização do sistema eletrônico de votação.

Por fim, cabe ressaltar que o Ministério da Defesa e as Forças Armadas não demandam exclusividade e tampouco protagonismo em nenhuma etapa ou procedimento da fiscalização do sistema eletrônico de votação e permanecerão pautando a sua atuação pela estrita observância da legalidade, pela realização de um trabalho técnico e pela colaboração com o TSE.