NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Veja o que a Força Aérea tem a dizer sobre o caça F-5 agora encontrado, 40 anos após desaparecer


Murilo Basseto | Publicada em 11/09/2022 18:53

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), em coordenação com a Marinha do Brasil e com o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, informa neste domingo, 11 de setembro, que realizou buscas na Lagoa dos Patos (RS), após terem sido encontrados destroços identificados como do caça F-5E Tiger II da FAB desaparecido há 40 anos.

Foram localizadas diversas partes da aeronave, como os motores, trem de pouso, canhão, pilones, pedaços da fuselagem, fragmentos das asas, entre outros componentes.

De acordo com o Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, a missão, realizada de quarta-feira, 7 de setembro, até esse sábado, 10, contou com a participação da Marinha do Brasil, de militares da FAB e do Corpo de Bombeiros do RS.

As buscas foram realizadas em um Navio Patrulha Benevente, sendo utilizadas, ainda, uma lancha da Marinha e uma lancha do Corpo de Bombeiros.

“Nessa operação conjunta foi possível recolher todos os destroços que foram mapeados, nos dando a certeza de pertencerem à aeronave desaparecida há 40 anos. Nossos agradecimentos à Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros do RS e ao velejador e piloto Cristian que participaram dessa operação”, destacou o Oficial-General.

Em 28 de julho de 1982, o caça F-5E, de matrícula FAB 4831, pilotado pelo Tenente Aviador Edson Luiz Chiapetta Macedo, desapareceu na área de treinamento sobre a Lagoa dos Patos, enquanto realizava um combate aéreo simulado contra outro F-5E, ambos lotados na Base Aérea de Canoas (BACO).

Apesar das buscas, nunca qualquer vestígio do jato supersônico ou do piloto haviam sido encontrados. Anos depois do acidente, o piloto desaparecido foi promovido post mortem ao posto de Major, ou seja, uma promoção que visa a expressar o reconhecimento ao militar morto no cumprimento do dever ou em consequência disto.

De acordo com o Chefe da Assessoria de Segurança de Voo da BACO, Major Aviador Cyríaco Bernardino Duarte de Almeida Brandão Júnior, as buscas só ocorreram graças à ajuda de um pescador, Josoé Ortiz, morador do município de Palmares do Sul (RS), que viu suas redes de tainha se prenderem em algum objeto submerso nas proximidades do banco das desertas.

Sabendo que pela região havia desaparecido um caça F-5, o pescador enviou as imagens de pequenas peças e a localização aproximada do local para o velejador e piloto civil Cristian Yanzer de Lima, que procurava por pistas do F-5 há cerca de cinco anos.

“Antes de iniciarmos a missão, fizemos briefings sobre os aspectos técnicos da aeronave F-5, sobre o local dos destroços, além da definição dos procedimentos de busca. Os destroços do FAB 4831 foram localizados a uma profundidade aproximada de 7,5 metros”, completou o Major Brandão.

Conforme Cristian Yanzer, após obter informações pelo pescador, na madrugada do dia 11 de agosto iniciou a varredura com o equipamento Side Scan (sistema de sonar utilizado para busca e detecção de objetos embaixo d’água), do veleiro VIKYNG.

“Sempre contei com o apoio de amigos, desde velejadores até pescadores, que ajudaram na procura. Na ocasião, no dia, reflexos metálicos visíveis na tela do equipamento indicavam muitas peças, algumas grandes, espalhadas pelo leito da Lagoa, em um local distinto do que esperávamos, e a cerca de 100 metros do local onde as redes estavam colocadas”, disse o piloto.

“Com as imagens de sonar e as peças entregues pelo Josoé, imediatamente contatei o V COMAR, por meio do Coronel Biasus, piloto de caça, Ex-Comandante do Esquadrão Pampa e contemporâneo do aviador desaparecido neste fatídico e triste acidente. Demos o melhor para cumprir esta nobre e humanitária missão, pedindo a Deus que acalante o coração enlutado da família e amigos sob a perda de seu amado ente querido”, ressaltou.

Ainda segundo o relato do Major Brandão, antes da retomada das buscas, aconteceram reuniões com os familiares do Major Chiapetta, que tiveram a participação do Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Rivero; do Comandante da BACO, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann; do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sul da Marinha, Capitão de Fragata Marcelo Rey; do Comandante do Navio Patrulha Benevente, Capitão de Corveta Silveira; dentre outros.

Informações da Força Aérea Brasileira

OUTRAS MÍDIAS


AVIACION ONLINE - The Brazilian Air Force found an F-5 fighter that crashed 40 years ago


Pablo Diaz | Publicada em 12/09/2022 05:45

The Brazilian Air Force (FAB), through the Fifth Regional Air Command (V COMAR), in coordination with the Brazilian Navy and the Rio Grande do Sul State Fire Brigade, reports this Sunday, September 11, that it conducted searches in Lagoa dos Patos (RS), after finding wreckage identified as that of the FAB’s F-5E Tiger II fighter plane, which disappeared 40 years ago.

Several parts of the aircraft were located, such as the engines, landing gear, cannon, pylons, pieces of the fuselage, wing fragments, among other components.

According to the Commander of the V COMAR, Air Major Brigadier Marcelo Fornasiari Rivero, the mission, carried out from Wednesday, September 7 to Saturday, September 10, counted with the participation of the Brazilian Navy, the FAB military and the RS Fire Brigade.

The search was carried out on a Benevente patrol boat, and a Navy boat and a Fire Brigade boat were also used.

«In this joint operation we were able to collect all the wreckage that was mapped, which gives us the certainty that it belongs to the plane that disappeared 40 years ago. Our thanks to the Brazilian Navy, the Rio Grande do Sul Fire Department and to the sailor and pilot Cristian who participated in this operation,» the General Officer emphasized.

On July 28, 1982, the F-5E fighter, registration FAB 4831, piloted by Lieutenant Edson Luiz Chiapetta Macedo, disappeared in the training area over the Patos Lagoon, while performing a simulated air combat against another F-5E, both stationed at the Canoas Air Base (BACO).

Despite the search, no trace of the supersonic aircraft or the pilot was found. Years after the accident, the missing pilot was promoted post mortem to the rank of Major, i.e., a promotion intended to express recognition to military personnel killed in the line of duty or as a consequence of it.

According to the Head of BACO’s Flight Safety Advisory, Major Cyríaco Bernardino Duarte de Almeida Brandão Júnior, the search was only possible thanks to the help of a fisherman, Josoé Ortiz, resident of Palmares do Sul (RS), who saw his mullet nets caught in some submerged object in the vicinity of the deserted shore.

According to what was reported by our partner site AEROIN, upon learning that an F-5 fighter had disappeared in the region, the fisherman sent the images of the small pieces and the approximate location of the site to the sailor and civilian pilot Cristian Yanzer de Lima, who had been looking for clues of the F-5 for about five years.

«Before starting the mission, we held briefings on the technical aspects of the F-5 aircraft, the location of the wreckage, as well as the definition of the search procedures. The wreckage of FAB 4831 was located at a depth of approximately 7.5 meters,» added Commander Brandão.

According to Cristian Yanzer, after obtaining information from the fisherman, at dawn on August 11, he started the scanning with the Side Scan equipment (sonar system used for the search and detection of underwater objects), of the VIKYNG sailboat.

«I have always counted on the support of friends, from sailors to fishermen, who have helped in the search. That day, the metallic reflections visible on the screen of the equipment indicated the existence of many pieces, some of large size, scattered on the bed of the Lagoon, in a different location than we expected, and about 100 meters from where the nets were placed,» said the pilot.

«With the sonar images and the pieces delivered by Josoé, I immediately contacted the V COMAR, through Colonel Biasus, fighter pilot, Ex-Commander of the Pampa Squadron and contemporary of the aviator who disappeared in this fateful and sad accident. We did our best to accomplish this noble and humanitarian mission, asking God to relieve the grieving hearts of family and friends for the loss of their loved one», he said.

Also according to Commander Brandão’s report, before the search was resumed, meetings were held with Commander Chiapetta’s family, attended by the commander of V COMAR, Air Brigadier Maj. Rivero; the commander of BACO, Colonel Marcelo Zampier Bussmann; the commander of the Navy’s Southern Naval Patrol Group, Commander Marcelo Rey; the commander of the patrol boat Benevente, Lieutenant Commander Silveira; among others.