PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 38505 > PASSAGEM DE COMANDO CINDACTA I TEM NOVO COMANDANTE

PASSAGEM DE COMANDO

CINDACTA I tem novo comandante

Publicado: 2022-01-14 17:00:50
A solenidade de transmissão de cargo aconteceu nesta sexta-feira (14), em Brasília (DF)

A cerimônia militar de transmissão de cargo de Comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília (DF), foi realizada nesta sexta-feira (14/01). O Coronel Aviador Luiz Felipe Thomaz Gomes passou o cargo ao Coronel Aviador Dan Marshal Freitas. A solenidade aconteceu no pátio da Organização Militar e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Participaram do evento, também, o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Chefe da Assessoria Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Vicent Dang, demais autoridades civis, militares e convidados.

O Coronel Aviador Luiz Felipe Thomaz Gomes passou o cargo ao Coronel Aviador Dan Marshal Freitas. O ato foi presidido pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentin, que se dirigiu aos Oficiais substituído e substituto. "Ao Coronel Thomaz parabenizo pela missão cumprida e pela maneira que conduziu sua equipe e pela preocupação e bem-estar da tropa, mas que nunca faltasse segurança operacional do sistema de controle do espaço aéreo. Ao Coronel Marshall,  a Força Aérea Brasileira tem a certeza que você fará o melhor ao dar prosseguimentos aos trabalhos do CINDACTA I”, disse o Oficial-General.

Em seu discurso de despedida, o Coronel Thomaz destacou os trabalhos executados por sua equipe durante o período que esteve à frente da Organização Militar. "Todas as conquistas e avanços somente foram possíveis graças ao trabalho, dedicação e profissionalismo de todo nosso efetivo, distribuído entre a sede e outros vinte e sete destacamentos de controle do espaço aéreo, espalhados por oito unidades da federação", destacou.

O novo Comandante do CINDACTA I comentou sobre as expectativas da nova função."É com muita honra e motivo de orgulho ter sido selecionado pelo Alto-Comando da Aeronáutica para dar continuidade ao  trabalho dos meus antecessores nessa história de conquistas e sucesso", finalizou.

Currículo do novo Comandante
O Coronel Aviador Dan Marshal Freitas é natural de Curitiba (PR). Ingressou na Força Aérea brasileira em 17 de janeiro de 1994. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 11 de dezembro de 1997 e promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2019. Realizou todos os cursos de carreira, e ainda: Mestrado em Engenharia – Segurança de voo, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica; MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, pela Universidade Estácio de Sá; - MBA em Gestão Pública, pela Universidade Federal Fluminense; - Pós-Graduação em Relações Internacionais, pela Universidade Cândido Mendes; e - Bacharel em Direito, pelo Centro Universitário Moacyr Bastos. Possui 3.600 horas de voo em 10 tipos de aeronaves e 4 condecorações nacionais.

Clique aqui e confira como foi a formatura.

Imagens: Lucas Nunes/CECOMSAER

Edição: Soldado A. Soares/CECOMSAER

Fotos: Sargento Mônica/CECOMSAER