NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Ala 5 celebrou o Dia da Aviação de Busca e Salvamento

Homenagem foi realizada em Campo Grande (MS), nesta sexta-feira (26)

Luiz Padilha | Publicada em 27/06/2020 13:31

Foi realizada nesta sexta-feira (26/06), na Ala 5, em Campo Grande (MS), uma cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Busca e Salvamento. Nesse local, estão sediados o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), que, entre outras atribuições, se dedicam à missão de buscar e salvar.

A solenidade foi presidida pelo Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e contou com a presença do Comandante da Ala 5, Brigadeiro Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, do Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, do Comandante do PARA-SAR, Tenente-Coronel de Infantaria Igor Costa Cabral, e demais autoridades.

Na ocasião, foi cantado o Hino SAR (do inglês, Search And Rescue) e exibido um vídeo comemorativo relativo à data. Um trecho da Ordem do Dia, de autoria do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, lido durante a cerimônia pelo Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Machado explicita: “ainda que hoje se travem batalhas em céu claro e ventos calmos, os militares da Busca e Salvamento jamais esquecem a possibilidade de um dia voar além das linhas inimigas, para buscar um combatente ou um piloto abatido. Uma inexorável certeza é que as tripulações estarão prontas, cumprindo seu juramento, sacrificando, se necessário, suas próprias vidas”, destacou o texto.

Fonte: Ala 5, por Tenente Barbieri

Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Major Monteiro

Fotos: Tenente Barbieri e Soldado Centurião/Ala 5

Veja a chegada do KC-390 FAB 2855 à Ala 2 em Anápolis


Luiz Padilha | Publicada em 27/06/2020 22:29

AEROFLAP


FAB recebe oficialmente a 3ª aeronave Embraer KC-390


Pedro Viana | Publicada em 28/06/2020 00:23

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, neste sábado (27/06), a terceira unidade do multimissão KC-390 Millennium. O FAB 2855 pousou às 16h35 na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). 

O recebimento celebrou a realização do primeiro translado do KC-390 por tripulação exclusivamente composta por integrantes do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), tendo sido o Comando de Preparo (COMPREP) o responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes. A entrega da aeronave aconteceu com o tradicional batismo.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, falou sobre a importância do KC-390 para a FAB: “O recebimento da terceira aeronave KC-390 é motivo de grande satisfação para o Comando da Aeronáutica, pois será somado às missões para as quais as outras duas unidades já estão sendo empregadas. O maior exemplo disso é a utilização no transporte aéreo logístico de insumos e equipamentos para combate e prevenção à COVID-19, dentro da Operação coordenada pelo Ministério da Defesa, o que demonstra o grande ganho para toda a sociedade brasileira”, disse.

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, comentou sobre a chegada da terceira aeronave.

“Em vista da recente comemoração do Dia da Aviação de Transporte, em 12 de junho, é motivo de grande honra para o Comando de Preparo receber o terceiro KC-390 Millennium, na ALA 2. Essa aeronave chega para incorporar à frota do Esquadrão Zeus e oferecer sua capacidade operacional à Força Aérea Brasileira”, reforçou.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, ressaltou o esforço de todas as Organizações para que a aeronave fosse entregue.

“A preparação das equipagens, juntamente com a chegada de novos vetores, amplia as capacidades da Força Aérea Brasileira. É um momento de júbilo, pois sabemos do esforço conjunto para a entrega da aeronave no calendário previsto. Nesse momento em que o Ministério da Defesa atua diuturnamente no combate à pandemia, a aeronave certamente contribuirá com ações voltadas ao apoio do povo brasileiro”, declarou.

O Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, Comandante do 1º GTT, descreveu a importância da terceira aeronave para a Força.

“A incorporação do terceiro KC-390 representa um incremento na operacionalidade da FAB e possibilita a aceleração do processo de formação de tripulantes. Considerando o atual cenário nacional, o FAB 2855 também somará forças e oportunidades de apoio ao combate à pandemia da COVID-19”, afirmou.

O processo de recebimento na Embraer

O FAB 2855, aeronave KC-390 Millennium fabricada pela Embraer, foi recebido por equipe formada de especialistas em diversas áreas. Todo o processo foi executado no período compreendido entre 4 de maio e 26 de junho de 2020.

Participaram diretamente do processo de recebimento as seguintes Organizações Militares:

Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV): encarregado pelo planejamento e execução dos voos do KC-390, na fase de recebimento, assim como a análise e reporte dos resultados encontrados nos cheques funcionais, garantindo a entrega da aeronave em condições seguras de operação; 

Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e Grupo de Acompanhamento e Controle (GAC-PAC): responsáveis por gerenciar os projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de materiais e sistemas aeronáuticos, bem como pelo acompanhamento presencial das atividades contratadas de produção de aeronaves com a empresa Embraer S.A.;

  Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI): encarregado de garantir a conformidade final do produto, de acordo com os requisitos contratuais, sejam eles relativos ao projeto ou à qualidade, a fim de embasar a emissão da segunda Permissão Especial de Voo inicial (PEVi2) da versão de entrada em serviço, aprovada no dia 24 de junho de 2020;

Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL): incumbidos pelas coordenações e verificações logísticas relativas ao projeto KC-390, incluindo publicações, programas de manutenção, funcionamento de sistemas e estruturas, recebimento de peças, dentre outras; e

Ala 2: por meio do Grupo de Logística (GLOG), responsável pela assistência nas atividades especializadas de manutenção e suprimento, e por meio do 1º GTT, encarregado de prover todos os assessoramentos relativos ao emprego operacional e realizar o translado da aeronave, após recebida da empresa fabricante, para a sede, em Anápolis-GO.

Recebimento das primeiras unidades

A primeira aeronave multimissão KC-390 Millennium, de matrícula FAB 2853, foi recebida pela FAB no dia 4 de setembro de 2019.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Participaram, ainda, da cerimônia Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, autoridades civis e militares, e executivos da Embraer.

Já a segunda unidade da aeronave multimissão KC-390 Millennium foi recebida pela Força Aérea Brasileira no dia 13 de dezembro do ano passado.

OUTRAS MÍDIAS


TECNO DEFESA - FAB recebe seu terceiro KC-390 Millennium


Paulo Roberto Bastos Jr. | Publicada em 27/06/2020 18:21

Pousou hoje, dia 27/06, as 16:35 hs, na na ALA 2 – Base Aérea de Anápolis (BAAN), o FAB 2855, a terceira unidade da Aeronave Multimissão EMBRAER KC-390 Millennium. Esta se juntará as outras duas (2) unidades já em operação no Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o Esquadrão ZEUS, em Anápolis/GO.

Conforme nota da Agência Força Aérea: “O recebimento celebrou a realização do primeiro translado do KC-390 por tripulação exclusivamente composta por integrantes do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), tendo sido o Comando de Preparo (COMPREP) o responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes. A entrega da aeronave aconteceu com o tradicional batismo”.

A primeira aeronave, a FAB 2853, foi recebida em 04 de setembro de 2019, em uma solenidade foi presidida pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, além de diversas outras autoridades, e a segunda, o FAB 2854, em 13 de dezembro.

O EMBRAER KC-390 Millennium é um bimotor a jato, com capacidade de transportar até 23 toneladas de cargas, ou 80 militares equipados ou 66 paraquedistas em uma configuração de transporte de tropa, e pode alcançar uma velocidade máxima de 870 km/h. Ele executa missões de transporte de cargas, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo de outras aeronaves equipadas com sonda IFR (incluindo outro KC390) e, após rápida reconfiguração com o kit adequado, pode também atuar em missões de combate a incêndios a partir do ar.

Essas Aeronaves estão se mostrando indispensáveis no apoio que a Força Aérea Brasileira vem dando aos Estados do Brasil no apoio ao combate à pandemia da COVID-19.

Fotos e vídeo: Agência Força Aérea

REFERÊNCIA

BRASIL. FAB. KC-390. Disponível em https://www.fab.mil.br/kc390/