NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Repatriados do Peru chegam ao Brasil


Band Notícias | Publicada em 26/03/2020 06:19

Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram o resgate de 66 brasileiros que se encontravam retidos em Cuzco, no Peru, pousaram na tarde da última quarta-feira, 25, em Porto Velho, Roraima.

PORTAL G1


Militares das Forças Armadas realizam desinfecção na Central do Brasil no combate ao coronavírus

Região é o ponto de partida do Centro para Zonas Norte e Oeste, além de ligar capital à Baixada Fluminense.

Gabriel Barreira | Publicada em 26/03/2020 11:55

Militares das Forças Armadas iniciaram, nesta quinta-feira (26), o trabalho de desinfecção na Central do Brasil, um dos locais de mais movimento do Rio em tempos de normalidade.

A Central, no Centro da capital, é a estação de partida do trem para as Zonas Norte e Oeste, além da Baixada Fluminense.

Lá, há também uma estação de metrô que leva passageiros para todas as regiões da cidade, inclusive a Zona Sul.

O início do trabalho foi acompanhado pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos).

A ação preventiva de desinfecção também conta com o trabalho dos garis da Comlurb nas barcas e no metrô.

Apenas as pessoas que cumprem trabalhos essenciais podem embarcar nos transportes públicos, desde que mostrem a carteira de trabalho ou documento de comprovação.

Paulo Gustavo Moraes, presidente da Comlurb, disse à GloboNews que a força-tarefa começou na Zona Sul e se espalha por outros locais.

"A operação vai ocorrer em saídas de barcas, metrôs, trens, aeroportos, pontos de ônibus três vezes por dia e não tem prazo para terminar".

Marinha, Exército e Aeronáutica vão reforçar o combate ao coronavírus em Sergipe

Segundo o governador Belivaldo Chagas, o planejamento estratégico foi debatido durante reunião.

G1 Se | Publicada em 26/03/2020 13:29

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, informou nesta quinta-feira (26), que solicitou o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para a realização do reforço ao combate no novo coronavírus (Covid-19) no estado.

“Apresentamos o nosso planejamento e os representantes da Marinha, Exército e Aeronáutica se dispuseram a somar esforços nas ações que estamos implantando”, disse Belivaldo Chagas.

Além disso, o governador informou que o estado já dispõem de 350 leitos de enfermaria e 100 de UTIs. "Estamos avaliando a possibilidade da contratação de leitos da rede privada, e estudando a criação de um hospital de campanha, mas essa construção ainda depende da contratação de profissionais da saúde", explicou.

Na última terça-feira (24), o governo do estado através de um decreto ampliou orientações de combate a doença. Entre elas, está o fechamento das repartições públicas estaduais que prestam serviços não essenciais.

AGÊNCIA BRASIL


Militares fazem desinfecção de meios de transportes do Rio

A intenção é evitar o contágio pelo novo coronavírus

Cristina Indio Do Brasil | Publicada em 26/03/2020 19:19

Militares da Marinha, da Aeronáutica e do Exército do Comando Conjunto Leste começaram hoje (26) a trabalhar na desinfecção de locais de grande circulação de passageiros de transportes públicos no município do Rio de Janeiro. 

A intenção é evitar o contágio pelo novo coronavírus. Entre os primeiros locais que a receberam a ação estão a Central do Brasil, principal local de movimento de passageiros de trens da cidade; a estação das barcas da Praça XV, no centro da capital; e na estação Estácio do metrô, também na região central da capital.

Os militares foram treinados em procedimentos de Defesa, Biológica, Nuclear, Química e Radiológica.

Na Central do Brasil, ao lado do comandante Militar do Leste, general do Exército Júlio César Arruda, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou o trabalho dos militares na desinfecção com uma solução que mata o coronavírus.

Crivella disse que a ação foi demanda encaminhada por ele e pelo secretário de Transportes do Rio de janeiro ao comandante militar do Leste. “Quero agradecer às Forças Armadas, Marinha, Exército e Aeronáutica, que estão fazendo um trabalho extraordinário na cidade do Rio de Janeiro de desinfecção dos meios de transporte de massa. Vão também para os ônibus, depois a estação do Metrô trabalhando de madrugada, assim como nas barcas e no VLT”, comentou.

O general Arruda disse que o serviço será feito fora do horário de funcionamento dos meios de transportes para não prejudicar o público. “Essa desinfecção nos veículos e instalações usados por grande número de pessoas é feita fora do horário de funcionamento ao público por técnicos do Exército e da Marinha com essa expertise. É um trabalho complementar, porque a Comlurb já faz também esse serviço”, informou.

Comlurb

Para reduzir riscos de contágio pelo novo coronavirus, desde terça-feira passada (17), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), vem fazendo operações de desinfecção de locais com grande movimentação e concentração de pessoas em pontos de ônibus, acessos às estações de metrô, BRT, barcas e trem, na Central do Brasil, na Rodoviária e no entorno dos principais hospitais municipais e estaduais.

PORTAL SPUTNIK BRASIL


Pedido e desenvolvido com o Brasil, caça sueco Gripen F começa a tomar forma

Desenvolvido praticamente do zero a pedido do Brasil, o caça de combate sueco Gripen F começou a tomar forma nesta semana, quando a companhia Saab realizou o primeiro corte de metal para a versão do caça de dois lugares na fábrica de Linköping, na Suécia.

Publicada em 26/03/2020 11:20

Ao contrário do Gripen E, que é um monoposto (um lugar) e que começa a chegar ao Brasil a partir do próximo ano, o Gripen F encontra-se em um estágio anterior, já que foi necessário desenvolver todo um sistema para o segundo piloto.

A primeira peça cortada para o novo modelo será usada na seção de dutos de ar, localizada logo atrás do cockpit da aeronave. O andamento do projeto se dá em parceria da Saab com as empresas parceiras brasileiras Embraer, AEL Sistemas, Akaer e Atech.

"Este foi um trabalho de equipe onde tivemos muitas pessoas dedicadas, tanto na Suécia como no Brasil, construindo o caminho para este importante marco da nova versão do Gripen. Estes marcos são momentos especiais devido a sua raridade e faz com que estejamos realizados", avaliou o chefe da Saab Aeronautics, Jonas Hjelm.

Na 12ª LAAD Defence & Security, a mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, realizada no ano passado no Rio de Janeiro, o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, destacou o Gripen F é um projeto que saiu praticamente do zero e conta com quase 50% de tecnologia de Brasil e Suécia.

Na ocasião, ele detalhou que não são poucos os itens que mudam entre os dois modelos do Gripen: adição do assento traseiro no cockpit; sistema de oxigênio, telas e comandos; adaptação do sistema de energia elétrica; redesenho da seção das tomadas de ar; redesenho da extensão da fuselagem dianteira; e rearranjo aviônico e das instalações elétricas.

No total, o Brasil encomendou 28 caças monoposto (um assento) do Gripen E, que serão entregues no Brasil a partir de 2021 – o primeiro caça já realiza voos de teste em solo sueco –, e oito caças Gripen F, com entregas acontecendo a partir de 2023. Parte da produção dos aviões será na Suécia, enquanto outra parte se dará na planta da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

 

PORTAL DEFESANET


Forças Armadas intensificam atividades para combater o Coronavírus em todo o Brasil


Redação | Publicada em 26/03/2020 11:10

Militares das Forças Armadas intensificam as ações de combate ao Coronavírus desde a ativação da Operação Covid-19, que conta com 10 Comandos Conjuntos ativados, do Norte ao Sul do país, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente, sob a coordenação do Ministério da Defesa.

Até o momento, estão sendo empregados cerca de 270 viaturas, 59 embarcações, 3 aeronaves e mais de quatro mil e quinhentos militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, que trabalham em ações de conscientização da população, apoio a órgãos governamentais e de fronteiras, limpeza e descontaminação de locais públicos, postos de triagem, transporte de brasileiros vindos de outros países, campanhas de vacinação, montagens de barracas para atendimento, dentre outras.

Confira as ações nas cinco regiões do país no terceiro dia da Operação Covid-19:

Região Sudeste

Está empregando militares no auxílio de triagem realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (MG). Foi solicitado também a montagem de barracas em apoio aos postos de saúde dos municípios de Três Corações, Sete Lagoas e Itajubá e colaboram com a campanha de vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro.

No Espírito Santo foi realizada campanha de conscientização à população em apoio ao Governo do Estado. Em São Paulo foram instaladas barracas em apoio ao Hospital de Clínicas da UNICAMP para a triagem dos quadros gripais, permitindo atendimento em ambiente aberto e com maior circulação de ar.

Região Norte

Estão sendo tomadas ações de apoio aos órgãos de saúde e segurança pública do Amapá. A Marinha do Brasil realiza inspeções e patrulhamentos por meio da capitania dos portos da Amazônia Oriental, do Maranhão, do Amapá e Agências de Oiapoque para apoiar a fiscalização na região de fronteira.

Militares também atuam na campanha de vacinação no Hospital de Força Aérea de Belém (HABE) contra gripe para profissionais de saúde e idosos. Prestam apoio ao governo do estado do Pará na organização de gêneros doados pela população ao local de acolhimento de moradores de rua.

Na Amazônia estão sendo prestados apoio aos órgãos governamentais no controle da fronteira em Bonfim e Pacaraima, aos Expedicionários da Saúde no transporte do centro cirúrgico de Manaus (AM) para Campinas (SP) e quatro pelotões que estão em prontidão nas cidades de Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco.

Região Centro-Oeste

Houve a higienização da Rodoviária do Distrito Federal, instalação de um de posto de Triagem nas entradas de todas as Organizações Militares do Comando do Planalto, para monitoramento do estado de saúde do efetivo, e apoio aos postos de vacinação contra Influenza na Ceilândia e em Águas Claras.

Em Valparaíso de Goiás foram feitas ações de conscientização da população através de carros de sonorização. Militares cumprem ações de Controle na Fronteira da região de Dourados e Corumbá. Realizam inspeções navais com o objetivo de conscientizar a população sobre o Coronavírus nos rios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Região Sul

Foram realizadas limpeza e desinfecção de pontos de ônibus no Rio Grande, além da fiscalização nos pontos de controles instalados em algumas pontes em Quaraí, Uruguaiana, Santana do Livramento, e apoio de pessoal e material para campanha de conscientização e panfletagem no município de Santiago.

Região Nordeste

No estado da Bahia, os militares acompanham a evolução dos casos de contaminação envolvendo militares das Forças Armadas e seus familiares e acompanham, também, a situação de Segurança Pública e Sanitária do Estado junto aos órgãos responsáveis. Na Paraíba e Rio Grande do Norte, estão sendo realizadas reuniões de planejamento com os órgãos dos Estados.

O Comando de Operações Aeroespaciais

Com sede em Brasília e prestando apoio permanente aos Comandos Conjuntos Ativados, o COMAE atuou com duas aeronaves C-130 Hércules na missão de resgate de cidadãos brasileiros que estavam em Cuzco, no Peru, impedidos de regressarem ao Brasil em razão do fechamento das fronteiras, como mecanismo de combate à Covid-19.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Vídeo: FAB utiliza C-130 para transportar cidadãos brasileiros que estavam em Cuzco, no Peru


Força Aérea Brasileira | Publicada em 27/03/2020 01:07

Por volta das 16h45 desta quarta-feira (25/03), duas aeronaves C-130 Hércules, com cidadãos brasileiros que estavam em Cuzco, no Peru, pousaram no Brasil.

Na Ala 6, em Porto Velho (RO), os aviões realizaram pouso técnico e seguiram para a Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP).

A ação da Força Aérea Brasileira (FAB) integra a Operação COVID-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa que, nesta etapa, visou resgatar os brasileiros que estavam impedidos de voltar ao país. A missão contou, ainda, com a mediação do Ministério das Relações Exteriores.

Com a missão coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (MD), as aeronaves, operadas pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte – Esquadrão Gordo (1°/1° GT), decolaram na terça-feira (24) do Rio de Janeiro (RJ) e de Belém (PA) com destino a Porto Velho (RO), onde foram adaptadas para receber os passageiros que estavam no Peru. Na manhã desta quarta-feira, os aviões seguiram para Cuzco.

Antes do embarque no país vizinho, os brasileiros e estrangeiros passaram por avaliação médica, conforme protocolos internacionais. Já a bordo e visando evitar uma eventual contaminação, a tripulação, a equipe médica e os passageiros foram separados em setores dentro dos aviões.

A integrante da equipe médica na missão e membro da equipe de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), Tenente Médica Aline Zandomeneghe Pereira Franco, explica que os passageiros permaneceram na zona quente, localizada na parte final do avião; a equipe médica na parte morna, situada no centro da aeronave; e a tripulação na parte fria, nas cabines.

“Além da setorização, foram adotados todos os procedimentos e cuidados com a saúde, como higienização das mãos com álcool em gel e uso constante de Equipamento de Proteção Individual [EPI], principalmente quando necessário adentrar a zona quente para prestar apoio e monitoramento aos passageiros”, complementa.

Cumprimento do dever

“Missões como esta fazem parte da história do Esquadrão Gordo. Acredito que a repatriação dos brasileiros retidos no Peru ficará marcada na nossa memória. É muito emocionante saber que seu trabalho trará conforto e segurança a essas famílias neste momento tão difícil”, opinou.

Para o Sargento Lucas Feitosa Vicentino, Mestre de Cargas da aeronave FAB 2472, integrar a tripulação é motivo de orgulho, principalmente pelo fato de a missão acontecer na data em que a FAB comemora o Dia do Especialista de Aeronáutica.

“Já participei de ações humanitárias em outros países e a maior satisfação como tripulante do C-130 Hércules é ver o sentimento das pessoas quando recebem a ajuda”, comentou.

PORTAL IMPACTO (MG) - Vacinação contra Influenza em Lagoa Santa conta com apoio da Aeronáutica


Redação | Publicada em 26/03/2020 20:00

Conforme divulgado pelo Secretário de Saúde de Lagoa Santa, Gilson Urbano, a Campanha de Vacinação contra a Influenza conta, neste ano, em função da pandemia do coronavírus, com uma novidade: o apoio da Aeronáutica. Reiterando o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) com a sociedade, a Guarnição da Aeronáutica, sediada no município, atende a uma solicitação da Prefeitura para ajudar nesta primeira fase da campanha, que teve início hoje, dia 26, em diferentes escolas da cidade.

De acordo com o Coronel Aviador André Gustavo de Souza Curityba, Chefe da Secretaria do Esquadrão de Comando do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), o apoio da FAB, que disponibilizou 14 militares para atuação diária, está ocorrendo em sete escolas do município. São sete auxiliares de enfermagem que compõem o efetivo do Esquadrão de Saúde, apoiando diretamente na aplicação das vacinas, e outros sete profissionais auxiliando na organização das filas.

A campanha, que nesta primeira fase irá imunizar idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, acontece das 8h às 15h. Anote aí os locais de vacinação:

  • LAPINHA: Escola Municipal de Lapinha. Endereço: Rua Guilhermina Pereira de Freitas, 395 – Lapinha;
  • CAMPINHO: Escola Municipal Coronel Pedro Vieira de Freitas. Endereço: Avenida Vieira, 235 – Campinho;
  • MORADAS DA LAPINHA: Escola Municipal Professora Mércia Margarida Lacerda Machado. Endereço: Rua Tom Jobim, 305 – Moradas da Lapinha;
  • CENTRO: Escola Municipal Professora Claudomira. Endereço: Rua Expedicionários, 990- Vila Pinto;
  • SANTOS DUMONT: Centro de Educação Infantil Maria dos Anjos. Endereço: Avenida Olegário Maciel, 800 – Bela Vista;
  • VÁRZEA: Centro de Educação Infantil Alaíde Lisboa. Endereço: Rua Conde Dolabela, 1629 – Várzea;
  • AERONAUTAS: Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida. Endereço: Rua Tenente Luiz Dorneles, 170 – Aeronautas;
  • UBS PALMITAL: Endereço: Rua Ana Gonçalves, 810 – Palmital.

DIÁRIO DO TURISMO - Voos da FAB chegam ao Brasil após resgate de 66 brasileiros no Peru


Redação | Publicada em 26/03/2020 17:00

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira chegaram ao Brasil após resgatar 66 brasileiros que se encontravam retidos em Cuzco, no Peru, segundo informou a assessoria de comunicação dos ministérios da Defesa e de Relações Exteriores — órgãos que coordenaram a ação — na noite desta quarta-feira (25).

CNN BRASIL

Nesta tarde, a primeira parada foi em Porto Velho para cumprir pouso técnico, sem desembarque de passageiros. Depois, seguiram para São Paulo.

“O governo brasileiro, por meio da rede diplomática e consular do Itamaraty, segue acompanhando a situação dos viajantes brasileiros no exterior e está trabalhando para permitir a repatriação de todos”, diz a nota.