NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AEROFLAP


C-130 Hércules transporta 8 toneladas de equipamentos médicos entre São Paulo e Roraima


Pedro Viana | Publicada em 21/06/2020 17:00

Cerca de 8 toneladas de materiais que serão utilizados no combate à pandemia do novo Coronavírus foram transportadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) neste sábado (20).

Uma aeronave C-130 Hércules do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, conduziu a carga de Guarulhos (SP) até Boa Vista (RR), em apoio à Operação COVID-19.

O FAB 2476 transportou seringas, aventais, fraldas geriátricas, filtros bacteriológicos, sondas de aspiração para tubo traqueal, cateteres para infusão, colchões e coletores. Os materiais serão utilizados pelo Hospital de Campanha de Roraima.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Caio Cesar Magalhães Santos, disse que se sente honrado por fazer parte dessa missão de grande importância para o Brasil, que pode ajudar tantas pessoas. “Uma honra saber que a FAB trabalha em prol do povo brasileiro”, declarou.

O Suboficial Mecânico de Aeronaves Hevandro Freire Teixeira Santos, que exerce a função de Loadmaster (Mestre de Cargas), também falou da importância da missão.

“Fico feliz que o 1°/1° GT possa contribuir no combate à COVID-19, realizando o transporte desses equipamentos”, ressaltou.

Operação COVID-19

Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no país.

A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 Unidades Federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, doação de refeições para caminhoneiros, dentre outras. 

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

OUTRAS MÍDIAS


Barbacena Online - EPCAR realiza capacitação de docentes quanto às práticas de ensino no ambiente virtual


Redação | Publicada em 21/06/2020 08:00

Nos dias 9 e 10 de junho, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou o 1° Webinar para os docentes do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), com o tema “Reconstruindo caminhos com o uso de tecnologias na educação”. A opção pelo formato “Webinar” foi escolhida por ser um seminário online, ao vivo, que permitiu a interação de todos os participantes de maneira simultânea e via chat. Foi um encontro fundamental para que os envolvidos compreendessem as particularidades do ensino remoto, além de conhecerem ainda mais práticas interativas no processo de ensino e aprendizagem. 

Entre os participantes do seminário estavam os professores, as pedagogas e o Chefe da Divisão de Ensino, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, que comentou sobre a importância dessa formação. “A realização do 1º Webinar da EPCAR teve o objetivo de capacitar o corpo docente quanto às práticas de ensino em tempos virtuais, sobretudo, buscou proporcionar subsídios para o aprimoramento didático e pedagógico das aulas online, por meio de videoconferência, e da implementação do Ambiente Virtual de Aprendizagem no CPCAR”, explicou. Estavam presentes também, a equipe do Departamento de Ensino do Colégio Naval, sediado em Angra dos Reis (RJ). 

A programação contou com palestras de temas relacionados às metodologias com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, além de momentos para debates e questionamentos. 

O tema “A prática de ensino em tempos virtuais”, apresentado pelo Professor Mestre Alex Ribeiro Nunes, da Universidade de Lavras, fez com que todos refletissem sobre a riqueza de uma aula online e os desafios que podem ser superados a partir de um bom planejamento e interação com os estudantes. Já os professores Kristian Gonçalves Gomes e Amanda Angélica Pinheiro, profissionais do SENAC e MEATUS SOLUÇÕES, respectivamente, comentaram sobre o poder da comunicação em ambiente virtual, sendo um momento que oportunizou uma reflexão acerca da importância da linguagem clara, estilos de aprendizagem, administração do tempo, concentração dos alunos, dente muitas outras possibilidades de interação eficiente. 

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, encerrou o Webinar agradecendo aos participantes e enfatizou a importância da capacitação e envolvimento de todos em busca da excelência do ensino ofertada aos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira. “Devemos buscar evoluir cada vez mais naquilo que fazemos, de buscarmos sermos melhores pessoas e profissionais. A excelência é um hábito a ser adotado principalmente para quem tem o dever de ensinar, de formar, de preparar, que é o papel de todos nós aqui. É isso que nos faz vir a Escola todos os dias”, concluiu o oficial.

NOTÍCIAS GERAIS - Aeronáutica doa mais de mil protetores faciais para hospitais da região


Carol Rodrigues | Publicada em 21/06/2020 16:42

A Guarnição da Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) doou, nesta sexta (19), mais de mil protetores faciais para serem distribuídos a profissionais de saúde da região que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

A doação foi feita à Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, que deve distribuir os protetores para a hospitais da região, como a Santa Casa de Misericórdia da cidade e o Hospital Policlínica e Maternidade (Imaip).

Os equipamentos foram desenvolvidos pelo Grupamento de Apoio de Barbacena e são constituídos por um óculos de segurança que serve como suporte para uma proteção de acetato, adaptada para protetores. Além disso, outras 800 unidades já foram distribuídas às Organizações de Saúde da Aeronáutica.

“Estes equipamentos de proteção individual (EPI), principalmente os protetores faciais, aumentam a segurança de toda a equipe assistencial, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, pois juntamente às máscaras, são os equipamentos mais seguros que trabalhamos para evitar a contaminação”, afirmou o diretor clínico-geral do Imaip, o médico Celso Campos.

Com o avanço da Covid-19, foi aumentando a dificuldade de achar no mercado estes equipamentos de proteção, que se tornaram escassos ou com preços inacessíveis.

“No instante em que a Força Aérea nos auxilia com esta importante doação, ela potencializa a nossa ação, o nosso serviço, mediante a esta pandemia”, destacou o chefe da vigilância epidemiológica da secretaria municipal de Saúde de Barbacena, Maurício Becho.