NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Três pessoas e cão são resgatados com vida após acidente aéreo em região indígena, no AM

Segundo a Força Aérea Brasileira, piloto, homem e mulher estavam conscientes durante resgate. Aeronave caiu em área de mata fechada.

Publicada em 19/12/2018 10:48

A Força Aérea Brasileira (FAB) fez o resgate, nesta terça-feira, de três sobreviventes e um cachorro, que estavam a bordo de uma aeronave que caiu no município de Tabatinga, a 1.108 km de Manaus, no Amazonas. O avião decolou de Eirunepé e desapareceu na noite de segunda-feira, nas proximidades da fronteira com o Peru.

Os militares da FAB resgataram, todos conscientes, o piloto e dois passageiros, um homem e uma mulher, além de um cachorro que os acompanhava na aeronave.

O avião, de pequeno porte, com matrícula de matrícula PTKIL, é de modelo 95-B55, que pode transportar até cinco passageiros. Nesta viagem, estavam apenas os três sobreviventes. Este foi fabricado em 1974 e pertencia a uma empresa privada de transportes, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Devido às características da localidade, em área de mata fechada, não houve o pouso da aeronave. Foi preciso içar as vítimas com o guincho do helicóptero. Segundo o médico que acompanhou a missão, Capitão Waldyr Moyses de Oliveira Junior, todas as vítimas estavam conscientes e foram necessárias algumas medidas, como estabilização da coluna, medicação para dor e cuidados iniciais com os ferimentos.

"O piloto era o mais velho, em torno de 55 anos, e era o que estava mais ferido. Tinha dor nas costas e formigamentos nas pernas, o que nos levou a suspeitar de lesão na coluna. Por isso, triplicamos nossos cuidados ao manuseá-lo. Mesmo com tempo chuvoso e as dificuldades do local, fomos até lá e realizamos o resgate. Ninguém ficou para trás", disse ele, que é Chefe da Subseção de Saúde Operacional do Hospital de Aeronáutica de Manaus.

Após o resgate feito pelo helicóptero H-60 Black Hawk, do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), as vítimas foram levados para Tabatinga onde duas viaturas do Exército Brasileiro aguardavam para levá-los ao atendimento médico.

Segundo informações do Salvaero Amazônico, a aeronave em que estavam os sobreviventes declarou situação de emergência na noite de segunda-feira e caiu em seguida, nas proximidades de uma aldeia indígena, na região fronteiriça do Amazonas.

Conforme explica um dos pilotos, Tenente Lucas Santos Bezerra Lopes, a aeronave levou a bordo todos os equipamentos necessários ao resgate, além de uma equipe especializada, para fazer os primeiros socorros antes do transporte. A tripulação é composta por dois pilotos, três tripulantes, três militares de resgate, um médico e um enfermeiro.

"Um dos desafios que tivemos nessa missão foi que, pelo horário de decolagem, antes do nascer do sol, foi necessário o uso de óculos de visão noturna", afirma. Foram em torno de seis horas de voo e dois abastecimentos no trajeto da aeronave.

Pista do Aeroporto Internacional de BH está fechada após pouso de emergência

Uma aeronave da Latam, que fazia a rota Guarulhos (SP) Londres, teve que descer no aeroporto e pneus foram danificados. Empresa diz que 31 voos são afetados e pede que passageiros não se dirijam ao aeroporto.

G1 Mg E Tv Globo | Publicada em 20/12/2018 05:22 | Atualizado em 20/12/2018 07:38

A pista do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está fechada para pousos e decolagens na manhã desta quinta-feira (20). De acordo com a concessionária BH Airport, a pista foi fechada à 1h43, quando uma aeronave da Latam, que fazia a rota Guarulhos (SP) - Londres, teve que realizar um pouso de emergência no aeroporto. Até as 7h, sessenta e sete voos haviam sido cancelados.

A BH Aiport e a Latam informaram que todos os passageiros foram retirados em segurança. A aeronave Boeing 777 teve os oito pneus danificados, que terão que ser trocados na pista. Os materiais necessários devem vir de São Paulo. O fechamento deve durar até as 19h.

“As equipes do Aeroporto Internacional de BH e a Latam estão trabalhando em parceria para providenciar os equipamentos necessários para a troca”, disse a concessionária. Mas não há previsão de liberação da pista.

O que já se sabe até agora:
- Avião da Latam fez pouso de emergência à 1h43 em Confins;
- Voo fazia a rota Guarulhos (SP) - Londres;
- Até as 7h, sessenta e sete voos estavam cancelados;
- Passageira relatou que houve susto e choro dentro da aeronave;
- Fechamento deve durar até as 19h
- Passageiros não devem se dirigir ao terminal

Em nota, a Latam Airlines Brasil informou que o voo LA8084 partiu de São Paulo à 00h30 e alternou para Confins em razão de questões técnicas. “Em razão disso, 30 voos da companhia no terminal foram cancelados até as 19h e um alternado”, afirmou.

Uma das passageiras relatou o momento de tensão e disse que, conforme um comissário, o momento era de agradecer por estarem vivos. "O comissário disse se eu tinha fé, então agradeça porque não era para nenhum de nós estarmos conversando aqui”, contou.

Ainda segundo ela, houve um grande estrondo na hora do pouso, e os passageiros choraram.

“O comandante comunicou aos passageiros que havia uma falha elétrica e que era muito grave. E que a gente ia fazer um pouso de emergência. E daí, na hora que pousou, todo mundo se assustou bastante porque foi um estrondo muito grande. Todo mundo se segurou, chorou. Não podia ir no banheiro, não podia tomar água, não podia pegar a bagagem. A gente estava esperando abrir a porta de emergência para todo mundo passar”, falou.

Orientação aos passageiros

Todos os voos com destino a Belo Horizonte estão sendo direcionados a outros aeroportos. A orientação é que todos os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos antes mesmo do deslocamento.

A Latam pede aos passageiros que confirmem a situação dos voos diretamente na página Status de voos e não se dirigirem ao aeroporto”. Outra opção é que os passageiros liguem para 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil).

AGÊNCIA REUTERS


Azul assina pedido firme de 21 jatos Embraer E195-E2 no valor de US$1,4 bi


Paula Arend Laier | Publicada em 19/12/2018 09:42

SÃO PAULO (Reuters) - A Embraer disse nesta quarta-feira que fechou contrato com a companhia aérea Azul para um pedido firme de 21 jatos E195-E2 no valor de 1,4 bilhão de dólares a preço de lista, que será incluído na carteira de pedidos firmes (backlog) da fabricante de aviões do quarto trimestre deste ano.

A encomenda havia sido revelada em julho como uma carta de intenção e eleva os pedidos firmes com a Azul para 51 aeronaves do mesmo modelo, segundo o comunicado. Em 2015, a aérea fez pedido firme para 30 jatos E195-E2. A Azul é o operador de lançamento do E195-E2 e receberá a primeira aeronave em 2019.

JORNAL DO SENADO


Acordos internacionais passam pelo Plenário e vão a promulgação


Senado Notícias | Publicada em 19/12/2018 15:48

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (19) a confirmação de seis acordos internacionais feitos pelo governo brasileiro. Entre eles, a ratificação do Acordo Multilateral de Céus Abertos para os Estados da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC), que congrega 22 países da América Latina e do Caribe (PDS 151/2018).

O novo marco legal para a operação de serviços aéreos entre esses países envolve não apenas a harmonização de normas técnicas, mas o estabelecimento de acordos de liberação de tráfego entre as nações signatárias. O acordo ratificado pelos senadores traz compromissos sobre metas relacionadas à liberalização e melhoria dos serviços aéreos; dá a aeronaves dos países signatários o direito de sobrevoar outros territórios sem pousar, de fazer escalas não comerciais e de executar serviços, regulares ou não, de passageiros ou de cargas.

Cabo Verde

Outro projeto aprovado (PDS 105/2018) trata do acordo entre o Brasil e a República de Cabo Verde na área de defesa. Um dos objetivos é promover a cooperação com ênfase nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, de apoio logístico e de aquisição de produtos e serviços ligados ao setor. O acordo também vai buscar o compartilhamento de conhecimentos e experiências adquiridas em operações das Forças Armadas, incluindo operações internacionais de manutenção da paz, bem como de uso de equipamento militar nacional e estrangeiro.

Adiada instalação da comissão da MP que libera capital estrangeiro em empresas aéreas — Senado Notícias


Agência Senado | Publicada em 19/12/2018 16:58

Foi adiada para esta quinta-feira (20) às 10h, no Plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, a instalação do colegiado que analisará a medida provisória sobre o aumento da participação estrangeira em companhias aéreas (MPV 863/2018). A comissão mista, formada por deputados e senadores, deverá eleger o presidente e o vice. A medida provisória eleva de 20% para 100% o limite de participação estrangeira nas companhias.

O texto revoga as exigências do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA, Lei 7.565, de 1986), que determina, como critérios para a exploração de serviços aéreos públicos, que a companhia tenha sede no Brasil, com direção exclusivamente brasileira e com 80% do capital social nas mãos de brasileiros. O governo argumenta que essas definições impõem obstáculos ao desenvolvimento do transporte aéreo no país.

Ao abrir o setor aéreo ao capital externo, o Poder Executivo espera aumentar a competição e a desconcentração do mercado doméstico. A expectativa é o aumento da quantidade de cidades e rotas atendidas pelo transporte aéreo regular, a redução do preço médio das passagens, o aprimoramento de técnicas gerenciais e a incorporação de novas tecnologias no processo de gestão das empresas, além da diversificação de serviços e produtos e uma melhor conectividade da malha aérea doméstica com voos internacionais.

Após aprovado o parecer da comissão mista, a MP deverá ser votada nos Plenários da Câmara e do Senado. O fim do ano legislativo, em 22 de dezembro, contudo, adiará a análise da MP que deverá ficar para 2019. De acordo com a Constituição, o prazo de vigência de medidas provisórias é suspenso durante o recesso do Congresso, que acaba em 2 de fevereiro.

PORTAL DEFESANET


SAAB nomeia seu novo presidente da América Latina

A SAAB nomeou Fredrik Gustafson como o presidente da SAAB na AL a partir de 01JAN2019. Substitui Bo Torrested

Publicada em 19/12/2018 08:50


A SAAB nomeou Fredrik Gustafson como o presidente da SAAB na AL a partir de 01JAN2019. Substitui Bo Torrested

Atualmente, Fredrik Gustafson é o diretor geral de marketing e vendas para América Latina e atua no desenvolvimento e diversificação dos negócios da SAAB na região, contribuindo para o aumento da conscientização sobre a empresa e suas áreas de negócios em todos os mercados da América Latina.

Fredrik iniciou sua carreira na Força Aérea Sueca, em 1989, como oficial técnico. Ele começou a trabalhar para a SAAB em 2000 como gerente do programa de treinamento para clientes em Linköping, na Suécia.

Entre 2006 e 2010, Fredrik foi o gerente das campanhas do Gripen na Noruega e no Brasil, antes de ser nomeado para a área de Exportação Regional do Gripen na América Latina. Em 2015, Fredrik foi nomeado diretor geral de marketing e vendas para América Latina, cargo que ocupa atualmente.

"Estou muito motivado para assumir esta tarefa bastante desafiadora – será muito bom poder trabalhar com a equipe formada por Bo Torrestedt. Nos últimos cinco anos tivemos muitos êxitos em posicionar a SAAB como um parceiro estratégico para as forças de defesa da região e estou confiante de que continuaremos nesta jornada de sucesso na América Latina" disse Fredrik.

O atual presidente da SAAB para a América Latina, Bo Torrestedt, permanecerá no Brasil até o final de março dar todo o suporte necessário a Fredrik em uma transição tranquila de responsabilidades. Em seguida, Bo retornará à Suécia para assumir novos desafios dentro da SAAB.

A área que Fredrik passará a atuar na América Latina é muito importante e com grande potencial de crescimento e parcerias. Nos últimos anos, a SAAB conseguiu aumentar sua presença, garantindo relações fortes e estáveis com as forças armadas dos países da região.

A maneira de trabalhar da empresa, apoiando a cooperação industrial, a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de conteúdo local e promovendo o modelo de tripla hélice (indústria / governo / universidades), apresenta uma base sólida para o desenvolvimento contínuo dos negócios da SAAB na região.

A SAAB está presente na América Latina com um amplo portfólio de soluções e produtos de alta tecnologia, como o Gripen, Defesa Aérea de Base Terrestre, Torres Remotas, C4I, EW (Sistemas de Autoproteção), Gerenciamento de Assinaturas, Sistemas de Comunicação, Sistemas de Vigilância e Sistemas de Radar.