NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL O VALE (S.J. DOS  CAMPOS -SP)


Grupo do ITA entrega presentes de Natal para crianças no Pinheirinho


Redação | Publicada em 16/12/2019 12:44

Um grupo de 30 alunos e ex-alunos do mestrado e doutorado em engenharia aeronáutica do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) fez um evento no sábado (14) que distribuiu presentes e alegria para 650 alunos da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste de São José dos Campos.

O evento contou com brincadeiras, gincanas, oficina de pintura, pipoca, cachorro quente e refrigerante, além da presença de um Papai Noel distribuindo os presentes.

“Este projeto é uma tradição dos alunos do ITA. Realizamos esse tipo de ação social há dez anos. Buscamos instituições que realizem trabalho social para as crianças das comunidades de São José ou das redondezas e que sejam inspiradas em promover o desenvolvimento dessas pessoas no campo educacional, da saúde e da cidadania", afirmou Marx Thezolin, organizador do evento.

Para Elmarina Carvalho Machado, 50 anos, diarista e moradora na região sudeste, o trabalho garantiu diversão para as crianças da escola.

“Incentiva o espírito natalino. Minha filha Nayure, de 8 anos, adora a escola e está adorando a festa. Não quer ir embora", disse.

 

TV BRASIL - EBC


Japão testa drone capaz de transportar cargas pesadas

Aparelho é capaz de carregar pacotes de até 30 quilos

Nhk | Publicada em 16/12/2019 07:38

Uma empresa japonesa está realizando voos de teste de um drone capaz de transportar cargas pesadas.

A SkyDrive, com base em Tóquio, é a responsável pelo desenvolvimento do drone, capaz de carregar pacotes de até 30 quilos.

A aeronave também é capaz de descarregar sem ter que pousar, utilizando um sistema de cabos.
Representantes da empresa estão esperançosos de que o drone, de grande envergadura, seja utilizado para transportar itens até áreas que não são acessíveis de carro, como subidas íngremes de montanhas.

Os testes com o drone começaram este mês e ele vem sendo utilizado para transportar materiais de construção para uma área montanhosa na região central do Japão.

Outros drones de grande porte são capazes de transportar cargas que pesam alguns quilos, mas a empresa afirma que o seu equipamento é capaz de transportar uma carga ainda mais pesada em razão da sua "tecnologia de controle".

O objetivo final da empresa é que o drone seja capaz de sustentar uma carga de até 100 quilos.

Uma outra empresa, gigante da área de tecnologia da informação, iniciou este ano um serviço de entrega por drones de alimentos e outros produtos a turistas que visitam ilhas desabitadas no Japão.