NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Segunda vítima de explosão de barco morre em Cruzeiro do Sul


Publicada em 12/06/2019 00:01

Segunda vítima de explosão de barco morre em Cruzeiro do Sul

PORTAL R7


Embraer apresenta carro voador nos Estados Unidos


Publicada em 12/06/2019 10:19

Os carros voadores da ficção científica e dos filmes estão prestes a se tornar realidade. A brasileira Embraer apresentou um projeto nos Estados Unidos que pode ser uma alternativa para o trânsito caótico das grandes cidades.

PORTAL TERRA


Tráfego de helicópteros fez Uber desistir de testes com carro voador em SP

Falta de capacidade no espaço aéreo da capital paulista desmotivou empresa; Melbourne, na Austrália, e Dallas e Los Angeles, nos EUA, receberão pilotos até 2020

Luciana Dyniewicz | Publicada em 13/06/2019 05:10

O grande movimento de helicópteros no espaço aéreo de São Paulo foi um dos motivos que levaram o Uber a desistir de testar na cidade o "carro voador" em 2020. A empresa anunciou, na terça-feira, 11, que escolheu Melbourne, na Austrália, como primeira cidade fora dos Estados Unidos para estrear o projeto.

São Paulo estava na lista das finalistas ao lado de Paris, Mumbai e Tóquio, além de Melbourne. Nos EUA, Dallas e Los Angeles receberão os testes.

O diretor do Uber Elevate - programa de transporte aéreo da empresa -, Eric Allison, lembrou que a companhia já ofereceu um serviço de transporte por helicópteros na cidade em 2016. O projeto durou um mês e, nesse período, o Uber não conseguiu atender 95% das pessoas que demandavam uma viagem aérea.

"Não havia capacidade no espaço aéreo (…). Mas temos certeza de que isso pode ser superado. São Paulo tem uma ótima infraestrutura e muita gente acostumada a viajar desse jeito", disse.

O Uber pretende fazer os testes nas três cidades em 2020 e lançar o serviço comercialmente em 2023. Para isso, está trabalhando no desenvolvimento de eVtols (veículos elétricos para pouso e decolagem verticais) com empresas como Embraer, Boeing, Bell, Pipistrel, Karen e Jaunt.

Enquanto a tecnologia não é lançada, a companhia terá um serviço de helicópteros - agora permanente. A partir de julho, passageiros poderão pedir viagens em Nova York para ir de Manhattan ao Aeroporto John F. Kennedy. O trajeto custará entre US$ 200 e US$ 225 por pessoa. Ainda não há previsão de quando e se o serviço chegará no Brasil.

PORTAL METROPOLES (DF)


Efeito Bolsonaro: procura por cargos no Exército cresce 60,63% em 2019

Segundo levantamento do Gran Cursos Online, crescimento do interesse está relacionado com a maior oferta de vagas na corporação

Tácio Lorran | Publicada em 12/06/2019 11:10 | Atualizado em 12/06/2019 14:20

Como resultado da chegada do capitão da reserva Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, a procura por cargos para servir no Exército teve em um aumento de 60,63% nos três primeiros meses de 2019. É o que revela levantamento feito pelo Gran Cursos Online, empresa de capacitação de candidatos para concursos públicos.

Entre os principais pontos que revelam este crescimento do interesse dos brasileiros pela carreira militar, destacam-se as inscrições abertas no primeiro trimestre deste ano para preencher as vagas disponíveis para formação de Sargento, Militares Temporários e oportunidades destinadas a profissionais da Saúde e Capelania.

Segundo a empresa, um dos pontos da carreira nas Forças Armadas que atrai candidatos é a possibilidade de servir à segurança do país, bem como as altas remunerações e benefícios que tais as áreas garantem.

Dentro desse crescimento, o levantamento revelou que o Rio de Janeiro é, disparado, o estado que mais demonstra interesse na carreira militar, com um total de 175.337 interessados. Na sequência, aparecem São Paulo (91.395 interessados) e Minas Gerais (88.415 interessados). Confira, agora, o ranking dos estados mais interessados nas oportunidades das Forças Armadas:

Rio de Janeiro
175.337

São Paulo
91.395

Minas Gerais
88.415

Bahia
43.685

Rio Grande do Sul
41.894

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA ACRE - Governo remove mais quatro pacientes para Belo Horizonte


Mirla Miranda | Publicada em 12/06/2019 11:45

Mais quatro remoções de pacientes em estado grave serão realizadas nesta quarta-feira, 12, para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG). José Ortenízio Souza da Conceição, de 39 anos, foi levado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, até o aeroporto de Rio Branco, às 5h15 da manhã, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que seguiu para Cruzeiro do Sul, para o embarque de Antônio José de Oliveira, 33 anos. Ambos são vítimas da tragédia com uma embarcação no Rio Juruá, ocorrida no último dia 7.

A chegada destes pacientes em Belo Horizonte está prevista para às 15h30 desta quarta-feira,12. Os primeiros pacientes transferidos foram Umberto da Conceição de Oliveira, 38 anos, e o menor P. V. F. S, de quatro 4 anos. No dia 11, foram transferidos Valdir Torquato da Silva, 51, e Francisco Luna Dos Santos, 46 anos.

Jucicleia Ferreira da Silva, 42 anos, seguirá de Rio Branco para Goiânia. E Francisco Rodrigues de Oliveira, 60 anos, seguirá de Cruzeiro do Sul para em Brasília. A saída está prevista para 00h45 desta quinta-feira, 13, no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em Cruzeiro do Sul, quatro pacientes que estavam em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) apresentaram melhora e foram liberados para os leitos, que são: Francisco Rodrigues de Oliveira, 60 anos, João Oliveira da Silva, 32 anos, Francisco Rodrigues da Rocha, 55 anos
José Francisco do Nascimento, 49 anos, Todos estão em enfermaria e o quadro clínico é estável.

De acordo com a coordenadora da Central de Leitos e Cirurgias da Regulação Estadual do Acre, Paula de Faria Mariano, não há confirmação, por meio da Central Regulação do Acre, de outras transferências de pacientes no dia de hoje.

“Estamos aguardando a melhora em quadros clínicos para possíveis novas remoções. Garantir segurança para estes pacientes, durante a viagem, é nossa principal medida”, declara a médica.

O Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, (HPS), da Rede Fhemig, é uma das maiores referências do país, especializado em traumas e grandes queimados, além de ser considerado um patrimônio da saúde pública em Minas Gerais.

O governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), continua prestando toda a assistência tanto em Cruzeiro do Sul quanto na capital, Rio Branco, aos pacientes internados.