NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Arthur Nory e Bia Ferreira são eleitos os atletas do ano


Publicada em 11/12/2019 22:00

RADIO AGENCIA NACIONAL


Campanha promove vacinação em áreas de difícil acesso do Amapá

Áreas de difícil acesso no Amapá recebem ação para vacinar comunidades indígenas e ribeirinhas.

Renata Martins | Publicada em 11/12/2019 18:02

A Operação Gota começou nesta quarta-feira (11) e vai até dia 21 de dezembro.

As vacinas, que fazem parte do calendário nacional e são para várias faixas etárias, serão levadas aos locais de helicóptero da Força Aérea Brasileira, a FAB. A operação deveria ter ocorrido nessa terça (10), mas as chuvas e o mau tempo adiaram a chegada do material.

As comunidades de Vila Velha do Cassiporé e Vila Brasil, em Oiapoque, município amapaense que faz divisa com a Guiana Francesa, são as primeiras a receber o trabalho, previsto para começar nesta tarde.

As comunidades do Distrito do Sucuriju e Bom Jesus, no município de Amapá, também recebem a ação, além de quatro aldeias na Área Indígena de Pedra Branca do Amaparí.

A Operação Gota é parte do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e teve início em 1993, após a notificação de surtos de sarampo em populações indígenas.

PORTAL DEFESANET


FAB sedia reunião conjunta do Alto-Comando das Forças Armadas

Encontro ocorreu na sede do Comando da Aeronáutica

Publicada em 11/12/2019 10:05

O Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), sediou, nesta terça-feira (10), a 2ª Reunião do Alto-Comando das Forças Armadas. Estiveram presentes o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa (MD), Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; e membros do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e do Alto-Comando da Aeronáutica.

No encontro, foram abordados os principais programas e prioridades das Forças Armadas e do MD, além do compartilhamento de informações entre os Oficiais-Generais do Alto-Comando das Forças. A reunião contou com palestras do Ministro da Defesa e dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O Chefe do EMCFA e o Secretário-Geral do MD também fizeram apresentações a respeito das ações pertinentes aos respectivos Órgãos.

O Ministro da Defesa falou sobre o andamento das atividades no âmbito das três Forças e avaliou as últimas ações. "Fizemos um balanço do que aconteceu em 2019 e já visualizamos perspectivas para 2020. Nesse ano, as Forças Armadas responderam muito bem às demandas. Foi um ano fértil e produtivo”, completou. 

O Comandante da Aeronáutica também ressaltou a relevância do encontro. "Para nós, da Força Aérea, é uma satisfação muito grande poder recebê-los aqui, na última reunião do ano, para tratar dos assuntos de interesse das Forças Armadas e do Ministério da Defesa", falou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Aeronave da FAB chega ao Chile para apoio às buscas do C-130 desaparecido


Publicada em 11/12/2019 14:57

A aeronave P-3AM Orion, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou, às 12h40 (horário de Brasília), em Punta Arenas, no Chile, para auxiliar nas buscas ao avião C-130 da Força Aérea Chilena, que está desaparecido desde segunda-feira (09). 

O P-3AM decolou da Ala 11, no Galeão (RJ), na madrugada desta quarta-feira (11/12), e já está no local onde será a base de apoio das buscas.

Saiba mais sobre a aeronave da FAB engajada na operação:

P-3AM Orion

A Aeronave P-3AM é operada pelo Esquadrão Orungan (1º/7º Grupo de Aviação), sediado na Ala 12. O avião também utiliza diversos recursos eletrônicos, como sistema radar e FLIR (do inglês, Forward-Looking Infrared), que proporciona visão noturna, sendo possível localizar o objeto por meio do calor emitido por ele.

Com quatro motores, a aeronave tem grande autonomia, podendo permanecer em voo durante 16 horas. Seus sensores eletrônicos embarcados são altamente modernos. Essas características conferem ao P-3AM a capacidade estratégica de vigilância marítima de longo alcance.

Via - FAB

AEROFLAP - Primeiro Gripen E da Suécia cumpre voo inaugural com sucesso


Publicada em 11/12/2019 20:01

O primeiro Gripen E que será direcionado para a Força Aérea da Suécia já está voando, a aeronave cumpriu recentemente seu voo inaugural, realizado em Linkoping, na Suécia.

O voo foi conduzido pelos pilotos da Saab Försvarets Materielverk e Henrik Wänseth, que cumpriram um voo com algumas horas de duração

O novo caça já tem dois locais definidos para uso, um deles é a própria Força Aérea Sueca que terá 60 exemplares do caça e também a FAB, que terá primeiramente 36 unidades do Gripen NG, como também é conhecido.

A Saab conseguiu cumprir a meta de ter cinco caças Gripen E/F operacionais para a campanha de testes, sendo que uma aeronave será direcionada para a Força Aérea Brasileira.

Um dos destaques do Gripen Sueco é a o display WAD, produzido no Brasil e que equipa o cockpit do caça como o único local para ter informações de missão, pilotagem e sobre as condições da aeronave, adotando o melhor estilo Glass Cockpit. O display único foi desenvolvido no Brasil através da Elbit Systems, como colaboração para o programa do Gripen.