NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Gripen NG da Força Aérea Brasileira começa amanhã os ensaios de certificação


André Magalhães | Publicada em 09/09/2019 17:02

A SAAB informou por meio de sua conta oficial no Twitter que amanhã (10/09) começaram os ensaios de voo do Gripen E/NG, da FAB que fez seu primeiro voo no mês passado. 

Os múltiplos testes são necessários para que a segurança do voo e a eficiência do avião em um possível combate seja alcançados com êxitos. Além disso, certificações especiais deverão acontecer, no programa de teste que se estenderá até 2021.

As primeiras unidades do Gripen NG deverão chegar à FAB para o começo das operações em 2021, e os primeiros fabricados no Brasil no ano de 2024.

O fator decisivo de compra foi a transferência de tecnologia, o que aumenta o número de profissões e ajuda a indústria aeroespacial brasileira.

Construir o caça em solo nacional com tecnologias brasileiras é um grande avanço, ao todo são 6 empresas brasileiras envolvidas na construção do caça, dentre elas a AEL Systems, que desenvolveu uma tela WAD, de tamanho único e adaptado para o cockpit do caça.

Essa tela chamada de WAD não será usada apenas nos 36 Gripens da FAB, mas também nos caças suecos, mostrando assim um exemplo do compartilhamento de tecnologia.

AEROFLAP - FAB realiza evento de Portões Abertos na ALA 2, em Anápolis-GO


André Magalhães | Publicada em 09/09/2019 16:57

Aconteceu ontem, dia 8 de setembro, o tradicional portões abertos da ALA-2, em Anápolis-GO. O evento que começou às 09h00, e foi realizado até as 17h00 e reuniu algumas das principais aeronaves que compõe o cenário da aviação militar brasileira.

Aeronaves de caça como F-5EM (foto acima), estavam presente no evento e fizeram algumas passagens simulando ataque ao solo. Ainda no meio da aviação de caça, estava presente a Marinha do Brasil com dois caças AF-1 (A-4 Skyhawk).

O público presente pode fazer fotos destes e de outras aeronaves como o E-99 (Guardião), A-29 Super Tucano, R-35A (Learjet empregado em missões de reconhecimento).

A esquadrilha Fox baseada em Brasília também estava presente e fez duas demonstrações, sendo uma na parte da manhã e outra na parte da tarde.

Pontos de Destaque:

Um dos pontos de destaque foi a Esquadrilha da Fumaça que chegou à ALA 2 na parte da manhã e se apresentou às 16 fechando o evento. A demonstração foi completa e contou com manobras como Desfolhado, DNA, Tonneau com Alas Invertidos, Dorsão, Espelhão, dentre outras.

KC-390 FAB 2853

A cereja do bolo, foi o KC-390 FAB 2853, a aeronave foi a primeira a ser entregue à FAB, no último dia 4 em uma cerimônia que contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro e demais autoridades.

O KC-390 ficou em posição estática e o público presente e a imprensa credenciada pode fazer fotos da aeronave que irá marcar uma nova era dentro da aviação de transporte da FAB. Ao todo a FAB terá 28 unidades da aeronave.

A nova aeronave de numeração 2853 tem múltiplas funções, como realizar todo tipo de operação de transporte (incluindo lançamento de paraquedistas e de cargas), e também missões de reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate (SAR) e combate a incêndios.

Uma das missões do KC-390 é busca e salvamento ( SAR), o novo avião da FAB tem janelas como esta na lateral da fuselagem que facilitam a visualização do militar

A aeronave multimissão é a única da categoria que conta com o sistema de comando de voo por impulsos elétricos (fly-by-wire) que, além de reduzir a carga de trabalho da tripulação, também permite cumprir as demais missões com maior eficiência. Um exemplo é o lançamento de carga.

AEROFLAP - GRU Airport, FAB e Action Editora debatem modelo colaborativo para tomada de decisões, hoje e amanhã, no próprio Aeroporto


Anne Flores | Publicada em 09/09/2019 16:54

A Força Aérea Brasileira (FAB), o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo e a Action Editora realizam oSeminário Internacional A-CDM – O Futuro é Colaborativo, que ocorrerá em Guarulhos (SP), nos dias 9 e 10 de setembro. O evento tem como objetivo apresentar aos participantes o conceito A-CDM (do inglês airport collaborative decision making), modelo de tomada de decisões colaborativa, visando um novo patamar de eficiência para a comunidade aeronáutica no continente sul-americano.

Os dois dias serão compostos por palestras expositivas e workshops sobre o conceito A-CDM, que visa a melhoria do gerenciamento de fluxo e da capacidade de tráfego aéreo nos aeroportos, a redução de atrasos, a otimização de recursos e a diminuição dos impactos ambientais, o que resulta no aumento da capacidade operacional dos aeródromos.

O seminário irá reunir comunidade aeronáutica, órgãos internacionais da aviação civil, membros do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), companhias aéreas nacionais e internacionais, empresas

O credenciamento dos jornalistas e órgãos de imprensa deve ser feito por meio do link de inscrição no site do evento: www.seminarioacdm.com.br. Além disso, os inscritos devem enviar para o e-mail myrianmbas@decea.gov.br as seguintes informações:

– Nome completo e função;

– Número de identidade;

– Órgão da imprensa em que trabalha.

A entrega das credenciais será realizada no local e dias do evento, 9 e 10 de setembro (segunda-feira e terça-feira), no horário das 9h às 10h.

de serviços aeroportuários, órgãos governamentais, indústria aeronáutica mundial, imprensa, entre outros.