NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


NOTIMP 093/2020 - 02/04/2020

Publicado: 02/04/2020 - 08:27h
TV GLOBO - JORNAL NACIONAL

TV GLOBO - JORNAL HOJE

PORTAL UOL

JORNAL DO COMMERCIO (PE)

PORTAL G1

PORTAL R7

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO

MINISTÉRIO DA DEFESA

PORTAL DEFESANET

JORNAL FOLHA DE PERNAMBUCO

OUTRAS MÍDIAS

TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Boletim JN: Mandetta anuncia distribuição de 500 mil testes rápidos com ajuda da FAB


Jornal Nacional | Publicada em 01/04/2020

Em coletiva, o ministro da Saúde disse também que alunos do último ano de Fisioterapia e Farmácia e os do 5º e 6º ano de Medicina que quiserem, vão poder participar no auxílio aos profissionais de saúde como bolsistas. Médicos e enfermeiros que quiserem, vão poder trabalhar como voluntários no combate à Covid-19 em vários estados brasileiros.

TV GLOBO - JORNAL HOJE


Coronavírus: Avião da FAB carregado com insumos vai pousar em Recife nesta quarta (1º)

Ao todo, serão transportadas 14 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual, Álcool em Gel e medicamentos. Os mantimentos sairão da Base Aérrea de São Paulo (Basp) com destino ao Recife.

Publicada em 01/04/2020 13:59

PORTAL UOL


TV JORNAL - Avião da FAB com toneladas de equipamentos para combater o coronavírus chega ao Recife

Os materiais foram enviados pelo Ministério da Saúde para o Estado de Pernambuco

Robert Sarmento | Publicada em 01/04/2020 17:20

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Recife, nesta quarta-feira (01), trazendo nove toneladas de Equipamentos de Proteção Individual como luvas, máscaras e toucas, além de álcool em gel e testes rápidos de coronavírus, após partir de São Paulo. Os materiais foram enviados pelo Ministério da Saúde para Pernambuco.

Hospital para tratamento em Pernambuco

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) iniciou a montagem de um hospital de campanha totalmente equipado para o atendimento de casos da Covid-19 registrados em Goiana e região, na Zona da Mata Norte. A iniciativa faz parte de uma série de ações do grupo para combater a pandemia do coronavírus nas localidades onde o grupo FCA mantém fábricas: Betim (MG), Goiana (PE) e Córdoba (Argentina).

Produção de álcool 70% 

Um gesto de solidariedade! Profissionais do Instituto de Ciências Biológicas da UPE recebem doações e ao mesmo tempo produzem álcool 70% para mais de 50 instituições, como hospitais, polícias, bombeiros, entre diversas outras, que atuam no combate ao novo coronavírus. Essa corrente do bem, vem rendendo números impressionantes. Em 10 dias de trabalho, eles já produziram mais de 4 mil litros de álcool. 

JORNAL DO COMMERCIO (PE)


Avião da FAB desembarca no Recife com equipamentos para serem usados no combate ao coronavírus

Cerca de nove toneladas de materiais como álcool em gel, máscaras e testes para detecção do novo coronavírus serão distribuídas em Pernambuco e outros cinco estados do nordeste

Amanda Azevedo | Publicada em 01/04/2020 17:48

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe de São Paulo para o Recife, nesta quarta-feira (1°), cerca de nove toneladas de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas e toucas, além de álcool em gel e testes rápidos para detecção do novo coronavírus (covid-19). O material, enviado pelo Ministério da Saúde, será distribuído para unidades de saúde de Pernambuco e mais cinco estados do nordeste.

A aeronave C-130 Hércules aterrissou em solo pernambucano, no 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), no Jordão, Zona Sul do Recife, por volta das 17h. Ao todo, o Estado recebeu 13.200 toucas hospitalares, 33.600 aventais, 602.500 máscaras, 4 mil sapatilhas, 606 mil luvas, 2.440 óculos de proteção e 6.828 unidades de álcool etílico, totalizando pouco mais de 2,3 toneladas. A carga foi levada para um depósito estadual de medicamentos localizado na Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR).

Além de Pernambuco, serão beneficiados Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. O transporte para os outros estados deve acontecer entre a noite desta quarta-feira (1º) e a manhã desta quinta (2), em caminhões.

PORTAL G1


Paraíba vai receber mais de 553 mil equipamentos de proteção para combate ao coronavírus

Material enviado pelo Ministério da Saúde vai ser usado por profissionais em hospitais do estado para tratamento de pacientes da Covid-19.

Por G1 Pb | Publicada em 01/04/2020 09:28

A Paraíba vai receber do Ministério da Saúde mais de 553 mil equipamento de proteção para profissionais da saúde para o enfrentamento do coronavírus no estado. O material faz parte da cota de 40 milhões de equipamentos que o governo federal está enviando para estados e municípios de todo o país. A previsão é de que esses equipamentos cheguem aos estados do Norte e Nordeste até a quinta-feira (2).

O pacote de equipamentos enviados para a Paraíba é composto por:

3 mil unidades de álcool etílico, sendo 1.272 de 500 ml e 1.728 de 100 ml

1.280 óculos de proteção

274,5 mil luvas de proteção para procedimento não cirúrgico

2,5 mil sapatilhas

252,5 mil máscaras cirúrgicas

14 mil aventais

5,5 mil toucas hospitalares

A distribuição dos itens para os estados do Norte e do Nordeste vai ser feita com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), com o transporte de 18 toneladas em equipamentos. Os materiais foram adquiridos pelo Ministério da Saúde por meio de cinco editais de compra emergencial publicados entre os meses de fevereiro e março no Diário Oficial da União (DOU).

Apesar do envio do material para o estado, o Governo da Paraíba recolheu na terça-feira (31), em uma operação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), equipamentos médicos e hospitalares de cinco fornecedoras em João Pessoa e Campina Grande para evitar um possível desabastecimento de equipamentos durante os atendimentos de pacientes com Covid-19. O recolhimento foi regulamentado por um decreto publicado pelo governador João Azevêdo (Cidadania) na própria terça-feira.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, estão sendo adquiridos ainda 200 milhões de máscaras cirúrgicas, 40 milhões de máscaras N95, 1 milhão de frascos de álcool 500 ml, 1 milhão de frascos de álcool 100 ml, 240 milhões de luvas para procedimentos não cirúrgicos, 40 milhões de aventais, 80 milhões de aventais impermeáveis, 1 milhão de sapatilhas, 1 milhão de óculos de proteção, 120 milhões de toucas, 200 mil unidades de protetores faciais. Esses equipamentos de proteção incluem insumos comprados no exterior e devem chegar ao Brasil em até 30 dias.

“Os equipamentos fazem parte do reforço e organização da assistência hospitalar e ambulatorial do SUS que o Ministério da Saúde vem realizando junto aos estados brasileiros”, disse Roberto Ferreira Dias, diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde.

Forças Armadas fazem desinfecção da rodoviária de Natal em prevenção ao coronavírus

Ação aconteceu na noite desta terça-feira (31) com cerca de 40 militares do Exército e da Marinha do Brasil.

G1 Rn | Publicada em 01/04/2020 09:06

Militares das Forças Armadas fizeram a desinfecção da rodoviária de Natal, na noite desta terça-feira (31), em uma ação de prevenção ao coronavírus. O trabalho aconteceu à noite, após às 22h, fora do horário de funcionamento do terminal. Cerca de 40 militares participaram da ação.

De acordo com o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, formado pelo Exército, Marinha e Força Aérea, o horário foi escolhido para evitar a concentração de pessoas, o que facilitaria a aplicação de produtos químicos de maneira segura.

Desde a equipagem dos militares, orientação e limpeza do local, a ação durou aproximadamente duas horas.

A ação contou com militares do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) e da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ªBda Inf Mtz), habilitados para serem empregados em ações de prevenção ao novo coronavírus, como descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

Os militares que participaram são da Unidade de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR). Entre eles, 10 da Marinha e 10 do Exército que estão passando por formação na área.

Avião da FAB com nove toneladas de equipamentos de proteção individual e álcool em gel chega ao Recife

Material é para o combate ao novo coronavírus no estado. O envio faz parte da Operação Covid-19, do Ministério da Defesa com o apoio do Ministério da Saúde.

Por G1 Pe | Publicada em 01/04/2020 19:58

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) carregado com nove toneladas de equipamentos de proteção individual e álcool 70% em gel para o combate ao novo coronavírus pousou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na tarde desta quarta-feira (1º) (veja vídeo acima).

O avião, do modelo Hércules, partiu da base da força aérea, em Guarulhos, em São Paulo. O envio do material faz parte da Operação Covid-19, do Ministério da Defesa com o apoio do Ministério da Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que vai checar o material para definir como será feita a distribuição do material para a rede pública de saúde.

Coronavírus em Pernambuco

Até esta quarta (1º), o estado registrou 95 casos de pacientes com a doença Covid-19. Desse total, oito pessoas faleceram, ou seja, duas a mais do que no boletim divulgado na terça (31). Os dois novos óbitos em Pernambuco são de homens de 64 e 81 anos, moradores do Recife e de Olinda, respectivamente.

O comparativo com os dados divulgados na terça mostra o registro de oito novos casos: sete no Recife e um em Aliança, na Zona da Mata. Além dessas duas cidades, os casos estão espalhados em dez municípios pernambucanos e no arquipélago de Fernando de Noronha. Também há pacientes que passaram por Pernambuco, mas moram em outros estados e países.

PORTAL R7


FAB envia avião para transportar álcool em gel de São Paulo a Recife

Ao todo, serão transportadas nove toneladas de equipamentos de proteção individual, álcool em gel e medicamentos. Voo ocorre às 12h de hoje (1º)

Plínio Aguiar | Publicada em 01/04/2020 12:10 | Atualizado em 01/04/2020 16:15

A FAB (Força Aérea Brasileira) enviou nesta quarta-feira (1º) uma aeronave para transportar insumos para utilização no combate ao novo coronavírus. A missão, designada pelo Ministério da Defesa em apoio ao Ministério da Saúde, faz parte da operação Covid-19.

De acordo com a pasta, a aeronave utilizada é a C-130 Hércules. Ao todo, serão transportadas nove toneladas de equipamentos de proteção individual, álcool em gel e medicamentos.

O voo parte da Base Aérea de São Paulo com destino a Recife (PE). A decolagem de Guarulhos, município da região metropolitana da capital paulista, está prevista para 12h desta quarta, com pouso previsto em Recife às 16h.

Governo federal anuncia R$ 200 bilhões para combate ao coronavírus


Da Redação | Publicada em 01/04/2020 18:07

O governo federal anunciou o repasse de quase R$ 200 bilhões para complementação salarial em caso de redução de salário e da jornada de trabalho, crédito para financiamento da folha de pagamento, auxílio emergencial para autônomos e trabalhadores sem renda fixa, além de fundos de participação dos estados e município. Nesta edição do Boletim JR 24 Horas, veja também: Força Aérea Brasileira leva equipamentos contra o coronavírus a Recife.

Confira nas multiplataformas do Jornal da Record os quatro boletins diários que vão ao ar também na Record TV e ainda uma versão exclusiva para o digital.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Avião da FAB desembarca no Recife com 9 toneladas de materiais de saúde


Diogo Cavalcante | Publicada em 01/04/2020 17:25 | Atualizado em 01/04/2020 17:58

Chegou no Recife, na tarde desta quarta-feira (1º), um carregamento de cerca de nove toneladas de equipamentos de proteção individual (EPIs), álcool em gel, medicamentos e testes rápidos para abastecer hospitais e serviços de saúde de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em terras pernambucanas, ficará aproximadamente 2,4 toneladas desse material.

O conteúdo foi comprado através licitação emergencial do Ministério da Saúde para reforçar o estoque de cada estado. Em Pernambuco, o conteúdo ficará estocado no Almoxarifado Estadual de Medicamentos, na Muribeca, Jaboatão dos Guararapes. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ficará responsável por distribuir o material para cada unidade de saúde, de acordo com as necessidades de cada local.

O material embarcou às 13h35, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em Guarulhos, São Paulo, e desembarcou na Base Aérea da capital pernambucana às 17h.

“Se os profissionais de saúde adoecem, logicamente a capacidade de atendimento vai cair drasticamente. A gente precisa desse pessoal bem, porque são eles que vão atender todo mundo”, disse o ministro Henrique Mandetta, no material divulgado pela pasta na última segunda-feira (30).

A reportagem procurou o Ministério da Saúde e a SES para se manifestarem sobre o assunto e aguarda resposta.

Começa nesta quarta-feira a distribuição de 500 mil testes rápidos para todo o país


Agência Saúde | Publicada em 01/04/2020 17:08 | Atualizado em 01/04/2020 17:14

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (1º), a distribuição dos 500 mil testes rápidos para diagnóstico de coronavírus (Covid-19) no país. Os testes irão atender os profissionais que atuam nos serviços de saúde de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.

A logística de distribuição dos testes para a região Nordeste contará com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). O mesmo avião utilizado para envio dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os estados da região levará também 120,2 mil testes para o Nordeste. A carga já saiu da Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (COADI) do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

Paralelamente, o Sudeste, Sul e Centro-Oeste receberão os materiais por voos comerciais, cargueiros ou ainda por rodovias. Dos 500 mil testes rápidos, serão enviados 204,3 mil testes para o Sudeste, 71,8 mil para o Sul, 35,5 mil para o Centro-Oeste e 36,9 mil para a região Norte. A expectativa é de que todos os estados estejam abastecidos com essa primeira remessa dos testes rápidos até o fim da semana.

“Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Ele serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Muita gente vai ganhar imunidade grátis, não vão ter nem sintomas”, completou.

Os testes estão em análise pelo INCQS e o Ministério da Saúde está ajustando as instruções e elaborando uma nota informativa com recomendações e orientando o uso para garantir a adequada utilização pelos Estados e Municípios. O teste rápido será usado como uma ferramenta para auxílio complementar no diagnóstico da COVID 19. 

O restante dos testes rápidos doados pela Vale (4,5 milhões) deve chegar ao Brasil ainda no mês de abril. A previsão é de entrega de 1 milhão de testes por semana. Do montante de 500 mil testes já recebidos, parte vão compor uma reserva técnica do Ministério da Saúde e os demais estão sendo utilizados pelo INCQS na avaliação de qualidade.

Para quem os testes rápidos são indicados

Com resultado em até 20 minutos, os testes rápidos são indicados apenas para os profissionais dos serviços de saúde e da segurança. Os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. Vale lembrar, que esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico. Portanto, o teste deve ser usado como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico do COVID 19. Resultados negativos não excluem a infecção por SARS CoV 2.

Testes RT-PCR-Biologia Molecular

Além dos testes rápidos, o Ministério da Saúde já distribuiu também 54 mil testes de biologia molecular (RT-PCR), que identifica o Coronavírus logo no início da doença. O teste é usado para diagnosticar casos graves internados com o Covid-19. O objetivo do ministério é entregar, somando todos os testes rápidos e RT-PCR, quase 23 milhões de testes para diagnosticar a doença, seja por aquisição direta ou por meio de doações.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas realizam doação de sangue e desinfecção de hospitais de Brasília


Assessoria De Comunicação Social (ascom) | Publicada em 01/04/2020 10:34

Na terça-feira passada, (31), dois hospitais de Brasília foram desinfectados: o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A ação faz parte da Operação Covid-19, que ativou 10 Comandos Conjuntos espalhados por todo o Brasil e é coordenada pelo Ministério da Defesa.

A atividade das Forças Armadas, de combate e prevenção do Coronavírus em locais de grande circulação de pessoas, contou com a participação de uma equipe de 12 militares 16º Batalhão Logístico do Exército.

O trabalho de limpeza foi feito com a aplicação de uma substância à base de hipoclorito de sódio e sabão neutro, nas áreas externas dos hospitais. A higienização teve a duração de 30 minutos, na eliminação de bactérias, vírus e outros agentes biológicos.

Em conjunto com a operação de descontaminação das Forças Armadas, foi também realizada a campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília.

A campanha é realizada anualmente, com a intenção de manter o banco de sangue em níveis adequados às necessidades. O Hemocentro ganhou um reforço maior por parte dos militares, disseminando a importância da doação neste momento de pandemia.

“Doar sangue é sempre importante. Muitos pacientes precisam de sangue, como aqueles que estão passando por procedimentos cirúrgicos e pessoas com doenças hematológicas hereditárias. Não há outra fonte de sangue, a não ser a solidariedade dos doadores”, destaca Alexandre Nonino, diretor-executivo do Hemocentro.

Forças Armadas continuam empregando esforços na luta contra a Covid 19


Por Tenente Raquel Alves E Mariana Alvarenga | Publicada em 01/04/2020 16:01

Brasília (DF), 01/04/2020 - A Operação Covid-19 está em seu 10º dia de atuação, com ações de 10 Comandos Conjuntos por todo o Brasil. O efetivo aumenta a cada dia, sendo contabilizado nesta quarta-feira (01) mais de 22 mil militares empregados em diversas atividades.

Hoje (01), uma aeronave Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira, decolou de Guarulhos (SP) para Recife (PE) transportando cerca de nove toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel. Os EPIs serão utilizados por profissionais de saúde que realizarem atendimentos dos pacientes infectados pelo Coronavírus, bem como também serão distribuídos álcool em gel para essas três localidades. Os produtos foram adquiridos pelo Ministério da Saúde.

Na Região Sul, militares confeccionam e distribuem lanches para caminhoneiros na fronteira do Brasil com o Uruguai, com o apoio de comerciantes de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. Em Bagé, no mesmo estado, equipes do Exército apoiam a Defesa Civil nas três barreiras sanitárias montadas nas entradas do município. Elas desinfetam pneus de veículos de passeio, coletivos e caminhões, com detergente fornecido pela Vigilância Sanitária.

Ainda no Sul, em Santa Maria, militares apoiam a prefeitura na vacinação contra a gripe H1N1. Além disso, o Parque Regional de Manutenção realiza a fabricação de máscaras para a proteção contra a Covid-19.

Em Sergipe, na Região Nordeste, equipes do Exército organizam filas para a distribuição de cestas básicas. Já no Ceará, os militares passam por capacitação de Defesa Biológica, Nuclear, Química, Radiológica (BNQR) para serem posteriormente empregados na desinfeção de terminais rodoviários, ferroviários e metroviários em Fortaleza e Região Metropolitana.

A Operação Covid-19
A Operação Covid-19 foi iniciada em 21 de março para apoiar estados e municípios no enfrentamento à pandemia de coronavírus no país. Para essa missão, foram ativados 10 Comandos Conjuntos responsáveis por realizar apoio logístico e ações como desinfecções de espaços públicos, montagem de hospitais de campanha, auxílio à população em quarentena, dentre diversas outras ações.

PORTAL DEFESANET


Força Aérea atua no combate à COVID-19

Instituto de Psicologia da Aeronáutica oferece suporte para profissionais da saúde¹

Agência Força Aérea | Publicada em 01/04/2020 10:40

Instituto de Psicologia da Aeronáutica oferece suporte para profissionais da saúde

O Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) lançou um canal de comunicação por telefone dedicado, exclusivamente, à escuta, acolhimento e suporte psicológico, para os Profissionais de Saúde da Aeronáutica que estão na linha de frente do combate à COVID-19. 

A ação tem como propósito aumentar a resiliência e auxiliar esses profissionais na busca por estratégias funcionais de enfrentamento ao estresse causado por eventos potencialmente traumáticos.

O canal de comunicação é orientado pelo PCA 30-106 "Plano de Contingência do Comando da Aeronáutica para a COVID-19"; pela Resolução 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que autoriza a oferta online de atendimentos psicológicos, a supervisão técnica e outras facilidades.

O serviço de Suporte Psicológico é orientado, ainda, pela "Nota Orientativa às(aos) Psicólogos(as): Trabalho Voluntário e Publicidade em Psicologia, diante do Coronavírus (COVID-19)" do Conselho Federal de Psicologia.

Suporte psicológico 24 horas

Segundo o Diretor do IPA, Coronel Aviador Bruno Pedra, o serviço é oferecido por uma equipe de psicólogos voluntários em regime de plantão de sobreaviso 24 horas e em teletrabalho. O telefone de contato, para o profissional de saúde da FAB que precisa de acolhimento, orientação e suporte é: (21) 98744-3019.

Força Aérea atua no combate à COVID-19 em Guarulhos-SP

Militares da Base Aérea de São Paulo (BASP), sob orientação do Comando Conjunto do Sudeste, iniciaram nesta segunda-feira (30), um trabalho de apoio ao Centro de Combate ao Coronavírus, localizado em Guarulhos (SP).

O Centro começou a funcionar no dia 27 de março, fazendo a triagem de pessoas suspeitas de infecção pela COVID-19, atendendo pelo sistema drive-thru e aos pedestres que buscam um diagnóstico. Os pacientes são identificados e, quando apresentam sintomas, ficam em observação, são submetidos a exames e encaminhados a atendimento hospitalar, quando necessário.

O Coordenador da Missão em Guarulhos, Tenente de Infantaria João Lourenço Espolaor Neto, explicou que a participação da FAB na força-tarefa consiste em cooperar com o controle do trânsito nas vias de acesso ao local, direcionando o fluxo de veículos e pedestres, mediante uma triagem inicial, informando, ainda, sobre formas de prevenir o contágio. “Estamos integrando ainda mais as Forças Armadas com a população”, completou.

Segundo o Secretário Adjunto da Saúde de Guarulhos, Luiz Fernando Ribeiro de Castro, a participação da Força Aérea é fundamental no combate à COVID-19. “Isso porque nos fornece, nesse momento tão inusitado de comoção social, seu apoio e segurança, nos dando a sensação de que tudo vai acabar bem”, destacou.

A estudante Lauane Martins esteve no local e informou que chegou com medo e cheia de dúvidas. “Foi muito esclarecedor o atendimento que recebi. É muito importante saber que podemos contar com a Força Aérea, com certeza voltarei mais tranquila para casa”, declarou.

JORNAL FOLHA DE PERNAMBUCO


FAB transporta equipamentos e medicamentos para o Recife

Ao todo, serão transportadas 14 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual, Álcool em Gel e medicamentos

Portal Folhape | Publicada em 01/04/2020 11:03

Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) fará, nesta quarta-feira (1º), o transporte de insumos para utilização no combate à Covid-19.

Ao todo, serão transportadas 14 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual, Álcool em Gel e medicamentos. Os mantimentos sairão da Base Aérea de São Paulo (Basp) com destino ao Recife.

A missão, interministerial, designada pelo Ministério da Defesa em apoio ao Ministério da Saúde, faz parte da Operação Covid-19.

A decolagem de Guarulhos (SP) está prevista para esta quarta-feira, às 12h (Horário de Brasília), com pouso previsto em Recife para 16h (Horário de Brasília). 

OUTRAS MÍDIAS


MINISTÉRIO DA SAÚDE - Começa hoje a distribuição de 500 mil testes rápidos para todo o país

Os testes rápidos vão atender profissionais que atuam nos serviços de saúde e segurança do país. Outros 4,5 milhões de testes rápidos chegarão ao Brasil nas próximas semanas

Tatiana Alarcon | Publicada em 01/04/2020 15:33

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (1º), a distribuição dos 500 mil testes rápidos para diagnóstico de coronavírus (Covid-19) no país. Os testes irão atender os profissionais que atuam nos serviços de saúde de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. Este é o primeiro lote de um total de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde.

A logística de distribuição dos testes para a região Nordeste contará com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). O mesmo avião utilizado para envio dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os estados da região levará também 120,2 mil testes para o Nordeste. A carga já saiu da Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (COADI) do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

Paralelamente, o Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste receberão os materiais por voos comerciais, cargueiros ou ainda por rodovias. Dos 500 mil testes rápidos, serão enviados 204,3 mil testes para o Sudeste, 71,8 mil para o Sul, 35,5 mil para o Centro-Oeste e 36,9 mil para a região Norte. A expectativa é de que todos os estados estejam abastecidos com essa primeira remessa dos testes rápidos até o fim da semana.

“Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Ele serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Muita gente vai ganhar imunidade grátis, não vão ter nem sintomas”, completou.

Os testes estão em análise pelo INCQS e o Ministério da Saúde está ajustando as instruções e elaborando uma nota informativa com recomendações e orientando o uso para garantir a adequada utilização pelos Estados e Municípios. O teste rápido será usado como uma ferramenta para auxílio complementar no diagnóstico da COVID 19. 

O restante dos testes rápidos doados pela Vale (4,5 milhões) deve chegar ao Brasil ainda no mês de abril. A previsão é de entrega de 1 milhão de testes por semana. Do montante de 500 mil testes já recebidos, parte vão compor uma reserva técnica do Ministério da Saúde e os demais estão sendo utilizados pelo INCQS na avaliação de qualidade.

PARA QUEM OS TESTES RÁPIDOS SÃO INDICADOS

Com resultado em até 20 minutos, os testes rápidos são indicados apenas para os profissionais dos serviços de saúde e da segurança. Os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. Vale lembrar, que esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico. Portanto, o teste deve ser usado como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico do COVID 19. Resultados negativos não excluem a infecção por SARS CoV 2.

TESTES RT-PCR - BIOLOGIA MOLECULAR

Além dos testes rápidos, o Ministério da Saúde já distribuiu também 54 mil testes de biologia molecular (RT-PCR), que identifica o Coronavírus logo no início da doença. O teste é usado para diagnosticar casos graves internados com o Covid-19. O objetivo do ministério é entregar, somando todos os testes rápidos e RT-PCR, quase 23 milhões de testes para diagnosticar a doença, seja por aquisição direta ou por meio de doações.

PORTAL NO DETALHE - Avião da FAB desembarca no Recife com 9 toneladas de materiais de saúde


No Detalhe | Publicada em 01/04/2020 19:20

Chegou no Recife, na tarde desta quarta-feira (1º), um carregamento de cerca de nove toneladas de equipamentos de proteção individual (EPIs), álcool em gel, medicamentos e testes rápidos para abastecer hospitais e serviços de saúde de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em terras pernambucanas, ficará aproximadamente 2,4 toneladas desse material.

O conteúdo foi comprado através licitação emergencial do Ministério da Saúde para reforçar o estoque de cada estado. Em Pernambuco, o conteúdo ficará estocado no Almoxarifado Estadual de Medicamentos, na Muribeca, Jaboatão dos Guararapes. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ficará responsável por distribuir o material para cada unidade de saúde, de acordo com as necessidades de cada local.

O material embarcou às 13h35, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em Guarulhos, São Paulo, e desembarcou na Base Aérea da capital pernambucana às 17h.

“Se os profissionais de saúde adoecem, logicamente a capacidade de atendimento vai cair drasticamente. A gente precisa desse pessoal bem, porque são eles que vão atender todo mundo”, disse o ministro Henrique Mandetta, no material divulgado pela pasta na última segunda-feira (30).

A reportagem procurou o Ministério da Saúde e a SES para se manifestarem sobre o assunto e aguarda resposta.

Por: Diário de Pernambuco

JORNAL OPÇÃO (TO) - Ministério da Saúde inicia distribuição de teste rápidos pelo Brasil

Primeira remessa, doada pela Vale, será de 13.717

Por Fernanda Santos | Publicada em 01/04/2020 19:28

Nesta quarta-feira, 1, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 500 mil testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus. Eles serão enviados para profissionais que atuam em todo país, agentes de segurança (policiais, bombeiros e guardas civis) que tenham sintomas de síndrome gripal. Este é o primeiro lote de 5 milhões de testes rápidos adquiridos pela empresa Vale e doados ao Ministério da Saúde.

Goiás irá receber, neste primeiro momento, 13.717 testes rápidos. Já os testes RT-PCR serão 2.064 recebidos pelo MS.

Primeiro, a Força Aérea Brasileira (Fab) irá levar 120,2 mil testes rápidos, juntamente com equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos os estados da região Nordeste. A carga já saiu da Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (COADI) do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

Os estados pertencentes ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste receberão os materiais por meio de voos comerciais, cargeuros ou por rodovias. Serão 204,3 mil testes enviados para a região Sudeste, 71,8 mil para o Sul e 35,5 mil para o Centro-Oeste. A região Norte irá receber 36,9 mil materiais. A previsão é que os equipamentos chegarão a todos os estados até o fim de semana.

“Os testes rápidos devem ser feitos somente após o sétimo dia do início dos sintomas. Ele serve apenas para marcar se a pessoa tem ou não o anticorpo que combate o vírus. Vai mostrar se você já teve no passado, e nesse caso está imune, ou se tem o vírus no período latente da doença”, explicou Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde.

Os outros 4,5 milhões de testes devem chegar no decorrer do mês de abil. A previsão é de 1 milhão de testes rápidos entregues por semana.

Indicações

Os testes rápidos são indicados apenas para os profissionais dos serviços de saúde e da segurança. Esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio de diagnóstico. Ele verifica se o organismo produziu anticorpos para combater a Covid-19, por isso deve ser realizado apenas sete dias após o aparecimento de sintomas típicos da gripe, como tosse, febre congestão nasal e dificuldades para respirar.

Testes RT-PCR

O MS já distribuiu 54 mil teste de biologia molecular (RT-PCR) para os estados. Este teste identifica a Covid-19 logo no começo da doença. Ele é utilizado em casos graves internados. O objetivo é distribuir 23 milhões destes testes.

FOLHA PE - Avião com insumos para combate ao coronavírus chega ao Recife

Outras cidades do Brasil também receberão produtos como álcool gel, medicamentos e testes para Covid-19

Yuri Teixeira | Publicada em 01/04/2020 19:28

A aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao Recife, na tarde desta quarta-feira (1º), transportando aproximadamente nove toneladas de insumos para utilização da população no combate à Covid-19. A missão foi designada pelo Ministério da Defesa em apoio ao Ministério da Saúde, faz parte da Operação Covid-19.

Além de Pernambuco, outros cinco estados do Nordeste serão contemplados com a iniciativa. Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte também terão à disposição produtos como álcool gel, medicamentos e testes para Covid-19. As cargas destinadas às respectivas cidades saem do Recife nesta quinta-feira (2).

Aproximadamente 2,3 toneladas ficarão em solo pernambucano. Dos itens recebidos, o Estado terá à disposição 6.828 unidades de álcool etílico, 2.440 óculos de proteção, 13.200 toucas hospitalares, quatro mil sapatilhas, 33.600 aventais, 602.500 máscaras e 606 mil luvas. Todo conteúdo ficará estocado no Almoxarifado Estadual de Medicamentos, em Jaboatão dos Guararapes.

Vale lembrar que, até o momento, Pernambuco registra 95 casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus, além de oito mortes.

RENOVA MÍDIA - FAB leva toneladas de materiais contra coronavírus ao Nordeste

9 toneladas de equipamentos para utilização no combate ao coronavírus estão a caminho do Recife.

Tarciso Morais | Publicada em 01/04/2020 19:15

O governo Jair Bolsonaro liberou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para levar equipamentos de proteção individual (EPIs) e álcool em gel para três cidades da região Nordeste: 

  • Recife (PE);
  • São Luis (MA);
  • Belém (PA). 

A aeronave C-130 Hércules deixou o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta do meio dia desta quarta-feira (1º).

O primeiro voo da aeronave está transportando 9 toneladas de equipamentos ao Recife, capital de Pernambuco.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais, a FAB divulgou o abastecimento e a decolagem da aeronave com destino ao Nordeste. Confira abaixo:

 

REPÚBLICA DE CURITIBA - Força Aérea leva 9 toneladas de equipamentos para combate do Coronavírus no Nordeste


Da Redação | Publicada em 01/04/2020

A Força Aérea Brasileira divulgou através das redes sociais detalhes da Operação COVID-19. A Força está emepenhada na Operação de levar equipamentos médicos para o Nordeste.

Para a operação, a FAB utiliza aviões de transporte Hérculos C-130.

9 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual e Álcool Gel rumo a Recife (PE).

TV JORNAL (PE) - Avião da FAB com toneladas de equipamentos para combater o coronavírus chega ao Recife

Os materiais foram enviados pelo Ministério da Saúde para o Estado de Pernambuco

Robert Sarmento | Publicada em 01/04/2020 17:20

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Recife, nesta quarta-feira (01), trazendo nove toneladas de Equipamentos de Proteção Individual como luvas, máscaras e toucas, além de álcool em gel e testes rápidos de coronavírus, após partir de São Paulo. Os materiais foram enviados pelo Ministério da Saúde para Pernambuco. Veja o vídeo abaixo.