SAÚDE- Esquadrão da FAB transporta órgão para transplante em Recife

Publicado: 24/01/2012 17:46
Imprimir
Fonte: VI COMAR

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no domingo (22/1) uma missão de transporte de órgãos humanos. O avião, do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA-6), decolou da Base Aérea de Brasília às quatro horas da manhã em direção à Base Aérea de Recife. O fígado do doador, que tinha 38 anos, foi transplantado em uma criança de 11 anos e num paciente de 58 anos, ambos residentes em Pernambuco. 

A operação foi coordenada pela Chefe do Sexto Serviço Regional de Saúde (SERSA-6), Tenente Ana Cláudia Passos, em conjunto com o SALVAERO, a Central de Órgãos de Brasília e Pernambuco e o INCOR.

“Quando a tripulação foi acionada pouco depois da meia-noite, tivemos a certeza de que fazíamos parte de um grande conjunto trabalhando para salvar uma vida”, ressalta o Capitão Aviador André Maia, comandante da aeronave.

No início do mês, a FAB também realizou outra missão de transporte de órgão. Dessa vez, um coração foi trazido do Rio de Janeiro para Brasília, em uma aeronave C-95 Bandeirante, para salvar a vida de uma criança de menos de dois anos de idade.