SOCIAL

Ministérios da Defesa e da Educação ampliarão Projeto Soldado Cidadão em 2012

Publicado: 08/11/2011 12:31
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O Projeto Soldado Cidadão será ampliado a partir do ano que vem. O acordo de cooperação assinado na segunda-feira (7/11) entre o Ministro da Defesa, Celso Amorim, e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, prevê a qualificação de 35000 militares em 2012. No mesmo dia da assinatura do convênio, foi realizada a entrega do Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão à Base Aérea do Galeão, no Teatro da Poupex, em Brasília.

Os recursos virão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação. De acordo com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a parceria com o Pronatec vai se estender aos Ministérios do Trabalho, Desenvolvimento Social e Turismo.

“Nós temos uma missão dada pela Presidente Dilma quando criou o Pronatec, a de qualificar, tecnicamente, oito milhões de brasileiros até 2014”, ressaltou o Ministro.

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, lembrou que as escolas das Forças Armadas são modelos de educação para as outras instituições do país e que o Projeto Soldado Cidadão é uma oportunidade de qualificação para os jovens que passam pelo serviço militar obrigatório que não deve ser desperdiçada.

Projeto Soldado Cidadão

Uma das preocupações das Forças Armadas é a volta do soldado ao mercado de trabalho depois do período de serviço militar. O projeto Soldado Cidadão procura responder a esta demanda e tem conseguido resultados positivos nas unidades participantes. Em nove anos, cerca de 165.000 jovens já passaram pelos cursos técnicos do programa em todo o Brasil.