SOLENIDADE

Militares da FAB são condecorados com a Medalha Mérito Desportivo Militar

O Ministro da Defesa agraciou, nesta sexta-feira (06), personalidades civis e militares, na Ala 1, em Brasília (DF)
Publicado: 07/03/2020 11:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Foi realizada, nesta sexta-feira (06/03), a cerimônia de imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar, presidida pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que, conforme disposto na Portaria 604/GM-MD, de 6 de fevereiro de 2020, concedeu a Medalha a 146 personalidades civis e militares, sendo 29 da Força Aérea Brasileira (FAB), da ativa e veteranos.

A solenidade ocorreu no Hangar do Grupo de Transporte Especial (GTE), na Ala 1, em Brasília (DF), e contou com a presença da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Regina Alves; do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; da Senadora da República Leila Gomes e do Deputado Federal Osmar Terra.

O Ministro foi recebido pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, que representou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Também estiveram presentes na cerimônia o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares, entre outras autoridades e convidados.

Para o Ministro Fernando Azevedo e Silva, a honraria é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na área desportiva. “É uma honra entregar a Medalha Mérito Desportivo Militar, um símbolo da gratidão do Ministério da Defesa pela marcante contribuição de cada um dos agraciados”, enfatizou.

Para o Tenente-Brigadeiro Lourenço, um dos homenageados, a Medalha é uma condecoração voltada para a sociedade brasileira. “A importância dela está na valorização, tanto dos atletas, quanto das pessoas que apoiam o esporte nacional”, ressaltou.

O Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, também foi condecorado e falou sobre a importância do esporte. “O esporte é uma atividade muito importante não só na vida militar, mas também na vida das pessoas como um todo”, enfatizou.

Militares da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) também foram agraciados, entre eles o Vice-Presidente, Coronel Aviador Luiz Henrique Velasco Braga. “Este é o momento de valorização de todo o trabalho efetivado em prol do desporto militar nacional”, disse.

O Tenente Mateus da Cunha Santos, também da CDA, destacou a importância da comenda. “É o reconhecimento pelo trabalho em quatro mundiais militares e por toda a divulgação do esporte da Força Aérea”, afirmou.

Para o Suboficial Arthur Mauro Dias Baptista, a homenagem significa mais apoio ao esporte. “Realizamos um trabalho incansável, que não tem hora para começar ou terminar. Estou muito feliz em ver os resultados e ter este reconhecimento”, comentou.

O Cabo Ricardo Ferreira Araújo da Silva, atleta de natação e pentatlo aeronáutico, comemorou o recebimento da honraria. “Como atleta, este é o coroamento do nosso trabalho”, destacou.

Medalha

Criada pelo Decreto nº 5.958, de 7 de novembro de 2006, destina-se a agraciar os militares das Forças Armadas brasileiras, os civis brasileiros, os policiais militares e os bombeiros militares brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais, além dos militares e civis brasileiros e estrangeiros, Organizações Militares e Instituições civis nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do país ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

Confira aqui a lista dos agraciados da FAB.

Fotos: Sargento Bianca Viol / Soldado T. Amorim (CECOMSAER)

 

imagens/original/39968/01.jpg
imagens/original/39968/02.jpg
imagens/original/39968/03.jpg
imagens/original/39968/04.jpg
imagens/original/39968/05.jpg
imagens/original/39968/06.jpg
imagens/original/39968/07.jpeg
imagens/original/39968/08.jpg
imagens/original/39968/09.jpg
imagens/original/39968/10.jpg
imagens/original/39968/11.jpg
imagens/original/39968/12.jpg
imagens/original/39968/13_MEDALHA.JPG