NUBAST recebe novas peças para acervo do museu

Publicado: 03/08/2009 16:21
Imprimir
Fonte: NUBAST

Foram incorporadas, no dia 27, novas peças ao acervo do Museu de Aeronáutica de Santos. Dentre os diversos itens recebidos destacam-se algumas relíquias da história da Aeronáutica como: os motores do Demoseille, a Nacele original do 14 BIS, o Cesto original do Balão Brasil de Santos Dumont e uma imagem de Nossa Senhora do Loreto – Padroeira dos Aviadores, que veio diretamente da Itália, entre outros.

O acervo do Museu de Aeronáutica, inicialmente, estava exposto na Oca, situado no Parque do Ibirapuera – SP. Após ter sido revogada a concessão de uso do espaço, a Fundação Santos Dumont foi obrigada a transferir o acervo para um depósito situado no Parque CEMUCAM, em Cotia-SP. O novo local não era apropriado para a guarda do valioso acervo devido a umidade do ar e outros fatores.

A transferência do 1º/11º Grupo de Aviação para a Base Aérea de Natal possibilitou à Base Aérea de Santos firmar convênio entre o Comando da Aeronáutica e a Fundação Santos Dumont, por possuir espaço disponível, para preservar aquilo que representa a memória da Aeronáutica nacional e criar o Museu de Aeronáutica de Santos, que tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da Aviação Brasileira, cultuando a memória e promovendo a perene homenagem às obras dos pioneiros brasileiros da navegação aérea.

imagens/original/4065/cesto.jpg
imagens/original/4065/cesto 2.jpg
imagens/original/4065/biblioteca.jpg
imagens/original/4065/chapéu santos dumont.jpg
imagens/original/4065/motores demoiselle.jpg
imagens/original/4065/nossa sra loreto.jpg
imagens/original/4065/sala santos dumont.jpg
imagens/original/4065/sala santos dumont2.jpg