MEDICINA AEROESPACIAL

IMAE comemora 26º aniversário e realiza 8ª Jornada Científica

Criado em 1993, Instituto dedica-se ao campo da Medicina Aeroespacial e da Saúde Operacional
Publicado: 19/11/2019 19:16
Imprimir
Fonte: IMAE, por Sargento Caldas
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE) comemorou o seu 26º aniversário, com programação especial nos dias 13 e 14 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Criado em 1993, o IMAE dedica-se ao ensino, à pesquisa, ao aperfeiçoamento, ao treinamento e à instrução no campo da Medicina Aeroespacial e da Saúde Operacional, bem como ao desenvolvimento de ações de Evacuação Aeromédica (EVAM) e de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

A cerimônia militar alusiva ao 26° aniversário do Instituto foi presidida pelo Comandante da Universidade da Força Aérea, Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto. Na ocasião, ocorreu a imposição da Medalha Militar a quatro militares do efetivo, pelos bons serviços prestados por 20 e 10 anos; a entrega do prêmio de Graduado Padrão 2019; e uma homenagem à Diretoria de Saúde da Aeronáutica. A programação contou, ainda, com a Reunião Anual de Médicos de Esquadrão, que contou com a presença de dez médicos que atuam, diuturnamente, no cumprimento de suas missões em Unidades Aéreas da FAB.

Jornada Científica

Como parte da programação, a 8ª Jornada Científica do IMAE ocorreu no dia 14 de novembro, com o tema “A Atuação da Equipe de Saúde na Medicina Aeroespacial e de Desastres”. Palestras e "mesas-redondas" trataram de temas variados, tais como o desastre em Brumadinho (MG) e a doença descompressiva como intercorrência de voos simulados em câmara hipobárica. O evento também contou com a apresentação de diversos trabalhos científicos na modalidade de pôster. 

De acordo com a Tenente Grace Guindani Vidal, pesquisadora e avaliadora dos trabalhos científicos apresentados, a jornada científica foi uma experiência enriquecedora. “As mesas-redondas trataram de temas atuais, trouxeram uma carga de conhecimento muito grande e visualizamos a aplicação da teoria na prática. A jornada propiciou crescimento profissional não só para quem trabalha no Instituto, mas também para quem foi prestigiar o evento”, declarou.

 

Fotos: Tenente Costa