HOMENAGEM

Solenidade em Brasília celebra o Dia Internacional dos Peacekeepers

A cerimônia contou com a presença de representantes das três Forças
Publicado: 27/05/2019 20:56
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente Coronel Santana

O dia 29 de maio tem significado especial para os militares que participam ou já participaram de uma Operação de Paz. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data como o Dia Internacional dos Peacekeepers. Lembrada em todo o País pelas organizações das Forças Armadas, a cerimônia comemorativa foi realizada nesta segunda-feira (27), no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília (DF).

A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa interino, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Aeronáutica, e contou com a participação de representantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O evento homenageou os chamados "capacetes azuis" de ontem e de hoje. Foram também lembrados aqueles que perderam suas vidas em missões da ONU, para a manutenção da paz em zonas de conflito.

Durante a cerimônia, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Senhor Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. O texto destacou que "o Brasil se orgulha de sua contribuição para a paz internacional, no decorrer do tempo que remonta à Liga das Nações, predecessora da ONU". "A participação brasileira em missões de paz se traduz não apenas em um importante componente de nossa estratégia de inserção internacional, mas também como fator agregador de experiências para o emprego das Forças Armadas”, diz a Ordem.

Ao longo de mais de sete décadas, em torno de um milhão de homens e mulheres, procedentes de 120 países, serviram à bandeira das Nações Unidas. São 71 operações de missão de paz protegendo aqueles considerados os mais vulneráveis no mundo. O Brasil ocupa posição de destaque, além de ostentar o honroso título de Membro Fundador da Organização das Nações Unidas, com cerca de 46 mil civis, militares e policiais brasileiros que já utilizaram o capacete azul em 41 operações realizadas pela ONU.

Uma dos peacekeepers que participaram da cerimônia é a Major Intendente Danielle Lara. A oficial da FAB serviu na missão de paz do Sudão do Sul, entre abril de 2018 e abril deste ano. “Quando vamos para uma missão sempre temos que ir de coração aberto, independente do local. Foi um período de muito aprendizado e quem sai ganhando somos nós, em conhecimento e experiência de vida”, sintetizou a Major Lara, atualmente servindo no Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR).

O Coronel Intendente Eduardo Quesado participou em 2015 da operação de paz na Costa do Marfim. Segundo o oficial, a atuação das Forças Armadas é fundamental para a paz em áreas de conflito. “O resultado final é ver a satisfação da população local, a forma que eles recebem a nossa ajuda. É muito gratificante poder contribuir para que o país volte ao normal”, conclui.

Peacekeepers

A celebração do Dia Internacional dos Peacekeepers relembra o dia 29 de maio de 1948, quando foi enviada a primeira Missão de Paz das Nações Unidas, com o objetivo de monitorar o cessar-fogo, prevenir a escalada de novos conflitos e supervisionar os acordos de paz da Guerra Árabe-Israelense.

Desde então, os capacetes azuis da ONU, como são conhecidos, atuaram em missões buscando não apenas o fim das hostilidades, mas trabalhando também para a criação de instituições políticas, na reforma de sistemas judiciais, na reforma de sistemas de segurança, no desenvolvimento de programas de desarmamento, desmobilização e reintegração de ex-combatentes, promovendo assistência humanitária, o respeito aos direitos humanos e auxiliando na realização de eleições.

Clique aqui e assista como foi a cerimônia.

Fotos: Soldado T. Amorim / CECOMSAER
Vídeo: Sargento Linares / CECOMSAER

imagens/original/38592/190527TAM_Thallys_Amorim_19.jpg
imagens/original/38592/190527TAM_Thallys_Amorim_9.jpg
imagens/original/38592/190527TAM_Thallys_Amorim_45.jpg
imagens/original/38592/190527TAM_Thallys_Amorim_46.jpg