DIA DO AVIADOR

Unidades da FAB pelo Brasil realizam eventos em comemoração ao 23 de outubro

Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira é comemorado em 23 de outubro
Publicado: 22/10/2018 15:10
Imprimir
Fonte: BAFL, DIRAP, Alas 6, 7 e 8, CINDACTA III
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli - Revisão: Capitão Landenberger

Em homenagem ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado em 23 de outubro, diversas unidades pelo país estão realizando eventos para marcar a data.

 

Florianópolis (SC)

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realizou, no dia 17 de outubro, o Seminário Presencial e Online de Direito Penal Aplicado à Aviação, em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O evento fez parte das comemorações alusivas à "Semana da Asa", anualmente promovida pela BAFL, e teve transmissão ao vivo para todo o Brasil, pelo canal Unisul Virtual.

A atividade teve o objetivo de debater os desafios das responsabilidades da gestão na aviação, relacionadas à esfera penal por professores da Unisul e especialistas reconhecidos da área. “É muito importante para a FAB quando podemos realizar atividades focadas na aviação em conjunto com instituições com o destaque que a Unisul possui”, relatou o Comandante da BAFL, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves.

Durante o seminário, foi realizado o lançamento do livro “Gestão, direito e aviação”, no qual o Comandante da BAFL colaborou com o artigo “Base Aérea de Florianópolis, história e visão estratégica”.

 

Recife (PE)

Unidades da FAB em Recife (PE) realizaram, no dia 14 de outubro, mais uma edição da Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes, na orla de Boa Viagem, com a presença de mais de 1000 corredores que realizaram percursos de 5 km e 10 km.

Após pouco mais de 16 minutos da largada, o primeiro corredor já estava cruzando a linha de chegada. “A gente treina bastante pra conseguir sempre o melhor resultado. O meu objetivo é bater o recorde a cada corrida, sendo ela mais difícil ou não”, afirmou Alexsandro Tenório, primeiro colocado do 5 km masculino geral.

O Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, falou da importância do evento para a sociedade. “É uma homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, que foi tão significativo para o Brasil e para a história do Recife, no mês da Força Aérea Brasileira. E a gente quis dividir com a comunidade recifense a oportunidade de cultuar a saúde”, disse.

 

Boa Vista (RR)

Como parte da agenda de eventos alusivos ao Dia do Aviador e da FAB, a Ala 7 realizou, nos dias 13 e 14 de outubro, uma exposição temática no Pátio Roraima Shopping, zona oeste da capital Boa Vista (RR). Essa foi a segunda vez que a organização militar realizou esse trabalho junto ao público local (a primeira havia sido em 2016, ainda como Base Aérea de Boa Vista) e, de acordo com números do shopping, cerca de 15 mil pessoas puderam conferir de perto o trabalho que a instituição desempenha no extremo norte do país.

Durante os dois dias do evento, os visitantes puderam conhecer diversos equipamentos utilizados pelos pilotos durante o voo, pelos militares de infantaria em atividades de combate terrestre e pelos controladores de tráfeo aéreo. Acompanharam explicações teóricas sobre o funcionamento do motor e assento ejetável que equipam as aeronaves A-29 Super Tucano do 1º/3º GAV (Esquadrão Escorpião), com a visualização desses componentes no local. Além disso puderam assistir a diversos vídeos sobre aviação militar e conhecer as formas de ingresso na FAB, interagindo com os militares de diversas carreiras da instituição.

"A exposição ultrapassou as minhas expectativas", avaliou a professora Nadia Alves, que passa férias com a família na capital de Roraima. Ela considera essencial o papel da FAB no desenvolvimento do país e revelou a importância de eventos que estimulem a sociedade a conhecer o trabalho dos seus militares. "Eu pude perceber que eu era uma pessoa extremamente leiga no assunto, apesar de considerar muito relevante. As explicações que tive aqui me fizeram entrar num universo completamente diferente do que eu imaginava e me deixaram bastante motivada", completou a professora.

 

Santa Maria (RS)

Na manhã de sexta-feira (19), no Salão Nobre do Comando da Ala 4, foi realizada a premiação do Concurso de Desenho "Prêmio Sargento Monteiro". O concurso está em sua décima quarta edição e é uma iniciativa da Ala 4 em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação e com a Secretaria de Município da Educação de Santa Maria com a participação de escolas públicas federais, estaduais e municipais e escolas particulares de 23 municípios.

O tema deste ano foi “Dimensão 22 - A Força Aérea Brasileira presente em 22 milhões de km²” e resultou em mais de 400 inscrições, premiando os primeiros colocados de cada categoria e certificando a participação dos demais.

A aluna da Escola de Educação Especial Tiradentes do munícipio de Nova Palma (RS), Marinês dos Santos Vedorato, ficou em 2º lugar na categoria de Educação Especial e considerou o concurso muito significativo. “Quando desenho me imagino dentro de um avião e consigo desenhar o que vejo, um enorme Brasil com a Força Aérea nos abraçando”, contou. O prêmio Destaque Especial ficou com o aluno Kauã Bueno do Nascimento, do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Fernandes, por ter sido avaliado como o desenho que melhor representou o tema de 2018.

A representante da 8ª Coordenadoria de Educação Estadual, Carmen Pacheco, comentou sobre a relevância do Concurso. "É muito importante este vínculo que a Força Aérea proporciona com as escolas, eles (os alunos) esperam ansiosos pelo concurso e para os professores também é ótima essa interação entre colégio e instituição, porque faz com que os alunos se interessem pelas Forças Armadas e pelo Brasil”, disse.

O Comandante da Ala 4, Coronel Aviador Élison Montagner cumprimentou e agradeceu a presença dos alunos e professores e falou de como é importante esta ação para a comunidade escolar. “Aqui vemos trabalhos de verdadeiros artistas, imbuídos no contexto patriótico e no amor ao Brasil. O resultado de hoje, a dedicação, o empenho e o estudo que essas crianças desenvolveram nos trabalhos demonstra o comprometimento que a Ala 4 e a Força Aérea Brasileira têm com a comunidade e com o País”, ressaltou.

 

Rio de Janeiro (RJ)

A FAB foi representada no Feirão de Cursos 2018 que aconteceu na Escola SESC de Ensino Médio, localizada no Rio de Janeiro (RJ). Por meio de palestras, no dia 6 de outubro, oficiais aviadores, intendentes e de infantaria conversaram com os alunos sobre a carreira militar e as diversas formas de ingresso.

Os militares tiveram a oportunidade de relatar experiências pessoais durante o período de adaptação à vida militar: o regime de internato, a prática de esportes, o senso de responsabilidade e o espírito de corpo que são construídos durante esse processo. Além disso, falaram sobre a atual vida profissional e o quão gratificante é servir à Pátria.

A Tenente Intendente Liliana Jesus da Cunha observou que é bastante positiva essa experiência de troca com os jovens. Muitos não têm essa oportunidade e é muito gratificante, tanto no campo profissional quanto no pessoal, influenciarmos e sermos influenciados por pessoas. São jovens bastante privilegiados pela proposta pedagógica que a Escola SESC oferece nesse momento tão determinante de optar por uma carreira”, afirma.

Também no Rio de Janeiro (RJ), a FAB assumiu, no dia 6 de outubro, a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no bairro da Glória. A solenidade, coordenada pelo Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro (GSD-RJ), foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.

Durante a solenidade, foi prestada continência ao túmulo do Soldado Desconhecido, que permanece, ininterruptamente, com uma chama acesa em memória àqueles que tombaram em combate nos campos de batalha na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Ainda no Rio, uma cerimônia religiosa foi realizada, na terça-feira (16), na Igreja da Candelária, em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A missa foi celebrada pelo Coronel Capelão Milton Campos e demais capelães das organizações militares da FAB.

Ao final da cerimônia, o Coral da Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), composto pelos residentes do CGABEG e do Centro de Convivência, apresentou uma homenagem aos militares da FAB.

A cerimônia religiosa contou com as presenças do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado; do Vice-Diretor do Departamento do Controle do Espaço Aéreo, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior; do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel; demais oficiais-generais da FAB, oficiais superiores e subalternos, graduados, praças e civis.

 

Porto Velho (RO)

A Ala 6, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada em Porto Velho (RO), abriu seus portões para a sociedade rondoniense no último sábado (20/10). O evento aconteceu das 10h às 16h e, durante esse período, a estimativa é de que tenham passado pelo local aproximadamente 20 mil pessoas. O público presente pôde acompanhar sobrevoos de aeronaves, paraquedismo, apresentações musicais, exposições de aeronaves civis e militares, entre outras atrações.

A entrada foi gratuita e, para aqueles que doaram 1kg de alimento não perecível, houve sorteiro de voos no simulador do caça A-29 Super Tucano. Miguel Cândido dos Santos, de sete anos, foi um dos ganhadores. “Eu fiquei nervoso, eu queria muito pilotar um avião. Foi o dia mais feliz da minha vida!”, disse.

Com a ação, foram arrecadados mais de 800kg de alimentos que serão doados para instituições filantrópicas de Porto Velho. O evento faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Aviador e da FAB, e também ao aniversário da Ala 6, celebrado no dia 31 do mesmo mês.

Manaus (AM)

Cerca de 40 mil pessoas conheceram a missão da Força Aérea Brasileira na Amazônia no último domingo (14) no Portões Abertos 2018 em Manaus (AM). Na oportunidade, foram arrecadados quase cinco toneladas de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições da capital do Amazonas.

Durante todo o dia, os visitantes puderam conhecer as instalações e as diversas aeronaves e equipamentos operados pelas Organizações da Guarnição de Aeronáutica de Manaus. A manicure Etyane Santos de Matos foi ao evento com o filho e o marido. “É muito interessante porque só tinha visto na televisão e a gente tem criança para trazer, mostrar, ver como é e como funciona”, contou.

A população também teve acesso a serviços de saúde e pôde entender como funciona o controle de tráfego e a defesa do espaço aéreo, além das formas de prevenção de acidentes aeronáuticos. Os visitantes interagiram com militares da FAB e tiraram dúvidas sobre as atividades realizadas. “[Esse evento] mostra à população amazonense o que a Base Aérea propõe e as suas atividades. Já venho desde a primeira vez, sempre gostei disso e decidi trazer a família para eles acompanharem”, disse Valdecy Correa.

A programação incluiu atividades operacionais, paraquedismo, aeromodelismo, plastimodelismo e exposição estática de aeronaves. Também foram apresentadas as diversas formas de ingresso na Força Aérea.

A estudante Ágatha Victória Lima Tavares foi com um grupo de mais de 20 amigos para o Portões Abertos. Para a jovem, o evento serve de informação. “É bom para a gente conhecer mais sobre a Aeronáutica”, disse.

Fotos: Sargento Neves, Sargento Rocha, Cabo Alexandrino, Cabo Pardo, Soldado Arce, Soldado Moretoni