OPERAÇÃO

FAB realiza primeiro voo na busca ao submarino argentino ARA San Juan

A aeronave SC-105 Amazonas SAR sobrevoou durante seis horas na busca pelo submarino
Publicado: 21/11/2017 12:11h
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves

A aeronave SC-105 Amazonas SAR decolou nesta segunda-feira (20/11), às 11:35 da manhã (horário de Brasília) do Aeroporto Comandante Espora, na Bahia Blanca, na busca pelo Submarino ARA San Juan que está desaparecido desde a última quarta-feira (15/11), com 44 tripulantes.

A aeronave, equipada especialmente para busca e salvamento, sobrevoou uma área de 24.300 quilômetros quadrados durante seis horas, pousando às 18:05 (horário de Brasília). Essa é a primeira missão de busca real da aeronave desde que foi incorporada, em agosto deste ano, ao Esquadrão Pelicano (2º/ 10º GAV), sediado na Ala 5, em Campo Grande (MS).

Além da SC-105 SAR, a aeronave P-3AM Orion, quadrimotor de patrulha marítima de longa distância, também foi disponibilizado pelo Comando da Aeronáutica para operar nas buscas.

Em entrevista concedida à Rádio Força Aérea FM, o Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, detalhou como foi o primeiro dia de atuação da FAB na missão. Ouça a entrevista aqui.

 Foto: Cb Feitosa.