ORDEM DO DIA

Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Publicado: 23/10/2017 00:01
Imprimir
Fonte: GABAER

Há exatos 111 anos, um homem dotado de perspicácia, audácia e empreendedorismo, brasileiro como os mais de 200 milhões de habitantes que constituem a nossa nação, realizou o primeiro voo do mais-pesado-que-o-ar.

Os feitos de Santos Dumont revolucionaram a humanidade, e seus sucessivos projetos de balões e dirigíveis serviram de suporte para que o primeiro aeroplano autopropulsado finalmente ganhasse os ares.

Os passos dados por esse gênio reverberaram e motivaram muitos outros brasileiros que também ousaram, possibilitando que a aeronáutica brasileira se tornasse referência mundial.

Dentre eles podemos citar Eduardo Gomes, Casimiro Montenegro, Nero Moura, além de muitos outros não tão famosos, mas que ajudaram igualmente a edificar a nossa história.

Espelho dessas personalidades que forjaram os valores e ideais da FAB, temos hoje os nossos militares, aqueles que voam e fazem voar. E é com grande alegria e orgulho que hoje celebramos esse marco histórico de Santos Dumont, ao comemorarmos o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Trata-se de 76 anos de história, de um passado repleto de glórias e de um futuro muito promissor.

A difícil fase política e econômica por que passa nosso país não nos impede de mantermos o rumo para cumprirmos nossa missão constitucional. A resiliência, característica das Forças Armadas, nos impele a fazer o quase impossível dentro dos recursos que nos são disponibilizados, por meio da priorização de áreas fundamentais.

Visando canalizar os recursos para a atividade-fim, buscamos reestruturar nossa Força Aérea, modernizando sua estrutura administrativa em todos os níveis, concentrando as nossas unidades aéreas em um número menor de bases operacionais, otimizando os recursos humanos por meio da redução do efetivo e aumentando a participação de militares temporários, oriundos de nossas escolas técnicas e universidades.

E com essa visão de futuro se consolida o projeto KC-390, que vem alcançando resultados além dos esperados, demonstrando ser uma notável ferramenta que contribuirá significativamente com a execução da nossa missão de integrar o território nacional.

Paralelamente a esse importante projeto, realizou-se no dia 15 de junho deste ano o primeiro voo do protótipo da aeronave Gripen NG. O cronograma mantém-se inalterado e a primeira aeronave brasileira já toma forma na linha de produção da SAAB.

Na área espacial, importantes conquistas tornaram-se realidade ao ser lançado o primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, dando um importante passo rumo à independência tecnológica aeroespacial do País. Conquista essa que beneficiará não somente as atividades voltadas à segurança nacional, mas proporcionará grandes ganhos para inclusão digital, segurança de dados e melhoria na cobertura e capacidade de Banda Larga.

Esses três grandes projetos são componentes fundamentais para a continuidade da atuação da FAB nessa fabulosa área de 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade: a Dimensão 22. Na qual, homens e mulheres de nossa Força executam 24 horas por dia, 365 dias do ano, as ações de controlar, defender e integrar.

No compasso da Dimensão 22 e paralelamente à execução desses projetos, caminhamos em direção ao futuro da Força Aérea Brasileira. Nossos bravos “Soldados”, homens e mulheres, seguem trabalhando diuturnamente nas inúmeras atividades de nossa instituição, prestando contínuo controle e defesa do nosso espaço aéreo, integrando o território nacional, transportando órgãos, realizando ações cívico-sociais e evacuações aeromédicas.

A flexibilidade da terceira dimensão, e a liberdade que o voo nos permite, induz o idealismo em nossas tripulações, instiga-nos a aceitar desafios e a sempre acreditar em nossos sonhos. Estamos seguros de que teremos a Força Aérea e as Forças Armadas que nossa nação merece, integradas e capazes de fazer frente às ameaças hoje invisíveis à nossa soberania.

Movidos pelo fascínio do voo do mais-pesado-que-o-ar, continuemos a honrar o legado de nossos antecessores e a ser exemplo de comprometimento à nossa nação, bem como de disciplina, idoneidade e amor à pátria.

Parabéns pelo Dia do Aviador!

Parabéns a toda a Força Aérea Brasileira!

Brasília, 23 de outubro de 2017.

 

Tenente-Brigadeiro do Ar NIVALDO LUIZ ROSSATO

Comandante da Aeronáutica