DIMENSÃO 22

Força Aérea Brasileira lança campanha institucional Dimensão 22

Campanha evidencia as ações da FAB de Controlar, Defender e Integrar em uma área de 22 milhões de km²
Publicado: 03/10/2017 14:19
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Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, nesta terça-feira (03/10), em Brasília (DF), a campanha institucional Dimensão 22, que sintetiza a responsabilidade de atuação da instituição em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria, em uma área de 22 milhões de km², com as ações de Controlar, Defender e Integrar.

Os 22 milhões de km² são compostos por cerca de 8,5 milhões de km², que correspondem ao território nacional; uma zona econômica exclusiva de 3,5 milhões de km² e mais uma área de quase 10 milhões de km² sobre o Oceano Atlântico, em que o Brasil é responsável por ações de controle de tráfego aéreo e busca e salvamento, em cumprimento a acordos internacionais.

“Nós estamos mostrando, não só para nossos militares, mas para todo o País, qual é a extensão da área sob nossa responsabilidade, que é quase três vezes o tamanho do território nacional, fortalecendo o compromisso com o Brasil em toda a sua amplitude”, explica o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.

Controlar, Defender e Integrar

A FAB é responsável por realizar o controle de voos nos 22 milhões de km², além de cumprir missões de busca e salvamento para localizar e salvar pessoas em perigo na terra ou no mar. Para isso, conta com Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo, diversas Torres de Controle de Aeródromo, vários Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo e profissionais atuando no controle de tráfego 24 horas por dia, 365 dias por ano.

O Defender refere-se à garantia da soberania do espaço aéreo que inclui toda a extensão do território nacional e a zona econômica exclusiva. A FAB defende essa área com Unidades Operacionais em regiões estratégicas por meio das aviações de Caça, Transporte, Patrulha Marítima, Reconhecimento Aéreo e Alerta Aéreo Antecipado, além das ações terrestres de Contraterrorismo, Garantia da Lei e da Ordem e Defesa Antiaérea.

Já o Integrar faz referência às diversas missões da FAB em todo o território nacional. São ações de transporte de órgãos, evacuação aeromédica, transporte aéreo logístico, transporte de urnas eleitorais, construção e recuperação de aeroportos e ações cívico-sociais nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e lazer, entre outras, que levam direitos fundamentais à população carente em regiões de difícil acesso do País.

Produtos

Durante o lançamento, foi distribuído o guia de bolso com informações sobre a campanha, que engloba diversos outros produtos, como adesivos para aeronaves, slide, banner, folder e logomarcas que também passarão a fazer parte de fardas do efetivo. Nesta quarta-feira (04/10), também, será lançado o selo postal comemorativo Dimensão 22.

Essa é a primeira fase da campanha, que tem a finalidade de educar, fazer com que todos os mais de 70 mil militares e civis da FAB fortaleçam o sentimento de pertencimento. Em seguida, ocorrerá a fase de potencialização da campanha nos meios de comunicação e, por fim, a fase de consolidação.

“Mais do que apenas uma campanha ocasional, a Dimensão 22 surge como o DNA da FAB, o ente que faltava para unir, em apenas um conceito, todas as diversas ações executadas nos mais diferentes campos de atuação da Força”, ressalta o Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo.  

Juntamente com a campanha, surge, também, o primeiro grito de guerra da FAB, que é: “Controlar! Defender! Integrar! Força Aérea, Brasil!”.

"Eu gostaria de cumprimentar a Força Aérea Brasileira pela visão estratégica e pela maneira que, lançando essa campanha Dimensão 22, com certeza, vai alcançar não só a cada tripulante da instituição como a todo brasileiro que vai passar a visualizar diretamente a missão da instituição", afirma o Contra-Almirante Flavio Augusto Viana Rocha, Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha.

Mudanças

A campanha está integrada a todo o processo de reestruturação pelo qual a Força Aérea Brasileira vem passando nos últimos meses, com mudanças em sua estrutura administrativa e operacional, como a criação das Alas, e que prepara a FAB para o futuro.

De acordo com o escritor Othon Gama, autor do livro O Código da Mudança, que deu uma palestra durante o evento, é essencial que as organizações realizem mudanças para se tornarem ainda mais importantes no futuro. "É fundamental que a FAB esteja nesse processo de inovação, renovação e reestruturação, para que possa continuar sendo, cada vez mais, as Asas que protegem o País", enfatiza.

Saiba mais sobre a campanha na Página Especial.
 

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