ALISTAMENTO

Jovens têm até amanhã (30/06) para se alistarem

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido de várias coisas
Publicado: 29/06/2017 11:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Os jovens brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos em 2017, têm até amanhã para se apresentarem à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência e fazerem o alistamento militar. Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os consulados ou embaixadas do Brasil. O prazo começou no dia 02 de janeiro. Até a semana passada, cerca de 300 mil jovens ainda não haviam feito o alistamento.

Os moradores dos Estados do Amapá, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo também podem se alistar pela internet, no endereço eletrônico http://www.alistamento.eb.mil.br/.

O serviço, on line, no entanto, não está disponível para Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio de janeiro, Rondônia, Roraima e São Paulo (interior).

Os documentos necessários para efetivação do alistamento são: certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3x4 recente. Após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à JSM para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas. 

O alistamento é a primeira etapa do serviço militar obrigatório. Em seguida, o jovem pode ser convocado a servir na Marinha, Exército ou Aeronáutica, de acordo com os perfis e padrões previamente estabelecidos por cada Força Armada. O serviço militar inicial tem previsão de duração de 12 meses e, de acordo com a existência de vagas nas organizações militares, alguns jovens podem permanecer no serviço militar voluntário como soldados.