ALISTAMENTO MILITAR

Jovens que completam 18 anos devem se apresentar até 30 de junho

Cerca de 400 mil jovens ainda não se apresentaram nas Juntas do Serviço Militar
Publicado: 28/06/2016 09:00
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa, por Alexandre Gonzaga

 | Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2016, nascidos em 1998, devem se apresentar até a próxima quinta-feira (30/06) na Junta do Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência, para cumprirem o dever cívico com o serviço militar obrigatório.

Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os consulados ou embaixadas do Brasil. Se o jovem convocado tiver filhos, também deve apresentar a certidão de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência precisam entregar atestado médico. Todos os documentos devem ser apresentados em suas versões originais.

São necessários para o alistamento a certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Após a convocação, será anotado ou anexado no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM) a data de retorno à JSM, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

De acordo com o gerente do Serviço Militar do Ministério da Defesa, Coronel Dower Jerônimo Morini Borges, cerca de 400 mil jovens em todo o País ainda não se apresentaram nas Juntas. "Anualmente, se alistam 1,8 milhão a 2 milhões de brasileiros. Este ano, faltando uma semana para o encerramento do prazo, estamos com 1,6 milhão de alistados. Deste total, 90 a 100 mil servirão às Forças Armadas", comentou o coronel Dower.

Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2015) só poderão participar da seleção em 2017 para se incorporar em 2018. Aqueles que não fizerem o alistamento dentro do prazo estão sujeitos ao pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

O alistamento militar é um ato obrigatório, e sem ele, o cidadão fica impedido de retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros.

Integram também esse universo, médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários que se enquadrarem na Lei de Prestação do Serviço Militar pelos estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária (MFDV). As mulheres (MFDV) podem prestar o serviço militar de forma voluntária.

Alistamento online - Moradores dos Estados do Santa Catarina, Roraima, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Para, Amapá, Maranhão, Bahia e Sergipe poderão fazer o alistamento militar também pela internet, no endereço http://www.alistamento.eb.mil.br .

Confira os locais das Juntas de Serviço Militar (JSM)

Tire aqui suas dúvidas acerca do Serviço Militar



 |