TECNOLOGIA

Em parceria com Albert Einstein, ITA desenvolve soluções tecnológicas voltadas à saúde

Objetivo é fomentar pesquisas na área de bioengenharia por meio de atividades conjuntas
Publicado: 26/04/2016 13:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia

  O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Hospital Albert Einstein formalizaram, na última semana, uma parceria para desenvolver, em conjunto, soluções tecnológicas na área de bioengenharia. O memorando de intenções, assinado pelo reitor do ITA, professor Anderson Correia, e pelo presidente do hospital, Claudio Lottenberg, prevê a cooperação entre as duas instituições na criação de produtos inovadores voltados à saúde humana.

Para Lottenberg, as competências do ITA são complementares às do hospital e a ideia é que as organizações se mobilizem em encontrar soluções para os desafios da medicina. "Existe um conjunto de áreas da prática médica e da gestão da saúde que demandam cada vez mais tecnologias avançadas, que provavelmente já existem em diferentes estágios no ITA, como por exemplo, sensores, monitoramento remoto e novos materiais", explica o médico.

O Major-Brigadeiro José Elias Matieli, que atua nas áreas de intersecção entre a engenharia e a medicina no âmbito do ITA, foi um dos responsáveis pela parceria com o hospital. Ele explica que a aproximação começou há cinco anos e, agora, com a autorização para criar um laboratório de bioengenharia no ITA, a parceria deve se fortalecer. "Com este memorando, poderemos desenvolver pesquisas nas mais diversas áreas, como eletrônica, computação, sensores, entre outras", afirma o Major-Brigadeiro Matieli.

A Força Aérea Brasileira (FAB) deve ser uma das beneficiadas pela aproximação entre as instituições, segundo avalia o reitor do ITA. "A FAB tem muito a ganhar, não só naquilo que podemos fazer pelo seu sistema de saúde, mas também pela perspectiva de estudos sobre a fisiologia dos pilotos e demais profissionais da aviação", avalia o professor Anderson.

Saiba mais sobre o novo laboratório de bioengenharia do ITA na revista Aerovisão: