MÍDIAS SOCIAIS

Facebook da FAB atinge marca de 1 milhão de seguidores

Uma das características do perfil é levar informação ao cidadão por meio de uma linguagem leve
Publicado: 27/02/2016 13:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O perfil oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) no Facebook atingiu uma nova marca neste sábado (27/02): agora 1 milhão de seguidores acompanham diretamente o conteúdo disponibilizado pela maior central de relacionamento da FAB com o público. Por meio de compartilhamentos, a ferramenta permite alcançar mais de 6 milhões de pessoas em uma única postagem, promovendo informação e entretenimento diariamente.

A presença crescente nas mídias sociais é uma das estratégias adotadas pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) na busca por maior transparência, interação e divulgação das atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira aos cidadãos brasileiros. Assim, a FAB mantém também perfis ativos no Twitter, Instagram, Youtube e Flickr, bem como possui ainda o Força Aérea Blog.

“Além de um número expressivo, 1 milhão de fãs representa, acima de tudo, uma responsabilidade maior para engajar esses usuários. São 1 milhão de novas possibilidades de conversa, 1 milhão de pessoas que abriram suas timelines para aprender mais sobre a FAB, para se informar e se manter atualizadas sobre defesa aérea, e o querem de forma rápida, quase que instantânea, acurada e, claro, com direito à resposta”, ressalta a Chefe do Centro de Mídias Sociais da FAB, a Primeiro Tenente Mariana Helena.

Andre Tamura, Diretor Executivo do WeGov, espaço que discute e aprimora a comunicação dos órgãos públicos, lembra que o modelo da Força Aérea é diferenciado e exemplo para instituições governamentais. “Acho que não existe nada igual na comunicação pública em termos de organização do trabalho e produção de conteúdo. Dentro de um contexto das Forças Armadas, as mídias sociais da FAB conseguiram encontrar uma linguagem adequada para conquistar o engajamento do público”, explica.

Diferente dos meios tradicionais, as redes sociais conseguem explorar a instantaneidade e a espontaneidade. Uma das características do perfil da FAB no Facebook está na linguagem. “A página é leve. Tentamos sempre que possível atrelar a informação ao entretenimento, traduzindo o assunto para o dia a dia do cidadão. Essa é, inclusive, uma tendência seguida por vários outros órgãos do governo”, explica a Tenente Helena. “A instituição que assume uma personalidade no meio online, que se aproxima para não só passar uma informação, mas também para ouvir o internauta, exerce uma comunicação pública responsável e presta um serviço ao cidadão”, finaliza.

Segundo o Chefe da atividade de Relações Públicas na FAB, Major Marco Ribeiro, o maior desafio para as instituições é captar e fidelizar a atenção das pessoas. “Vivemos um momento hoje em que o excesso de informação disponível prejudica de alguma forma o relacionamento entre a sociedade e as instituições. O maior desafio, para além do captar a atenção do público, consiste em fidelizar esse público. A instituição que, alinhada a valores morais íntegros, souber fazer uso das diversas ferramentas de comunicação da atualidade para promover e intensificar relacionamentos verdadeiros, certamente, obterá sucesso no campo da comunicação social”, afirma.

Assista ao vídeo de agradecimento aos seguidores do perfil da FAB: