DOMINGO AÉREO

Academia da Força Aérea recebe público recorde em Pirassununga (SP)

Mais de 90 mil pessoas prestigiaram o evento
Publicado: 24/08/2015 16:01h
Imprimir
Fonte: AFA

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), abriu seus portões neste domingo (23/08) para o público acompanhar as manobras da Esquadrilha da Fumaça, visitar aeronaves e conhecer um pouco mais sobre a carreira militar. O evento “Domingo Aéreo” atraiu mais de 93 mil pessoas, recorde de visitantes num dos mais tradicionais eventos da aviação militar.

Foi a primeira vez que Viviane, de 17 anos, participou do evento. “Convenci meu pai que precisávamos estar aqui! Queria assistir à Esquadrilha da Fumaça e visitar o Gripen”. A família percorreu 611 km, saindo de madrugada do Rio de Janeiro para prestigiar o evento.

Além da maquete do Gripen NG, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), também estiveram em exposição para visitação as aeronaves T-25 Universal e T-27 Tucano, utilizadas na formação dos Oficiais Aviadores, as aeronaves de caça F-5 Tiger, as aeronaves transporte C-105 Amazonas e C-130 Hércules e os helicópteros H-60 Black Hawk. A Marinha compareceu com a aeronave VF-1 (A-4 Skyhawk) e a Polícia Militar de São Paulo com o helicóptero Esquilo. Já o Exército esteve presente com viaturas utilizadas pelo 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

A população também conheceu as formas de ingresso na FAB e um pouco mais sobre a carreira militar, motivo que trouxe Leonardo Gomes, de 12 anos, ao estande da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). “Meu sonho é ser piloto. Hoje pude conversar com alguns alunos, isso me animou muito para prestar a prova e realizar meu sonho”, disse.

Os visitantes foram convidados a colaborar com a doação de um 1kg de alimento. Ao todo foram recolhidas aproximadamente 19 toneladas, outro recorde quebrado neste domingo. Os alimentos serão distribuídos para entidades assistenciais da região de Pirassununga (SP).

Para o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, o evento é uma oportunidade de aproximação dos militares com a comunidade.  "Não só a população tem a oportunidade de nos conhecer, como nós também temos a chance de nos apresentar, divulgar a nossa missão, equipamentos e estrutura", ressaltou.

Veja a programação dos próximos Portões Abertos da FAB:

05 e 06 de setembro - Base Aérea de Anápolis (GO)

12 de setembro - Base Aérea de Brasília (DF)

04 de outubro - Base Aérea de Manaus (AM)

04 de outubro - Campo de Marte São Paulo (SP)

10 de outubro - Base Aérea de Santa Maria (RS)

12 de outubro - Base Aérea de Canoas (RS)

08 de novembro - Base Aérea de Florianópolis (SC)

 08 de novembro - Base Aérea de Salvador (BA)