CIVISMO

Solenidade de troca da Bandeira Nacional homenageia Santos Dumont

Comando da Aeronáutica realizou a troca da bandeira na Praça dos Três Poderes, em Brasília
Publicado: 05/07/2015 11:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Bandeira de 286 m²  Sargento Johnson Barros / Agência Força AéreaAlberto Santos Dumont foi homenageado na manhã deste domingo (05/07) durante a solenidade de troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília. No dia 20 de julho, o inventor do avião completaria 142 anos.

Durante a cerimônia, foi lembrado que Santos Dumont não apenas criou o avião, mas sim a própria aviação, chegando a não receber direitos de patente do seu invento para que fosse construído em grande número. O inventor, Patrono da Aeronáutica, tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria, também na Praça dos Três Poderes.

Busto de Santos Dumont presente na solenidade  Sargento Johnson Barros / Agência Força AéreaSolenidade cívico-militar

Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, a solenidade contou ainda com a presença de autoridades civis, de militares das Forças Armadas, de policiais, de bombeiros e de representantes de forças armadas estrangeiras. "Achei lindo. Os hinos que cantaram... Foi muito bom!", disse a Aspirante Francinete de Melo, do Exército Brasileiro, que pela primeira vez via a troca da Bandeira.

Tropa da Base Aérea de Brasília  Sargento Johnson Barros / Agência Força AéreaTambém foi grande a presença de civis, muitos turistas e moradores de Brasília. "Gosto muito dessa cerimônia. Acho importante que as pessoas venham ver esse evento cívico", disse o servidor público Breno Lima, que interrompeu o passeio de bicicleta para acompanhar a troca da Bandeira. Já Alessandra Santana, acompanhada de três crianças, lembrou que ela cantava o Hino Nacional na escola. "O contexto todo é muito bonito. É muito importante a gente trazer os filhos", afirmou.

Um desfile militar com tropas da Base Aérea de Brasília e do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Brasília teve como destaque as motocicletas e os cães farejadores. A banda de música da Base Aérea de Brasília executou o Hino Nacional, o Hino à Bandeira e as canções militares Fibra de Herói e Canção do Expedicionário, além de músicas populares.

Alessandra e seus filhos durante a cerimônia  Sargento Johnson Barros / Agência Força AéreaMaior Bandeira do Brasil

Com uma área total de 280 m² e peso de aproximadamente 90 kg, a Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes é arriada somente em solenidades como a realizada hoje, quando o pavilhão substituído desce após a nova bandeira chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura. Todos os meses, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros se revezam na condução da cerimônia, que ocorre desde 1973.