ORDEM DO DIA

Dia da Aviação de Reconhecimento

Data é comemorada no dia 24 de junho
Publicado: 24/06/2015 07:47
Imprimir
Fonte: COMGAR

DIA DA AVIAÇÃO DE RECONHECIMENTO
PALAVRAS DO COMANDANTE DO COMGAR
RECIFE-PE, 24 DE JUNHO DE 2015.

DESDE OS PRIMÓRDIOS, O SER HUMANO TRAZ, COMO SENTIMENTO INATO, A NECESSIDADE DE DESVELAR O DESCONHECIDO. POR CONSEGUINTE, O HOMEM APERFEIÇOOU AO LONGO DO TEMPO SUA CAPACIDADE DE OBSERVAR SEU AMBIENTE, PROPORCIONANDO-LHE VANTAGENS PERANTE SEUS ADVERSÁRIOS, ASSIM COMO ASSEGURANDO SUA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA.

NOS TEMPOS MODERNOS, ESTA HABILIDADE TORNOU-SE FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A LIBERDADE E A SOBERANIA DAS NAÇÕES, ESPECIALMENTE EM CENÁRIOS DE CRISE, SENDO A AVIAÇÃO DE RECONHECIMENTO UMA DAS FERRAMENTAS MAIS EFETIVAS DA INTELIGÊNCIA MILITAR PARA A CONCRETIZAÇÃO DE TAL PROPÓSITO.

DOS OUSADOS BALÕES DE CAXIAS, ONDE OS OLHOS ERAM OS ÚNICOS SENSORES, O RECONHECIMENTO AÉREO EVOLUIU PARA AS CÂMERAS FOTOGRÁFICAS, CUJOS LONGOS ANOS DE UTILIZAÇÃO SERVIRAM DE BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE TODA UMA DOUTRINA DE RECONHECIMENTO.

CONTUDO, A MODERNA GUERRA AÉREA É MARCADA PELA EXTREMA RAPIDEZ DOS ATOS BELICOSOS, O QUE REQUER CONHECIMENTO OPORTUNO ACERCA DAS INTENÇÕES INIMIGAS, ALÉM DE DIFUSÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL, DE MODO A COMPLETAR O CICLO DE COMANDO E CONTROLE, SOB A PENA DE SUBMETER-SE À DERROTA AQUELE QUE NÃO DISPUSER DE TAL CAPACIDADE.

DESSA FORMA, E DE MODO A ACOMPANHAR O PROGRESSO TECNOLÓGICO, A FORÇA AÉREA BRASILEIRA TEM INVESTIDO CONSIDERÁVEL SOMA DE RECURSOS PARA INCORPORAR UMA VASTA GAMA DE SENSORES, CUJAS QUALIDADES INTRÍNSECAS, ASSOCIADAS AOS MODERNOS VETORES AÉREOS, POSSIBILITAM O RECONHECIMENTO DE ALVOS EM PROFUNDIDADE, SEJA DE DIA OU DE NOITE, EXAMINANDO FAIXAS DE ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO ATÉ ENTÃO INEXPLORADAS, INSERINDO O BRASIL NUMA POSIÇÃO DE VANGUARDA DIANTE DO CENÁRIO REGIONAL.

TODAVIA, OS PILOTOS, OS FOTOINTÉRPRETES, OS TÉCNICOS EM INFORMAÇÕES DE RECONHECIMENTO E OS OPERADORES DE SISTEMAS FORMAM O PRINCIPAL CONJUNTO DE ATORES RESPONSÁVEIS PELO CUMPRIMENTO DESTA INTRINCADA MISSÃO, QUE CONSISTE EM DESVELAR OS SEGREDOS DA NÉVOA DOS CONFLITOS. ASSIM, AS VALIOSAS INFORMAÇÕES OBTIDAS NO TEATRO DE OPERAÇÕES, AO SEREM ANALISADAS COM FUNDAMENTO E EFICÁCIA, SERVEM DE ALICERCE PARA O PROCESSO DECISÓRIO DOS COMANDOS SUPERIORES.

NO TRANSCURSO DA DATA EM QUE CELEBRAMOS O DIA DA AVIAÇÃO DE RECONHECIMENTO, É COM VIBRANTE SENTIMENTO DE DEVER QUE SAUDAMOS, COM NOSSA ETERNA GRATIDÃO, OS VELHOS GUERREIROS, QUE OUTRORA CONSTRUÍRAM A BASE DESSA NOBRE AVIAÇÃO, E PELO LEGADO QUE DEIXARAM ÀS GERAÇÕES SEGUINTES; AO MESMO TEMPO, REVERENCIAMOS O EXCEPCIONAL DESEMPENHO DOS INTEGRANTES DOS ESQUADRÕES POKER, CARCARÁ, GUARDIÃO E HÓRUS, QUE HOJE, NO CONJUNTO DE SUAS DIVERSIDADES E VARIÁVEIS DE EMPREGO, ASSOCIADO AO PROFISSIONALISMO DE SEUS HOMENS E MULHERES, CUMPREM COM BRILHANTISMO A AÇÃO DE RECONHECIMENTO AÉREO NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

SALVE OS NOBRES INTEGRANTES DA AVIAÇÃO DE RECONHECIMENTO!
A PRIMEIRA E A ÚLTIMA NO CAMPO DE BATALHA!
NA GUERRA E NA PAZ!


TEN BRIG AR GERSON NOGUEIRA MACHADO DE OLIVEIRA
COMANDANTE-GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS