HISTÓRIA

Você conhece o Trator Voador?

O caça da Segunda Guerra Mundial está em exposição no Rio de Janeiro até o dia oito de maio
Publicado: 17/04/2015 15:29
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Os moradores do Rio de Janeiro (RJ) e o  Sargento Batista/ CECOMSAERs turistas que passarem pela cidade até o próximo dia oito de maio têm a oportunidade de ver de perto uma das aeronaves mais relevantes da história do Brasil: um caça P-47 Thunderbolt utilizado pela FAB durante a Segunda Guerra Mundial.

A aeronave está em exposição no Monumento aos Pracinhas, localizado no Aterro do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, na área turística com vista para o morro do Pão de Açúcar. O P-47 foi levado para o local na madrugada de segunda-feira (13/04).

No próximo dia 20 (segunda-feira), será realizada no local, às 19 horas, uma cerimônia aberta ao público em homenagem aos 70 anos do Dia da Aviação de Caça. A comemoração nessa data (20) relembra o 22 de abril de 1945, quando uma grande ofensiva do 1° Grupo de Aviação de Caça contra as forças alemãs contabilizou 44 missões de guerra em um único dia. Somente um avião brasileiro foi abatido naquela data, e o piloto sobreviveu após saltar de paraquedas.

Já no dia oito de maio, o Monumento dos Pracinhas receberá a solenidade do Dia da Vitória, quando Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira comemoram
a data de rendição dos nazistas na Segunda Guerra Mundial.