ORDEM DO DIA

ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA

Publicado: 20/01/2015 05:52
Imprimir
Fonte: GABAER

AO PERCORRER OS REGISTROS HISTÓRICOS, NOS DEPARAMOS COM FATOS QUE MARCARAM ÉPOCA E RESULTARAM EM MODIFICAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA TODA A SOCIEDADE A ELES RELACIONADA.

RECOBRAR TAIS ACONTECIMENTOS É UMA SINGULAR OPORTUNIDADE DE REVIVER AQUELES MOMENTOS E BUSCAR, EM CADA UM DELES, O APRENDIZADO QUE OS TORNARAM ESPECIAIS E OS FIZERAM ECOAR PELA HISTÓRIA. É ANALISAR O EFÊMERO E ENTENDER O MOTIVO PELO QUAL SE TORNOU DURADOURO.

NESSA VIAGEM PELO PASSADO, REVISITAMOS O BRASIL DE 1941 E OBSERVAMOS UMA SITUAÇÃO BASTANTE DIVERSA DA ATUAL. PAIRAVAM ARES DE APREENSÃO, UMA VEZ QUE OS HORRORES DA SEGUNDA GRANDE GUERRA SE AVIZINHAVAM DE NOSSO CONTINENTE.

FOI NAQUELE CONTEXTO TEMPESTUOSO E DESAFIADOR QUE SE CONCRETIZOU O PROJETO DE UNIFICAÇÃO DOS MEIOS AÉREOS NAVAIS E MILITARES, BEM COMO DA INFRAESTRUTURA AERONÁUTICA ENTÃO EXISTENTE.

REGISTROU, ENTÃO, O TENENTE BRIGADEIRO DO AR NELSON FREIRE LAVENÈRE WANDEREY: “O BRASIL, UNINDO SUAS ASAS, VOOU PARA O FUTURO”.

AINDA TENRA, A FORÇA AÉREA BRASILEIRA AMADURECEU SEU ARCABOUÇO DOUTRINÁRIO E FORTALECEU SEU ESPÍRITO COMBATIVO NO IMPLACÁVEL CÉU ITALIANO. O LEGADO DE CORAGEM, EFICIÊNCIA E DETERMINAÇÃO DEIXADO PELOS VETERANOS É UMA MARCA INDELÉVEL, CONTINUAMENTE PERPETUADA PELAS GERAÇÕES DE HOMENS E MULHERES DE NOSSA FORÇA.

ESSA NOBRE HERANÇA PROPICIOU A EXPANSÃO DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA EM MÚLTIPLAS ATIVIDADES, CONSOLIDANDO UMA ESTRUTURA TÃO DISTINTA QUANTO EFICIENTE.
.
NOSSA EXTENSA AMPLITUDE DE ATUAÇÃO NUNCA DESVIOU A FORÇA AÉREA DE SUA MISSÃO PRIMORDIAL DE “MANTER A SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO NACIONAL COM VISTAS À DEFESA DA PÁTRIA”, CONQUANTO ENCETOU INÚMERAS VITÓRIAS QUE REPERCUTIRAM PROFICUAMENTE PARA TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA.

ESSAS CONQUISTAS, OBTIDAS DIANTE DAS ADVERSIDADES INERENTES A QUAISQUER DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELOS MILITARES E CIVIS QUE INTEGRAM ESTA FORÇA, VEM COMPROVAR QUE O COMANDO DA AERONÁUTICA CRESCE E SE RENOVA CONTINUAMENTE. FRUTO DE UMA DECISÃO ACERTADA NO PASSADO, QUE SE COMPROVA NO PRESENTE, E QUE CAMINHA PARA UM FUTURO AUSPICIOSO.

O RECEBIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS VETORES E ARMAMENTOS, A CONSTANTE EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO, O APRIMORAMENTO DA GESTÃO E DA PREPARAÇÃO DE NOSSO PESSOAL, E O APOIO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO RATIFICAM NOSSO COMPROMISSO COM A MANUTENÇÃO DE UM ALTO NÍVEL DE PREPARO, DE PRONTIDÃO E DE CAPACIDADE COMBATIVA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

MEUS COMANDADOS,

NESTE MOMENTO DE COMEMORAÇÃO, MANIFESTO A MAIS SINCERA GRATIDÃO A CADA INTEGRANTE DESTE EFETIVO - HOMEM E MULHER, MILITAR E CIVIL - QUE MUITAS VEZES EM ANÔNIMOS ESFORÇOS FORMAM O ESTEIO FUNDAMENTAL PARA O CUMPRIMENTO DA MISSÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

INCITO, POIS, A CADA MEMBRO DESTE VALOROSO EFETIVO A MANTER IMPERTURBÁVEL A CHAMA DO PROFISSIONALISMO. POIS SOMENTE A PERSISTÊNCIA, A CORAGEM E A VONTADE DE EVOLUIR GARANTIRÃO AO COMANDO DA AERONÁUTICA A CAPACIDADE DE ESCUDAR NOSSO PAÍS, A RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO E INDEPENDÊNCIA NACIONAL, E A MANUTENÇÃO DO APREÇO ALCANÇADO JUNTO À NAÇÃO BRASILEIRA NESTES 74 ANOS DE HISTÓRIA.


PARABÉNS COMANDO DA AERONÁUTICA!


Tenente-Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica