ORDEM DO DIA ANIVERSÁRIO ALBERTO SANTOS DUMONT

Publicado: 18/07/2014 11:37
Imprimir
Fonte: GABAER

Brasília, 21 de julho de 2014.

AO LONGO DA HISTÓRIA, A LIBERTADORA VIRTUDE DA INTELIGÊNCIA HUMANA REVELAR-SE-IA COMO PRIMORDIAL ELEMENTO PARA O VIGOROSO CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA.

TÃO VALOROSO ATRIBUTO FAZIA-SE PRESENTE EM CADA SINGELA PARTITURA MUSICAL; NAS RETUMBANTES PERFORMANCES DOS ORADORES; NAS DETALHADAS E RICAS NARRATIVAS DOS HISTORIADORES; E NAS MEMORÁVEIS INTERPRETAÇÕES DOS ATORES.

ASSIM, NOS IDOS DO SÉCULO XX, EMBALADO PELO CRIATIVO E DESAFIADOR ESPÍRITO DA BELLE ÉPOQUE EUROPÉIA, UM RENOMADO ESCRITOR BRASILEIRO LEGARIA À POSTERIDADE UMA PRIMOROSA OBRA ACADÊMICA E CIENTÍFICA.

SEUS LIVROS NOTICIAVAM EPISÓDIOS BIOGRÁFICOS, RESUMIAM IMPRESSÕES AERONÁUTICAS COM A SIMPLICIDADE DOS DIÁRIOS DE BORDO. NESTES VISIONÁRIOS ESCRITOS AÉREOS NÃO ESTARIA, PROPRIAMENTE, UM AUTOR LITERÁRIO, MAS O PAI DE 14 BALÕES E 02 VITORIOSOS AEROPLANOS.

CERTAMENTE, FOI O SOPRO DIVINO A IMPULSIONAR ESSE VITORIOSO BRASILEIRO A PATENTEAR UMA DAS MAIS GRANDIOSAS E EMPOLGANTES REALIDADES MODERNAS – O VOO DO HOMEM.

PRIMEIRAMENTE, O NOSSO DESAFIADOR 14-BIS TERIA ALÇADO UM VOO INCOMPLETO, NÃO MAIS DO QUE 60 METROS. PARA ALGUNS OBSERVADORES, UM MERO SALTO.

MAS O MAIOR DOS AVIADORES, SENTINDO QUE VOARA, ANSIOSAMENTE REPOSICIONOU O APARELHO, TEIMOSAMENTE GIROU-O AO NÍVEL DO SOLO, PARA CONDUZÍ-LO, SEM HESITAÇÕES, PERANTE OLHOS ESTUPEFATOS, A VENCER INIMAGINÁVEIS 250 METROS SOBRE O VERDEJANTE CAMPO DE BAGATELLE.

AQUELE MINUTO INCOMPARÁVEL NA CRONOLOGIA DA NAVEGAÇÃO AÉREA, REGISTRADO POR TODA A IMPRENSA MUNDIAL, TORNAVA-SE UM MARCO NA LEMBRANÇA DOS HOMENS DE SUA ÉPOCA.

AGITAR-SE-IAM AS MENTES DO MUNDO INTEIRO!

O FASCINANTE CONTROLE DOS APARELHOS MAIS-PESADOS-QUE-O-AR COROARIA OS SONHOS DA INFÂNCIA DO PATRONO DA AERONAÚTICA BRASILEIRA, POIS NAQUELES ÁUREOS ANOS O PETIT SANTOS, COMO AFETUOSAMENTE VIRIA A SER CHAMADO PELOS PARISIENSES, FORA O GENTIL HÓSPEDE DO NAUTILUS, AVENTURANDO-SE, EM SEU IMAGINÁRIO, NAS INÚMERAS PAISAGENS DELINEADAS PELA MÃO DE JÚLIO VERNE.

ASSIM, AO CELEBRARMOS O 141º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO PAI DA AVIAÇÃO, NÃO SERIA O MERO ACASO QUE, NAQUELE MESMO PROMISSOR ANO DE 1873, ESSE MESMO AUTOR PUBLICASSE MAIS UM DE SEUS CÉLEBRES LIVROS: “A VOLTA AO MUNDO EM OITENTA DIAS”.

A HUMANIDADE SEQUER DESCONFIARIA QUE O RESPONSÁVEL POR DAR VIDA ÀQUELA PRIMOROSA OBRA DE FICÇÃO SERIA O NOSSO INVENTIVO ALBERTO SANTOS DUMONT.

HERDEIROS DESSE ÍCONE MUNDIAL,

ESPELHEM-SE NA PERSONALIDADE DESSE HOMEM SIMPLES NOS GESTOS; COMEDIDO NAS PALAVRAS; EMPREENDEDOR NAS AÇÕES; E, ACIMA DE TUDO, DOTADO DE UMA HUMILDADE EDIFICANTE E INSPIRADORA.

ESTOU CERTO DE QUE ADOTANDO COMO FÁROIS ESSAS CASTAS VIRTUDES DO ANIVERSARIANTE DE HOJE SEUS PASSOS SERÃO ILUMINADOS, EM SUAS ROTINAS NAS NOSSAS ORGANIZAÇÕES MILITARES, A GALGAREM SIGNIFICATIVOS DEGRAUS NO APERFEIÇOAMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

GUARDEM NO CERNE DE SUAS CONSCIÊNCIAS QUE AO REVERENCIARMOS O MAIOR INVENTOR DO NOSSO PAÍS, ESTAMOS ENALTECENDO OS IDEAIS DE LIBERDADE, PAZ E DEMOCRACIA, VALORES QUE PERMEIAM A ALMA DOS INTEGRANTES DA NOSSA INSTITUIÇÃO MILITAR.

OS SENHORES E SENHORAS SÃO DIGNOS DESSE LEGADO.

MANTENHAM-SE LAPIDADOS PELA INCESSANTE BUSCA DA RENOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE NOSSAS AERONAVES, ATRIBUTO FUNDAMENTAL PARA O CUMPRIMENTO DE SUAS MISSÕES EM PROL DE UMA PÁTRIA SOBERANA, VOLTADA PARA A SUBLIME GARANTIA DO CONVÍVIO PACÍFICO ENTRE OS POVOS.

FOI NORTEADO POR ESSES MAGNOS OBJETIVOS QUE NÓS, INTEGRANTES DO COMANDO DA AERONÁUTICA, SENTIMO-NOS ORGULHOSOS POR DUAS GRANDIOSAS VITÓRIAS NO FORTALECIMENTO DO PODER AEROESPACIAL NACIONAL.

A PRIMEIRA DELAS, REMONTA AO MEMORÁVEL DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2013, QUANDO OS HOMENS E MULHERES, QUE ENVERGAM COMO UNIFORME O AZUL DOS NOSSOS CÉUS, FORAM BRINDADOS COM O PROFUNDO E INQUEBRANTÁVEL RECONHECIMENTO DO ESTADO BRASILEIRO, AO SER ANUNCIADA A AERONAVE GRIPEN, COMO A VENCEDORA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO NOVO CAÇA A EQUIPAR A FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

JÁ A MAIS RECENTE DAS CONQUISTAS, REMETE-NOS AO CORAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, ONDE, NOS PLANALTOS DO MUNÍCIPIO DE GAVIÃO PEIXOTO, O DIA 20 DE MAIO DE 2014 ENTROU PARA HISTÓRIA DA AERONÁUTICA, AO SER ASSINADO O CONTRATO DE FORNECIMENTO DE 28 AERONAVES DE TRANSPORTE MILITAR KC-390 À FORÇA AÉREA.

NAQUELE INSTANTE, SELAVA-SE A PRIMEIRA VENDA DO MAIOR AVIÃO A SER PRODUZIDO PELA NOSSA VIBRANTE INDÚSTRIA AEROESPACIAL BRASILEIRA.

ESTEJAMOS CERTOS DE QUE ESSES DOIS EMBLEMÁTICOS PROJETOS ALAVANCARÃO TODOS OS SETORES PRODUTIVOS LIGADOS À AVIAÇÃO NO BRASIL, INVARIAVELMENTE, ALICERÇADOS EM PROFUNDA COOPERAÇÃO COM NAÇÕES DA ENVERGADURA DA COLÔMBIA, PORTUGAL, REPÚBLICA TCHECA E SUÉCIA.

PROVAVELMENTE, SANTOS DUMONT REPRESENTA UM DOS IDEALIZADORES DESSE SINÉRGICO SENTIMENTO DE COOPERAÇÃO ENTRE OS POVOS, POIS AO ABRIR MÃO DOS DIREITOS DE PATENTE DE SUAS RICAS INVENÇÕES, POSSIBILITOU A DIFUSÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRECIOSA INTERCOMUNICAÇÃO NA VELOCIDADE DOS PUJANTES JATOS DA ATUALIDADE.

CONTINUEMOS FIÉIS AOS ESFORÇOS DE ALTRUÍSMO E GENEROSIDADE QUE GUIARAM A ALMA DO ÍCARO DE SAINT-CLOUD.

EM VIDA, ELE SINGROU OS ESPAÇOS, ARREMETEU PELOS ARES, COMO EM BUSCA DO INIFINITO!

HOJE, POR MEIO DE TODOS NÓS, SEU ESPÍRITO SE ETERNIZA A CADA NOVA CONQUISTA DA AERONÁUTICA, RUMO A UM FUTURO GLORIOSO COMO A OBRA SEU PATRONO!

Tenente-Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO
COMANDANTE DA AERONÁUTICA