DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL E DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

Publicado: 13/06/2014 09:17
Imprimir
Fonte: GABAER

ORDEM DO DIA DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA

Brasília, 12 de junho de 2014.

HOUVE UM DIA EM QUE PIONEIROS EMPUNHARAM O ESTANDARTE DOS BANDEIRANTES E COMEÇARAM A SEMEAR, POR ESTE IMENSO PAÍS, AS OPORTUNIDADES DO ENCONTRO, DA SOLIDARIEDADE E DA INTEGRAÇÃO.

HÁ OITENTA E TRÊS ANOS, OS TENENTES NELSON FREIRE LAVENÉRE-WANDERLEY E CASEMIRO MONTENEGRO FILHO VENCERAM A SERRA DO MAR E FIZERAM DO 12 DE JUNHO DE 1931 UM MARCO DE PATRIOTISMO E TENACIDADE.

NAQUELE DIA, QUANDO O BRAVO CURTISS K263 TOCAVA O SOLO PAULISTA, NASCIA ORGULHOSAMENTE O CORREIO AÉREO NACIONAL, E TOMAVA FORMA O ACALENTADO SONHO DE UNIR TODOS OS BRASILEIROS SOB AS ASAS CONCEBIDAS POR ALBERTO SANTOS-DUMONT.

A AVIAÇÃO DE TRANSPORTE, DIGNA CREDORA DESSA LUMINOSA HERANÇA DE ALTRUÍSMO E DETERMINAÇÃO, RATIFICA DIUTURNAMENTE O IMPRESCINDÍVEL PAPEL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA NA MANUTENÇÃO DA INTEGRIDADE NACIONAL, NA CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA E NA INQUESTIONÁVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

O LAPIDAR EXEMPLO DE SEUS PIONEIROS OS ENCORAJA, CADA VEZ MAIS, A TRABALHAR EM PROL DA EDIFICAÇÃO DE UMA FORÇA AÉREA SEMPRE MAIS FORTE, DINÂMICA E MODERNA.

ESSE PENSAMENTO, TÃO IMPORTANTE FACE UM CENÁRIO CADA VEZ MAIS COMPLEXO, É O QUE IMPULSIONA O COMANDO DA AERONÁUTICA A BUSCAR SOLUÇÕES VERSÁTEIS, MULTIFUNCIONAIS, INOVADORAS E PRINCIPALMENTE ECONÔMICAS, VISANDO A EQUAÇÃO “REDUÇÃO DE CUSTOS VERSUS AUMENTO DE EFETIVIDADE”.

HISTORICAMENTE, A NECESSIDADE DE GARANTIR A CAPACIDADE E A EFICIÊNCIA DE NOSSA FORÇA SEMPRE IMPULSIONOU MUDANÇAS DE IDÉIAS E DOUTRINAS, PROPORCIONANDO A CONCEPÇÃO DE NOVAS ESTRUTURAS E MODOS DE EXERCER A AVIAÇÃO MILITAR.

HOJE, A AVIAÇÃO DE TRANSPORTE PASSA INEGAVELMENTE POR ESSE PROCESSO.

CONVIDO, POIS, OS HOMENS E MULHERES QUE CONDUZEM ESSA IMPORTANTE AVIAÇÃO A REVERENCIAR NOSSO GLORIOSO PASSADO, MANTENDO, ENTRETANTO, OS OLHARES ASSENTADOS NO FUTURO, POIS É PARA LÁ QUE QUEREMOS QUE NOSSA FORÇA AÉREA SE ESTRUTURE, SEMPRE MAIS VIBRANTE E CAPAZ.

MOTIVA-NOS DIVISAR UM HORIZONTE INEGAVELMENTE PROMISSOR COM A IMINENTE ENTRADA EM SERVIÇO DA AERONAVE KC-390.

O PRIMEIRO VOO DESSE EXCEPCIONAL VETOR – PREVISTO PARA ESSE ANO – PASSARÁ PARA A HISTÓRIA COMO O MARCO DEFINITIVO NA CONSOLIDAÇÃO DA CAPACIDADE BRASILEIRA DE PRODUZIR AERONAVES MILITARES.

EM SUAS ASAS, A FORÇA AÉREA AMPLIARÁ SUAS CARACTERÍSTICAS DE MOBILIDADE E FLEXIBILIDADE, AO INCORPORAR UM VETOR MULTITAREFA CAPAZ DE CUMPRIR MISSÕES DE TRANSPORTE AEROTERRESTRE, TRANSPORTE AEROLOGÍSTICO, REABASTECIMENTO EM VOO E BUSCA E RESGATE, UTILIZANDO-SE DOS MAIS MODERNOS SISTEMAS EMBARCADOS DA ATUALIDADE.

VALOROSOS INTEGRANTES DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE,

UMA EQUIPAGEM DE TRANSPORTE É MUITO MAIS DO QUE UMA COMBINAÇÃO DE EXPERIÊNCIA, DE ALTRUÍSMO, DE DESPRENDIMENTO E DE ENTUSIASMO.

É TAMBÉM A PERSONIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO, DA TÉCNICA E, SOBRETUDO, DA CAPACIDADE.

ESSE É O MAIS VALIOSO ENSINAMENTO OFERTADO GENEROSAMENTE PELOS PIONEIROS DO CORREIO AÉREO NACIONAL.

A VOCÊS FOI DADA A OPORTUNIDADE DE GRAVAR SEUS NOMES NAS MAIS BELAS PÁGINAS DO COMPÊNDIO BRASILEIRO. APOIADA EM SUAS ASAS A AMAZÔNIA ENCONTRA OS PAMPAS; O PANTANAL ALCANÇA AS SERRAS; O CERRADO TOCA O MAR.

ALÉM DO ESPÍRITO SOLIDÁRIO QUE OS DISTINGUE, MANTENHAM INQUEBRANTÁVEL A TÊMPERA AGUERRIDA QUE NOS SUSTENTA E NOS IMPELE A CUMPRIR A NOBRE MISSÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

O COMANDO DA AERONÁUTICA EXTERNA O ORGULHO E A HONRA EM HOMENAGEAR OS HOMENS E MULHERES QUE PERSONIFICAM O CARÁTER AO MESMO TEMPO ALTRUÍSTA E GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO.

PARABÉNS À AVIAÇÃO DE TRANSPORTE!

QUE DEUS OS ABENÇOE E OS PROTEJA NO CUMPRIMENTO DE SUA VALIOSA MISSÃO.

Tenente-Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO
COMANDANTE DA AERONÁUTICA