COMANDO

Unidade de Defesa Aérea tem novo Comandante

O Major-Brigadeiro Egito assumiu na terça-feira (01/4) o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro
Publicado: 02/04/2014 15:01
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O Major-Brigadeiro do Ar  Antonio Carlos Egito do Amaral assumiu na terça-feira (01/04) o cargo de Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) no lugar do Major-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. A cerimônia ocorreu na sede do COMDABRA, em Brasília, e foi presidida pelo Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar  Ricardo Machado Vieira. Na solenidade estiveram presentes Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica, além de ex-Comandantes do COMDABRA e autoridades do Exército e da Marinha.

O Major-Brigadeiro Egito já foi piloto de caça e instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). Com 4,5 mil horas de voo em seu currículo, assume o COMDABRA no momento em que o Brasil está para sediar um dos maiores eventos mundiais. “Um evento da importância da Copa 2014 vai mostrar ao mundo a eficiência e a eficácia da nossa defesa aérea e acho que aí está o grande desafio de manter a qualidade nos serviços em coordenação com o Controle do Espaço Aéreo“, ressalta. Confira entrevista abaixo.

O Major-Brigadeiro Baptista Junior assume nesta quarta-feira (02/04) a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), no Rio de Janeiro. Ele esteve à frente do COMDABRA por um ano e, durante esse período, o país sediou grandes eventos, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. “Completo meu ciclo na Defesa Aeroespacial Brasileira. Desde minha chegada ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea, ainda como Segundo Tenente, passando pelo Joker, Pacau, Jambock, Guardião, até assumir o cargo de Comandante do COMDABRA foi um longo, inesquecível e prazeroso caminho. Hoje estou plenamente ciente dos inúmeros desafios relacionados com minhas novas atribuições à frente da DIRMAB”, explicou o Oficial-General.

O COMDABRA

O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) foi criado em 1980, com a atribuição de ser o principal suporte de defesa da pátria. Há três meses, o COMDABRA passou a assumir as responsabilidades de uma Força Aérea Componente, em que, além da Defesa Aérea e Antiaérea, planeja e controla as ações relacionadas ao Poder Aeroespacial.

O novo paradigma passou a ser o “preparo ou o controle” e o COMDABRA foi o escolhido como único comando de emprego – um componente aéreo permanentemente ativado.

imagens/original/20695/1404011050vsa0163(c)vinicius_santos.jpg