Ordem do Dia do Material Bélico da Aeronáutica

Publicado: 08/11/2013 12:32
Imprimir
Fonte: COMGAP

“NAS GRANDES BATALHAS DA VIDA, O PRIMEIRO PASSO PARA A VITÓRIA É O DESEJO DE VENCER.”

É COM ESSA CITAÇÃO DE MAHATMA GANDHI QUE SINTETIZAMOS O ESPÍRITO COM QUE NOSSOS ABNEGADOS HERÓIS COMBATERAM NA SEGUNDA GRANDE GUERRA, CONVIVENDO COM SEUS MEDOS E INCERTEZAS NOS SOLOS DA ITÁLIA.

NESTA OPORTUNIDADE, EM QUE CELEBRAMOS O DIA DO MATERIAL BÉLICO NA AERONÁUTICA, RETROCEDEMOS NA HISTÓRIA À ÉPOCA DA CAMPANHA DO 1º GRUPO DE AVIAÇÃO DE CAÇA NOS CÉUS DA ITÁLIA, ONDE, NO DIA 11 DE NOVEMBRO DE 1944, DE FORMA COMPLETAMENTE INDEPENDENTE, OS HOMENS DESSA UNIDADE MARCARAM A SUA ATUAÇÃO NA APLICAÇÃO DO PODER AÉREO FORA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, LUTANDO EM UM AMBIENTE TOTALMENTE HOSTIL E CONTANDO COM UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS E MOTIVADOS, CUMPRINDO SUA MISSÃO COM EFICIÊNCIA EM PROL DA LIBERDADE E DOS INTERESSES NACIONAIS.

É COM A MENTE VOLTADA PARA O PASSADO E COM OS OLHOS FOCADOS NO FUTURO, QUE RENOVAMOS O NOSSO CULTO E A HOMENAGEM ÀQUELES HOMENS QUE COM SUA COMPETÊNCIA, TRABALHO ÁRDUO, IDEALISMO, DEDICAÇÃO E PROFISSIONALISMO, ESCREVERAM PÁGINAS DE EXPRESSIVO E INCALCULÁVEL VALOR.

É VERDADEIRO DIZER QUE, NO ESTEIO DE SUAS REALIZAÇÕES, REPOUSA, EM GRANDE PARTE, O ÊXITO DO SISTEMA DE MATERIAL BÉLICO DOS DIAS ATUAIS.

GOSTARIA DE RESSALTAR, NO ENTANTO, QUE OS MILITARES E PROFISSIONAIS DE HOJE AVOCARAM A RESPONSABILIDADE DE MANTER O MESMO ESPÍRITO ALTIVO E GUERREIRO, EM BUSCA DO CUMPRIMENTO DA MISSÃO LEGADA POR NOSSOS GLORIOSOS COMBATENTES DO PASSADO, CONTRIBUINDO, DE FORMA EFETIVA, PARA O FORTALECIMENTO DO BRAÇO ARMADO DA AERONÁUTICA E PARA A PROJEÇÃO DE FORÇA DA NAÇÃO BRASILEIRA DENTRO DO ATUAL CENÁRIO REGIONAL E MUNDIAL.

A LUTA DIUTURNA POR BUSCAR UM SISTEMA CADA VEZ MAIS EFICIENTE, CONFIÁVEL E OPERACIONAL, É O PONTO PRINCIPAL DO TRABALHO DESENVOLVIDO ATUALMENTE PELOS HOMENS E MULHERES QUE TRABALHAM NO SISMAB.

NESTE SENTIDO, É NECESSÁRIO RESSALTAR A RECUPERAÇÃO DO SISTEMA, NOS ASPECTOS GERENCIAL E DOUTRINÁRIO, REFORÇANDO A RESPONSABILIDADE E O PAPEL DE CADA ELO DENTRO DO MESMO.

DESDE A REATIVAÇÃO DE SUBDIRETORIA, EM 2012, COM ATRIBUIÇÕES EXCLUSIVAS E VOLTADAS PARA A GESTÃO DOS SISTEMAS BÉLICOS DA FAB, AS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E SUPERVISÃO, TÊM POSSIBILITADO UMA MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS PELO ARMAZENAMENTO E UTILIZAÇÃO DOS ITENS BÉLICOS NO COMAER.

O PROCESSO DE DEPURAÇÃO DOS DADOS EXISTENTES NO SILOMS, ASSOCIADO À CRIAÇÃO DOS ITENS LOGÍSTICOS DA ÁREA DE ARMAMENTO, TÊM FACILITADO A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE AQUISIÇÃO, QUE POSSIBILITARÁ UMA MELHOR GESTÃO DOS ESTOQUES DA RESERVA DE GUERRA E DE UTILIZAÇÃO NOS PROGRAMAS DE INSTRUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA FORÇA AÉREA.

ASSIM, OS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS, TRAZIDOS DOS SOLOS EUROPEUS POR AQUELE ENTÃO SEGUNDO TENENTE ESPECIALISTA EM ARMAMENTO JORGE DA SILVA PRADO, PRODUZIRAM SEUS FRUTOS, OS QUAIS TEMOS A OBRIGAÇÃO DE CONTINUAR REVISANDO E ATUALIZANDO PARA ADEQUÁ-LOS ÀS DEMANDAS E AOS NOVOS TEMPOS.

A BUSCA PELA MODERNIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS BÉLICOS, CADA VEZ MAIS SOFISTICADOS E EFICIENTES, SEJAM ELES AÉREOS OU TERRESTRES, DEVE SER A TÔNICA DE NOSSO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÉDIO PRAZO. CONTUDO, NÃO DEVEMOS NEGLIGENCIAR DA MANUTENÇÃO DE NOSSA CAPACIDADE DE PRONTA-RESPOSTA, MANTENDO OS NÍVEIS DE ESTOQUE À ALTURA DE NOSSA REAL IMPORTÂNCIA COMO NAÇÃO EMERGENTE.

O FUTURO SE DESCORTINA E NOS PROMETE CADA VEZ MAIS DESAFIOS. ESTEJAMOS PREPARADOS PARA ENCARÁ-LOS COM CORAGEM, DETERMINAÇÃO E HONESTIDADE DE PROPÓSITOS, SEMPRE ELEVANDO O ESPÍRITO EM BUSCA DE SEGUIR TRABALHANDO PARA MANTER O NÍVEL OPERACIONAL DESEJADO. POIS, DESSA FORMA ESTAREMOS DANDO CONTINUIDADE À OBRA QUE NOS FOI LEGADA E MANTEREMOS ACESA A CHAMA DOS VALORES MARCADOS PELA CORAGEM, LEALDADE E VALENTIA DE NOSSOS ANTECESSORES E PROFISSIONAIS DAS ARMAS, QUE BRILHARAM E DEIXARAM SEU SANGUE E SUOR NOS SOLOS EUROPEUS.

“SÓ É DIGNO DA LIBERDADE, COMO DA VIDA, AQUELE QUE SE EMPENHA EM CONQUISTÁ-LA.” JOHANN GOETHE

A CADA UM DOS INTEGRANTES DESSA TURMA VIBRANTE, QUE FAZEM “DA FORÇA! O SABRE!”, O MEU RESPEITO E A MINHA MAIS PROFUNDA ADMIRAÇÃO PELO TRABALHO REALIZADO.

PARABÉNS HOMENS E MULHERES DO SISTEMA DE MATERIAL BÉLICO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA!

VOCÊS FAZEM A DIFERENÇA!


Rio de Janeiro, 8 de novembro de 2013



Ten Brig do Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR
Comandante do COMGAP