ORDEM DO DIA

ANIVERSÁRIO MARECHAL-DO-AR EDUARDO GOMES

Publicado: 19/09/2013 14:52
Imprimir
Fonte: GABAER

ORDEM DO DIA ANIVERSÁRIO
MARECHAL-DO-AR EDUARDO GOMES


Brasília, 20 de setembro de 2013.

O VALOR DO AUTÊNTICO HEROÍSMO FUNDAMENTA-SE EM PERSISTIR, MESMO QUANDO TUDO PARECE CONSPIRAR EM DESFAVOR, MANTENDO-SE EMBALADO PELA FORÇA DA FÉ, REUNINDO A FORTALEZA NECESSÁRIA PARA SUPLANTAR OBSTÁCULOS, ATÉ ENTÃO, TIDOS COMO INTRANSPONÍVEIS.

CERTAMENTE, ENTRE OS REPRESENTANTES DESSA NOBRE VIRTUDE DO SER HUMANO ENCONTRA-SE O PATRONO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA – O NOSSO INESTIMÁVEL MARECHAL-DO-AR EDUARDO GOMES.

HOJE, APÓS UMA LONGA E PROFÍCUA JORNADA DE 117 ANOS DESSE MÁRTIR BRASILEIRO, OS INTEGRANTES DA AERONÁUTICA MANTÊM-SE NORTEADOS PELO SEU ETERNO LEGADO, CONSCIENTES DE QUÃO SUBLIME É PALMILHAR O CAMINHO DE VALOROSAS RECORDAÇÕES.

REMEMORAR OS FEITOS DE UMA LENDA-VIVA É ACERTARMOS O PASSO COM O MÉRITO, MARCHANDO, RESOLUTOS, EM BUSCA DA CONSERVAÇÃO DOS LÍDIMOS ATRIBUTOS DA JUSTIÇA E DA DEMOCRACIA, SEMPRE AMPARADOS NO SEU INCONTESTE EXEMPLO DE HUMANISMO E SIMPLICIDADE.

TAL MARCHA INCORPORA, EM SEU CERNE, A PRÓPRIA HISTÓRIA DO PODER AEROESPACIAL NO BRASIL, DESDE AS FRÁGEIS ASAS DOS PIONEIROS DO CORREIO AÉREO MILITAR ÀS VIGOROSAS TRELIÇAS A SUSTENTAR O VOO DOS MODERNOS VETORES DE NOSSA PUJANTE E MODERNA INDÚSTRIA AEROESPACIAL – OS INOVADORES A-29 E KC-390.

PELAS FIRMES MÃOS DESSE ÍCONE DA AVIAÇÃO, DESLINDAR-SE-IA UMA NOVA ERA NA HISTÓRIA REPUBLICANA.

AO RECEBER SEU BATISMO DE FOGO, NO ALVOR DA JUVENTUDE, EDUARDO GOMES SIMBOLIZARIA O BRADO DE ALERTA CONTRA O ESTADO DE INTRANQUILIDADE REINANTE EM SUA ÉPOCA. INSPIRADOS PELOS AUDAZES 18 DO FORTE, ENRAIZAVA-SE, NO SEIO DA SOCIEDADE, UM INCONTIDO CLAMOR POR JUSTIÇA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES.

TÃO HERÓICA RESISTÊNCIA EM PROL DA DEMOCRACIA TRANSBORDARIA O CALÇADÃO DAS AREIAS DE COPACABANA, FAZENDO-SE PRESENTE, QUASE VINTE ANOS DEPOIS, NESSAS EMBLEMÁTICAS INSTALAÇÕES DO CAMPO DOS AFONSOS, PALCO DE LANCES ÉPICOS A PERMEAR O IDEÁRIO DOS AVIADORES DE TODAS AS ÉPOCAS.

ESSA MESMA JOVIAL VOCAÇÃO DEMOCRÁTICA DO “BRIGADEIRO” REPRESENTARIA SUA FORÇA MOTRIZ, IMPULSIONANDO-O NA LIDERANÇA DAS INESTIMÁVEIS AÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DAS OPERAÇÕES AÉREAS ALIADAS NO ATLÂNTICO SUL, A PARTIR DAS BASES AÉREAS DO NORDESTE DO PAÍS, NOS IDOS DOS ANOS 40.

A INQUEBRANTÁVEL FIRMEZA DE PROPÓSITOS DO LÍDER MILITAR TRANSCENDERIA SUA PESSOA, PROPORCIONANDO A VIRTUOSA SOLDA A UNIR SUPERIORES E SUBORDINADOS, EVIDENCIANDO O AUTÊNTICO ESPÍRITO AGREGADOR DE UM DOS IDEALIZADORES DO JOVEM MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA.

E FOI SOB ESSE INABALÁVEL ATRIBUTO DO ETERNO AVIADOR, CARINHOSAMENTE APELIDADO DE “O VELHO”, QUE UM JOVEM GRUPO DE PILOTOS MILITARES IRIA PENETRAR NOS RECÔNDITOS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, IRRADIANDO-SE PELOS PONTOS CARDEAIS, A FIM DE CONSOLIDAR UM DOS MAIS ALMEJADOS OBJETIVOS NACIONAIS – A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO NACIONAL.

TAL QUAL UM CARPINTEIRO COM A SUA LIDA DE APLAINAR A MADEIRA, CORTÁ-LA E MOLDÁ-LA, MATERIALIZANDO SEU DESMEDIDO GÊNIO CRIADOR; ASSIM ERAM OS PILOTOS DE ENTÃO, PERCORRENDO COM O AVIÃO, ROTA APÓS ROTA, A BUSCAR O MAGNO OBJETIVO DE AMALGAMAR A NOSSA POPULAÇÃO NUM TODO SINÉRGICO.

NESTA INCANSÁVEL PROCURA POR UNIÃO NACIONAL, A CONVIVÊNCIA COM OS INÚMEROS DRAMAS QUE AFLIGIAM A NOSSA GENTE TOCARAM, PROFUNDAMENTE, O CORAÇÃO DO HOMEM PÚBLICO PRESENTE NO NOSSO MARECHAL.

AQUELE HOMEM, COM O ESPÍRITO DE UM ESTADISTA, INTEIRAMENTE AFERRADO AO SEU DEVER, DESEJAVA EDIFICAR O PORVIR DOS SEUS SEMELHANTES.

PARA UMA SIGNIFICATIVA PARCELA DE NOSSO POVO, EM DOIS PLEITOS ELEITORAIS, SUA INEQUÍVOCA CONDUTA DE OFERECIMENTO E ABNEGAÇÃO REPRESENTARIA O MAIS HERÓICO GESTO DE SOLIDARIEDADE HUMANA.

HERÓIS DA FORÇA AÉREA DO TERCEIRO MILÊNIO,

ESTEJAM CERTOS DE QUE PELA OBRA DE EDUARDO GOMES O BRASIL APERFEIÇOU A EMPATIA COM A SOFRIDA GENTE DOS SERTÕES, POIS EM SUAS ANDANÇAS, AO PRESENCIAR TANTAS AGRURAS E NECESSIDADES, TRANSFORMOU OS AVIÕES DO CORREIO AÉREO NACIONAL NUM PREMENTE INSTRUMENTO DE AMPARO.

INSPIREM-SE NA FORÇA DE SEU EXEMPLO, MANTENDO A MESMA ROBUSTA CRENÇA NA LIBERDADE COMO CONDIÇÃO ÚNICA PARA GARANTIR TODOS OS OUTROS BENS DE UMA NAÇÃO.

ASSIM, AO CULTUARMOS TÃO VIRTUOSO PREDICADO, BUSCAMOS, NO ÚLTIMO DISCURSO PÚBLICO DO NOSSO PATRONO, A SABEDORIA DE SEUS ENSINAMENTOS PARA EMBALAR ESSE SINÉRGICO DIA DE ENCONTRO DE GERAÇÕES:

“ACREDITAI, MEUS JOVENS CAMARADAS, QUE ESSA MINHA GERAÇÃO, SOFRIDA E LUTADORA, FOI INTENSAMENTE FELIZ PORQUE OS QUE TIVERAM A VENTURA DE VIVER ATÉ OS NOSSOS DIAS ESTÃO VIVENDO ESTA ESPLÊNDIDA TRANSFORMAÇÃO...

NÃO JUGUEIS, PORÉM QUE AS LUTAS ESTEJAM TERMINADAS. TEREIS, ESTOU CERTO, UMA VIDA DIFÍCIL, LABORIOSA E DURA; VALE A PENA CONTUDO, VIVÊ-LA...

MERCÊ DE DEUS CUMPRIMOS O NOSSO DEVER, COMO ESTOU SEGURO, CUMPRIREIS O VOSSO, TODOS INSPIRADOS E SOB A ÉGIDE DA LIÇÃO MAGNÍFICA QUE NOS LEGOU SIQUEIRA CAMPOS... – À PÁTRIA TUDO SE DEVE DAR; À PÁTRIA NADA SE DEVE PEDIR, NEM MESMO COMPREENSÃO.”

OBSERVAMOS QUE A ATUALIDADE DESSAS LIÇÕES MANTÉM PULSANDO NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, MAIS DO QUE O CORAÇÃO DE AÇO DOS SEUS MOTORES, O CORAÇÃO PATRIOTA DO MAIOR HERÓI MILITAR DE NOSSA TRADICIONAL INSTITUIÇÃO – O MARECHAL-DO-AR EDUARDO GOMES.

QUE O CRIADOR NOS GUIE A UM FUTURO DIGNO DO PASSADO DE REALIZAÇÕES DESSE INESQUECÍVEL HOMEM PÚBLICO!

 

            Tenente-Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO
              COMANDANTE DA AERONÁUTICA