ENSINO

DEPENS atualiza o curso de formação de soldados

Publicado: 13/08/2013 15:55
Imprimir
Fonte: DEPENS/ Divisão de Ensino

O Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) elaborou a coletânea de documentos de ensino que norteiam o Curso de Formação de Soldados (CFSD). A edição dos documentos foi feita a partir dos estudos de um grupo de trabalho formado por militares do DEPENS, Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e Comando-Geral do Pessoal (COMGEP).

O currículo mínimo do CFSD foi reeditado. Além disso, foram elaborados as normas reguladoras, o plano de avaliação e o plano de unidades didáticas. Todos serão aplicados já a partir da segunda incorporação de recrutas deste ano.

Serviço militar
O CFSD é o primeiro curso realizado pelos soldados incorporados por meio do serviço militar obrigatório. Anualmente, mais de sete mil jovens ingressam na Força Aérea pelo recrutamento. O curso ocorre uma vez a cada semestre e tem a duração de quatro meses.

O serviço militar obrigatório está consolidado no Brasil há mais de um século e é previsto na Constituição Federal e na Lei do Serviço Militar. Segundo a Estratégia Nacional de Defesa (END), o serviço militar obrigatório “garante a identificação da Nação com as Forças Armadas e das Forças Armadas com a Nação, sendo uma das mais importantes garantias da Defesa Nacional”.