SAÚDE

Laboratório de Análises Clínicas do CINDACTA II recebe Certificado de Excelência

Publicado: 04/04/2013 13:43
Imprimir
Fonte: CINDACTA II

Exames laboratoriais realizados no CINDACTA IIO Laboratório de Análises Clínicas do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), localizado em Curitiba/PR, recebeu a Certificação de Excelência Laboratorial – Categoria Platina, distinção concedida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade Ltda (PNCQ). Embora seja intitulada com o nome de um Programa, desde o ano de 1976, o PNCQ é uma empresa técnico-científica vinculada à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Anualmente, o PNCQ emite cinco categorias de Certificados de Excelência Laboratorial (Bronze, Prata, Ouro, Platina e Diamante). Eles são concedidos para os Laboratórios participantes que obtiverem a classificação “excelente” durante 3, 5, 10, 15 e 20 anos consecutivos. Após conquistar, em 2003 e 2008, respectivamente, os Certificados Categorias Prata e Ouro, o Laboratório de Análises Clínicas do CINDACTA II recebeu, no mês de março, a distinção da Categoria Platina, pelo seu desempenho durante 15 anos consecutivos nos Ensaios de Proficiência que realizou.

“Esta conquista reafirma a qualidade das análises clínicas realizadas no Hospital deste Centro. Ela é fruto do trabalho incansável de nossa equipe, bem como do apoio do DECEA, da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) e do Comando do CINDACTA II em prover os meios para que instalações, equipamentos e reagentes utilizados sejam da mais alta qualidade e recebam uma manutenção técnica precisa e eficaz.“, declarou o Tenente Coronel R/1 Farmacêutico Mário Bertassoni, Chefe do Laboratório.

Ensaio de Proficiência - Também conhecido como Programa de Controle Externo da Qualidade, é constituído de uma série de amostras-controle, que o PNCQ envia, mensalmente, aos Laboratórios participantes. Para o teste, é enviado um kit contendo amostras de materiais biológicos (sangue, urina e outros) cujas quantidades de substâncias são desconhecidas para o laboratório testado, de modo que, uma vez avaliados seus resultados, este venha a conhecer a sua precisão e exatidão analíticas na realização de exames laboratoriais.

Na avaliação é feita uma média global dos Ensaios de Proficiências realizados, obtida pelo cálculo percentual entre os acertos e os erros. Um dos requisitos para a Certificação é considerar, no mínimo, onze avaliações realizadas entre o mês de outubro de um determinado ano e setembro do ano seguinte.

Programa Nacional de Controle de Qualidade Ltda (PNCQ) - Localizada na cidade do Rio de Janeiro, a instituição é provedora de Ensaios de Proficiência para Laboratórios Clínicos e Bancos de Sangue, que oferece opções para o aprimoramento da qualidade, colocando à disposição daqueles Órgãos assessores científicos com conhecimentos especializados em várias áreas. Atendendo às recomendações de organismos internacionais, dentre eles a Organização Mundial de Saúde (OMS), o PNCQ está apto a oferecer Ensaios de Proficiência com aceitação e credibilidade nacional e internacional.