SOCIAL

Centro de Lançamento de Alcântara (MA) inicia Projeto Soldado Cidadão

Publicado: 17/01/2013 14:36
Imprimir
Fonte: CLA

Soldados participam do Projeto Soldado CidadãoO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, iniciou nesta segunda-feira (14/01) o Projeto Soldado Cidadão. As atividades consistem em cursos de curta duração ministrados por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Até o próximo dia 8 de fevereiro serão realizados em Alcântara os cursos de aprendizagem em pedreiro de alvenaria e panificação. Participam da atividade no CLA, parte do efetivo de Soldados de 1ª e 2ª classes engajados ou reengajados. O principal objetivo do Projeto Soldado Cidadão é oferecer ao jovem incorporado ao Comando da Aeronáutica, capacitação técnico-profissional básica por meio de cursos que ofereçam perspectivas de melhores condições para ingresso no mercado de trabalho.

A abertura do Projeto Soldado Cidadão contou com a presença do Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara. Em uma conversa com os participantes do projeto, o Coronel Demétrio enfatizou a importância dos cursos para a capacitação profissional do jovem que serve à Força Aérea, na medida em que ao término do tempo de serviço militar possam estar aptos e em condições de exercer funções em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

O Projeto Soldado Cidadão é promovido pelo Ministério da Defesa e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no âmbito das três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). Pelo projeto instituições do terceiro setor oferecem cursos profissionalizantes aos militares das primeiras patentes fornecendo a capacitação dos jovens por intermédio desses cursos de forma a lhes proporcionar qualificação social e profissional complementando sua formação cívico-cidadã. No CLA, a atividade é coordenada pela Seção de Assistência Social e deve promover ainda neste ano os cursos de Montagem de Computador e Mecânica Básica.