CAPACITAÇÃO

Primeira Etapa do Projeto Soldado Cidadão forma 34 militares em São Paulo

Publicado: 30/11/2012 15:54
Imprimir
Fonte: IV COMAR

Projeto Soldado Cidadão no IV COMAR  ACS-4Trinta e quatro soldados da Força Aérea Brasileira (FAB) foram capacitados nos cursos de informática básica e mecânica automotiva do Projeto Soldado Cidadão, oferecido pelo IV Comando Aéreo Regional (IV COMAR) em parceria com o SENAI, em São Paulo.

A cerimônia de formatura da primeira turma do “Projeto Soldado Cidadão” do IV COMAR, no ano de 2012, foi realizado, na sexta-feira (30/11) no auditório Carlos Chagas, localizado no 5º andar do prédio do Quartel General (QG). O Soldado Danilo Silva faz parte do efetivo do IV COMAR há três anos e meio e fez o curso de Auxiliar Mecânico. Segundo ele, o curso foi útil, pois qualquer problema que houver com as máquinas de cortar grama do IV COMAR, daqui por diante, poderá ser resolvido mais rápido no próprio Quartel. “O curso me ajudou a pensar em fazer uma faculdade de engenharia mecânica no futuro”, disse o militar.

A satisfação em ter a oportunidade de fazer um curso no SENAI através do IV COMAR também faz parte do sentimento do Soldado Armando Gouveia Junior, que há quatro anos serve no IV COMAR. Como mecânico do Serviço de transporte de superfície, o militar acredita que, com as aulas práticas que teve no curso, poderá atuar de forma mais objetiva no conserto das viaturas do IV COMAR. “O curso foi além do que eu esperava e vai ser muito importante para me ajudar a conseguir um emprego depois que passar meu tempo de serviço na aeronáutica”, disse o Soldado Armando.

A cerimônia foi presidida pelo chefe do gabinete do IV COMAR, Coronel Intendente Oscar Norberto de Morais, e foram paraninfos o Major Engenheiro Willians Massayuki Ogata e o Capitão QOEA Júlio Cesar Porto Teixeira. De acordo com o Capitão Porto, que coordena o “Projeto Soldado Cidadão” na área de São Paulo, o apoio do IV COMAR possibilitou que o curso fosse adquirido por um valor bem inferior ao geralmente oferecido pelo mercado. “Os cursos são escolhidos através de pesquisa junto aos soldados e de análise do mercado de trabalho da região”, afirmou o coordenador do projeto.

O Projeto Soldado Cidadão, promovido pelos Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, prevê a capacitação dos jovens brasileiros incorporados às fileiras das Forças Armadas, por intermédio de cursos profissionalizantes que lhes proporcionem qualificação social e profissional complementando, também, sua formação cívico-cidadã e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho. O curso está sendo oferecido em dois blocos. Nesta primeira etapa, os soldados foram capacitados nos curso de informática básica e mecânica automotiva, com 160 horas/aula. No segundo bloco, que já está em andamento e com formatura marcada para o dia 18 de dezembro, os militares estão se especializando em mecânica de suspensão e instalação elétrica.