CERTIFICAÇÃO

Destacamentos de controle do espaço aéreo de Porto Alegre e Curitiba são auditados

Publicado: 11/10/2012 15:10
Imprimir
Fonte: CINDACTA II

Auditoria passou pela Sala AISOs Destacamenos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Porto Alegre e Curitiba devem receber a Certificação de Qualidade ISO 9001:2008. A recomendação foi realizada depois que as duas unidades foram auditadas, nos dias 03 e 04 /10,  pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

O IFI é o órgão acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER).

As unidades seguem todos os requisitos recomendados pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI). O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) escolheu para o escopo da certificação os processos de Controle das observações meteorológicas METAR/SPECI/LOCAL e o Controle de PRENOTAM e da AIP (Informações Aeronáuticas).

Para o Chefe da Seção de Garantia da Qualidade do CINDACTA II, Capitão Especialista em Meteorologia José Eduardo Goncalves Platenik, certificar esses primeiros Destacamentos foi um desafio superado com a sensação do dever cumprido, além do conhecimento adquirido. De acordo com ele, o trabalho está apenas começando, visto que existem outros destacamentos da região de Curitiba para serem certificados.

Foram destacados como fatores de sucesso do Sistema Gerenciamento de Qualidade nos Destacamentos, o comprometimento dos seus comandantes e o empenho de todos os seus integrantes na busca do melhor desempenho operacional na prestação dos serviços de meteorologia e informações aeronáuticas.

Com a certificação, as áreas poderão demonstrar a qualidade dos serviços por meio de indicadores.

Portaria - A OACI determina que seja aplicada a Gestão da Qualidade nos processos relacionados a estes serviços e que eles sejam certificados por um órgão credenciado, como é o caso do IFI.  Para cumprir este objetivo , o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Antonio Gonçalves Mendes, assinou uma portaria, na qual determinou os prazos a serem cumpridos, bem como os subprocessos a serem trabalhados.

 

Assunto(s): , ,